O que é foco
Foco é um substantivo masculino que significa a nitidez de uma imagem, a visão de um objetivo bem definido, o centro e o ponto de convergência.
A expressão “fora de foco” indica que a imagem está embaçada, que saiu da zona de nitidez de uma lente. No sentido figurado é aquilo que está fora de prioridade.
A expressão “ter foco” significa ter um objetivo, estabelecer um planejamento, ser organizado e ter persistência para atingir as metas e alcançar o que se pretende.
Na área da Física, foco é um ponto para onde convergem os raios luminosos refletidos por um espelho ou refratados por uma lente quando o feixe incidente é de raios paralelos ao eixo ótico.
No âmbito da Medicina, foco é o ponto de infecção de certas doenças microbianas, como a tuberculose, entre outras. É o local onde se forma o pus, é o foco de infecção.
Ainda na área de saúde, foco é o local onde se concentra a fonte transmissora de uma doença. Por exemplo: foco de dengue – local onde se observa o acúmulo de água parada, que é o ambiente propício para a criação do mosquito transmissor da doença.
O Foco:
Foco é um termos insistentemente utilizado, em diversos campos, tais como: Acadêmico, profissional, social e pessoal. Essa palavra entretanto, pode ter significado distintos, e muitas vezes, é interpretado de variadas formas.
Muitos Estudiosos no assunto afirmam que é preciso muitos anos para realmente entender-se o significado da palavra Foco. Somente após muitos erros e acertos, que conseguimos enxergar, ouvir e sentir o poder desta palavra.
Frases como “é preciso ter foco. “Deve-se focar em tal coisa” tornam-se clichês e são utilizadas de maneira quase que automática. Usada sem que a pessoa perceba o que está dizendo.
A expressão “ter foco” significa ter um objetivo, estabelecer um planejamento, ser organizado e ter persistência para atingir as metas e alcançar o que se pretende.
Foco em família:
Pragmatismo e foco fazem com que você ajude a alinhar todos em volta de metas de simples compreensão, ficando mais fácil de fazer que todos “remem na mesma direção”.
Cada vez que você adiciona uma meta nova a mais, a mesma divide a atenção das pessoas com as demais metas. Mais metas, menos atenção e mais confusão. É tão simples quanto isso. Obviamente, tudo não pode se restringir a uma meta.
Mas pode sim a um foco comum, com indicadores que claramente suportam aquele foco.