Agência FAPESP – A Amazônia foi densamente povoada no passado e a ação humana moldou a floresta existente hoje. Pesquisas arqueológicas revelaram que a região já foi habitada por 8 a 10 milhões de pessoas e que esse povoamento remonta há, no mínimo, 8 mil anos, talvez bem mais do que isso.

O arqueólogo Eduardo Góes Neves, diretor do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP), foi protagonista dessa descoberta, que, nas palavras dele, configurou uma pequena revolução na arqueologia brasileira. O tema, tratado por Neves em seu livro Sob os tempos do equinócio: oito mil anos de história na Amazônia Central, foi objeto de uma extensa reportagem da Agência FAPESP (leia mais em: agencia.fapesp.br/39387/).

Ele é retomado no vídeo abaixo, que alterna depoimentos do arqueólogo com imagens do trabalho de campo realizado na Amazônia por seu grupo.

Este texto foi originalmente publicado por Agência FAPESP de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original aqui.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Shopee