É bastante humano que, quando encontramos alguém diferente, especialmente se eles pertencem a um grupo minoritário, imediatamente consideramos se essa pessoa é "superior ou inferior", se nos olha por cima do ombro ou muito pelo contrário; tudo isso obviamente inconscientemente.

Este exame não explícito é o que todas essas crianças diferentes devem enfrentar. Hoje, porém, quero falar especificamente sobre crianças de alta sensibilidade; a menos que a criança seja muito boa em esconder sua característica, outras pessoas terão essa pessoa que sente mais coisas, que nota mais coisas que outras. e lembre-se também de que pessoas de alta sensibilidade fazem uma leitura muito boa da situação, capturam todas as nuances e, portanto, tomam consciência do nível de atenção que geram.

Crescer pensando que alguém é diferente não é agradável, lembrando-se da idéia de Alfred Adler, pai da psicologia individual da qual a Disciplina Positiva bebe "Todo ser humano tem como objetivo final a busca de pertencimento e importância", ou seja, queremos nos sentir amados e pertencentes às nossas comunidades etc. Ser diferente faz você se sentir sozinho, dificulta a sensação de pertencer.

Imagem Ilustrativa Reprodução Divulgação Internet

Examine nossa própria atitude em relação a essa característica. Se pensarmos que a alta sensibilidade é um presente, se sentimos que é um presente, nós o transmitiremos implicitamente aos nossos filhos, com gestos, palavras, reflexões etc. Se, pelo contrário e provavelmente inconscientemente, parecer um fardo, nós o transmitiremos a você. Portanto, recomendamos que você faça uma análise exaustiva de sua atitude em relação à alta sensibilidade.

Converse com o pequeno sobre a característica. Dê um nome, explique que você não está sozinho e que há muitas outras pessoas, seja objetivo. Se você tende a "negativizar" a característica, dê exemplos de quando é uma vantagem.

Reflita sobre como agir quando alguém lhe diz algo. É claro que você encontrará muitas ocasiões em que suas emoções irão sobrecarregá-lo, talvez você chore, ou talvez grite etc. e é provável que alguém lhe diga algo ... pense com antecedência como podemos reagir a essas situações e quais estratégias adotar os ajudarão quando isso acontecer. 

Sabemos que em uma situação de grande carga emocional, quem assume o controle de nosso sistema neurológico é o cérebro animal / reptiliano que nos leva a agir NÃO é aquele que nos leva a pensar; Portanto, é de vital importância fornecer às crianças estratégias para aplicar quando elas ocorrerem.

Informação Pessoas de alta sensibilidade são "consumidores" nascidos de informações, você sabe que elas são processadas em profundidade; é por isso que você pode refletir com elas e explicar a característica muito, muito bem. Propomos várias áreas de reflexão.

Entenda a característica. Explique como é o cérebro de uma pessoa altamente sensível. Diferenças e explique por que ele reage como ele reage, que aprendendo a entender por que ele os ajudará a aceitar e amar um ao outro.

Um pouco de história

Explique que existem outras culturas em que a sensibilidade das pessoas, como as culturas orientais, etc. é especialmente valorizada.


Informações do Histórias para Crescer.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee