15.10.18

Tenha e mantenha Foco


O que é foco


Foco é um substantivo masculino que significa a nitidez de uma imagem, a visão de um objetivo bem definido, o centro e o ponto de convergência.

A expressão “fora de foco” indica que a imagem está embaçada, que saiu da zona de nitidez de uma lente. No sentido figurado é aquilo que está fora de prioridade.

A expressão “ter foco” significa ter um objetivo, estabelecer um planejamento, ser organizado e ter persistência para atingir as metas e alcançar o que se pretende.

Na área da Física, foco é um ponto para onde convergem os raios luminosos refletidos por um espelho ou refratados por uma lente quando o feixe incidente é de raios paralelos ao eixo ótico.



Na área da Geometria, foco é o ponto de emanação dos raios vetores para certas curvas (elipse, hipérbole, parábola etc.).

No âmbito da Medicina, foco é o ponto de infecção de certas doenças microbianas, como a tuberculose, entre outras. É o local onde se forma o pus, é o foco de infecção.

Ainda na área de saúde, foco é o local onde se concentra a fonte transmissora de uma doença. Por exemplo: foco de dengue – local onde se observa o acúmulo de água parada, que é o ambiente propício para a criação do mosquito transmissor da doença.


O Foco:


Foco é um termos insistentemente utilizado, em diversos campos, tais como: Acadêmico, profissional, social e pessoal. Essa palavra entretanto, pode ter significado distintos, e muitas vezes, é interpretado de variadas formas.

Muitos Estudiosos no assunto afirmam que é preciso muitos anos para realmente entender-se o significado da palavra Foco. Somente após muitos erros e acertos, que conseguimos enxergar, ouvir e sentir o poder desta palavra.

Frases como “é preciso ter foco. “Deve-se focar em tal coisa” tornam-se clichês e são utilizadas de maneira quase que automática. Usada sem que a pessoa perceba o que está dizendo.

A expressão “ter foco” significa ter um objetivo, estabelecer um planejamento, ser organizado e ter persistência para atingir as metas e alcançar o que se pretende.


Foco em família:


Pragmatismo e foco fazem com que você ajude a alinhar todos em volta de metas de simples compreensão, ficando mais fácil de fazer que todos “remem na mesma direção”. 

Cada vez que você adiciona uma meta nova a mais, a mesma divide a atenção das pessoas com as demais metas. Mais metas, menos atenção e mais confusão. É tão simples quanto isso. Obviamente, tudo não pode se restringir a uma meta. 

Mas pode sim a um foco comum, com indicadores que claramente suportam aquele foco.


Tenha Foco:


Assim amados, termino sugerindo que tenha e mantenha o foco em seus objetivos, em suas mudança, em sua famíla, em sua crença, em sua igreja.

Quando estamos determinados e focados em nossos objetivos pequenas e grandes interferências não mais irá atrapalhar sua visão, muitas vezes quando não aplicamos o foco.

Um forte abraço.

Sucesso, Saúde, Proteção e Paz!



Um comentário:

  1. Seu blog é maravilhoso e seus vídeos você tem falado coisas que precisava muito ouvir, que seu anjo de ilumine sempre com conteúdo desse tipo.

    ResponderExcluir

Veja também: