Blog Diferente Para Ser Diferente
Blog Diferente Para Ser Diferente, Vem Com a Gente!

Imagem Divulgação Reprodução

Para os mais pequenos, as dúvidas sobre tudo o que é novo, diferente ou foge às regras do statu quo são uma constante. É importante saber explicar-lhes o porquê destas diferenças.

Muitos são os pais confrontados com perguntas difíceis todos os dias. Basta ter uma criança em casa para que passe a fazer parte da rotina. Nem sempre é fácil explicar o que é ser diferente. Se o tema é complexo na idade adulta, pode ser ainda mais desafiante quando estamos a lidar com crianças. “A melhor forma é explicar que o ser humano é justamente rico por ser tão variado, existindo em ‘todas as formas, cores e feitios’”, explica o pediatra Mário Cordeiro.

Qual é o momento certo para falar sobre a diferença de raça, de religião, de genero? Devemos esperar que as crianças questionem ou falar abertamente sobre o assunto? Mário Cordeiro defende que é importante explicar desde o início que somos todos diferentes: “Por um lado para que a diferença seja respeitada mas, pelo outro, para que cada um se sinta único, insubstituível e imprescindível, que é um dos maiores fatores protetores para qualquer ser humano.”

Os livros, os filmes, a música e o desporto são algumas das ferramentas que podem ajudar as crianças a perceberem que existem diferenças. É importante explorar as suas dúvidas e falar do assunto o mais abertamente possível. Mário Cordeiro sublinha que admitir a diferença deve ser encarado como algo banal: “Deve ser tão natural como ter olhos azuis ou castanhos, cabelo loiro ou preto, pele escura ou clara, pernas mais grossas ou mais finas… e no que cada um acredita, crê ou professa nada tem a ver, desde que não faça mal ao próprio ou a terceiros com as apreciações subjetivas dos outros.”

Conheça os Livros para compreender as diferenças

Por Mário Cordeiro
Postagem Anterior Próxima Postagem
Você de qualquer lugar do Brasil que tenha gostado do nosso projeto e queira nos ajudar com o valor de DOIS CAFÉS mensais, não vai te pesar em nada e você estará ajudando a ajudar quem precisa, veja clicando aqui.
Novos Artigos

GeraLinks - Agregador de links