O uso consciente do cartão de crédito é muito importante para manter sua saúde financeira em dia, principalmente durante o fim do ano, período onde as pessoas tendem a gastar mais por conta das festas.

Muitas vezes o cartão de crédito é a melhor opção para comprar uma arruela de cobre para vedação de forma rápida e prática, mas é preciso cuidado para não acumular muitos gastos nele.

As celebrações de Natal e Ano-Novo são muito comuns para pessoas do Brasil inteiro, e saber como utilizar seu dinheiro para aproveitar ao máximo essas festas é muito importante para qualquer pessoa que está buscando uma qualidade de vida maior.

As festas normalmente envolvem encontros com amigos em estabelecimentos externos, presentes e até mesmo compras de mercado mais robustas, para as ceias de Natal e Ano-Novo.


Entretanto, essas contas podem acabar extrapolando e muito seu orçamento, uma vez que em muitos casos a pessoa acaba fazendo compras de impulso, instigada pela vontade de participar das festividades.

O principal alvo dessas compras sem necessidade é o cartão de crédito. A possibilidade de parcelamento ou mesmo de pagamento futuro é muito atrativo para lidar com esse tipo de situação.

Para um cliente que deseja comprar um rolo faca, o cartão pode ser a melhor maneira, oferecendo mais tranquilidade na hora de pagar a fatura, mas sem deixar que você fique na necessidade do item.

Sem os cuidados adequados, você pode acabar tendo uma enorme dor de cabeça por conta disso, tendo que lidar com preocupações e endividamento pela falta de prática no uso do cartão de crédito, o que prejudica toda sua rotina.

Para fazer uma organização eficiente, então, você deve se atentar a uma série de itens importantes que ajudam a otimizar a maneira como você lida com o crédito do cartão, evitando assim complicações no futuro.

O público brasileiro é muito carente no sentido de educação financeira. Não há um ensino de base, que deveria começar na escola para que o jovem adulto entenda a importância de lidar com o dinheiro de forma adequada.

Como resultado, o país acumula pessoas endividadas, com dificuldades em conseguir ou manter suas linhas de crédito sem nenhum tipo de problema e de forma otimizada.

Entretanto, há uma mudança nesse tipo de pensamento, enquanto especialistas oferecem cursos e workshops, muitas vezes gratuitos, para ajudar as pessoas a manterem seu dinheiro sob controle.

Assim, a compra de plástico abs por uma pessoa com cartão de crédito é feita com mais consciência, evitando qualquer tipo de complicação a longo prazo.

Isso é ainda mais importante com relação ao cartão de crédito, que precisa de conhecimento para ser usado adequadamente e evitar criar uma dívida difícil de se livrar depois.

Um cartão de crédito em inadimplência também pode acabar sendo cancelado, e mesmo depois da quitação, seu usuário não poderá voltar a ter a linha de crédito. É do interesse do cliente, nesse caso, manter a adimplência.

Com esse tipo de cuidado, você consegue ter um limite cada vez maior em seu crédito, o que possibilita comprar itens mais caros usando o cartão, como uma esteira transportadora, e com possibilidade de parcelamento, como:

  • Eletrodomésticos;

  • Eletrônicos;

  • Passagens aéreas;

  • Hospedagem.

Além de uma série de outros itens que costumam ter valores elevados, dificultando para uma pessoa sem linha de crédito a aquisição desses itens.

Cuidados com o cartão no fim do ano

Agora que você sabe um pouco mais sobre a importância de ter uma boa educação financeira e principalmente das possibilidades de uso do cartão de crédito, é hora de ficar atento para evitar maiores complicações nas festas de fim de ano.

Vale lembrar que cada pessoa é única, e nem sempre as prioridades de um indivíduo serão iguais às do outro. Por isso, duas pessoas diferentes podem ter cuidados completamente distintos sobre o cartão de crédito, ainda que tenham um padrão similar.

Para conseguir aproveitar melhor esse tipo de situação, o ideal é ter cuidado com os gastos em excesso, e principalmente adaptar estas dicas à sua realidade para conseguir aproveitar ao máximo o que esse tipo de ação pode proporcionar.

Assim, você garante uma resposta mais adequada para seu dinheiro, tomando cuidado para manter-se sempre com saldo positivo depois de comprar um oring anel de vedação.

1. Controle e organização financeira

Um dos primeiros passos para o uso consciente de um cartão de crédito é saber ter organização financeira para tal. O controle é uma ação a ser praticada com frequência, para que se torne mais fácil evitar gatilhos.

Principalmente em períodos como esse, as promoções e ofertas podem chamar muito a atenção e fazer com que você acabe se interessando por consumir itens que não tinha necessidade anteriormente.

Isso não está de todo errado, principalmente em ofertas que realmente fazem a diferença para a compra de um produto ou serviço em particular, como um carimbo datador manual. Saber gastar não significa evitar gastos.

Para conseguir otimizar esse tipo de resultado, o primeiro passo é se organizar para entender o quanto você pode gastar em itens além do seu orçamento padrão, e como esses itens serão pagos a longo prazo.

Algumas pessoas preferem usar cadernos para anotar suas contas, identificando o que podem ou não realizar em um determinado período em questão de dinheiro. Entretanto, o caderno está ficando cada vez mais defasado.

Hoje, com o apoio da tecnologia, muitas pessoas acabam usando planilhas no computador, ou mesmo aplicativos de smartphone que ajudam a rapidamente colocar as despesas e apresentar um cálculo de acordo com sua necessidade.

2. Escolha do cartão

A escolha do cartão de crédito é certamente um item muito importante para você aproveitar ao máximo os benefícios que ele pode oferecer, sem se prejudicar com uma fatura acima da média.

Existem diversas empresas que oferecem o serviço de crédito, com diferentes bandeiras e benefícios. Saber escolher o certo é uma maneira de otimizar seu trabalho com corte de chapa a laser.

Opte inicialmente por empresas que oferecem isenção de anuidade, ou uma possibilidade de reduzir a cobrança, assim você não fica pagando taxas desnecessariamente.

Outro item que muitas pessoas procuram são programas de fidelidade, onde você acumula pontos que podem ser trocados por milhas ou produtos, valorizando assim o uso do cartão de crédito.

3. Limite de gastos

O limite do cartão de crédito pode muitas vezes ser tentador, mas é preciso ter consciência na hora de utilizá-lo. Por isso, estipular um limite para os gastos é a melhor maneira para usar esse tipo de serviço adequadamente.

Uma boa estratégia para usar o cartão de crédito com consciência é estabelecer um valor único para as compras, e então encaixar todos os presentes e outras compras que você pretende fazer no fim do ano dentro desse limite.

Assim você protege seu cartão e suas finanças, não encontrando uma fatura que você não consegue lidar no futuro.

4. Compras por impulso

Um dos maiores inimigos da saúde financeira durante o fim do ano são as compras por impulso. O mercado aproveita essa data para colocar todas as suas estratégias em jogo, apresentando itens interessantes, cativantes e que te fazem querer comprar.

Muitas vezes você nem percebe quando já está terminando uma negociação, iniciada na emoção de encontrar um item raro ou uma oferta que parece imperdível à primeira vista.

Controlar seus impulsos ajuda a estabelecer uma estrutura melhor para esse tipo de ação, com mais qualidade em suas atividades de pré-limpeza de grãos.

5. Juros rotativos

Os juros rotativos são uma questão para se tomar muito cuidado com relação ao cartão de crédito. Toda linha desse tipo de cartão oferece opções de pagamento total e mínimo, além de qualquer valor entre esses dois.

Quando você paga abaixo do valor total, uma taxa de juros é cobrada para o uso desse crédito, o que pode acabar acumulando e se tornando uma verdadeira bola de neve.

O ideal é sempre pagar o total do cartão de crédito, mas caso isso não seja possível, lembre-se de ter muito cuidado quando for pagar algum valor abaixo, para que esses juros não impactem diretamente suas finanças.

Considerações finais

Usar o cartão de crédito é muitas vezes uma forma inteligente de controlar seu dinheiro, ganhando até mesmo alguns benefícios nesse processo, como pontos para trocar por viagens no futuro.

Entretanto, é preciso cuidado para não começar o ano seguinte com uma dívida imensa de suas festividades, o que pode prejudicar todo o seu planejamento financeiro.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Shopee