As criptomoedas seguem em pauta no Banco Central do Brasil (BC). 

Após afirmar que está discutindo a regulação dos criptoativos no Brasil junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a autoridade monetária voltou a falar sobre a privacidade das movimentações com moedas digitais.

Mais precisamente, o BC declarou que o anonimato não será uma opção nas negociações de criptoativos no país.

O responsável pela declaração foi o diretor de relacionamento, cidadania e supervisão de conduta do Banco Central, Maurício Moura.

A afirmação foi feita por ele durante sua participação em um congresso promovido pelo Instituto dos Profissionais de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo (IPLD).

Conforme noticiou o Valor Econômico na quinta-feira (2), Moura lembrou ainda que a regulação dos ativos digitais vem sendo discutida no Senado, em um Projeto de Lei de autoria do senador Irajá Abreu (PSD-TO).

“Não posso adiantar muito”, disse Moura.

Sobre o assunto, o diretor destacou apenas que cabe aos parlamentares formularem o texto. De qualquer forma, ele garantiu que os envolvidos em negociações de criptomoedas terão sua identidade conhecida “de ponta a ponta”.

“Posso afirmar que o anonimato não será uma opção”, garantiu Moura.

BC muda de ideia sobre regulação de criptomoedas

Vale destacar que, pouco tempo atrás, em maio deste ano, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, afirmou que as discussões sobre a regulação de criptomoedas eram irrelevantes.

Segundo ele, os ativos digitais em si não são importantes, o que importa é o “network” envolvido. Ou seja, o desenvolvimento dos protocolos nos quais cada criptoativo se baseia. Contudo, ao que parece, a autoridade mudou de ideia quanto ao assunto.

Afinal, em evento na semana passada, Campos Neto afirmou que os brasileiros detêm aproximadamente US$ 40 bilhões em criptoativos. 

Ainda segundo o presidente do BC, a demanda por criptomoedas passa por um “aumento muito grande”.

Apesar disso, executivos do Banco Central têm reafirmado em diversas ocasiões que criptomoedas como o Bitcoin são ativos meramente especulativos.

Além disso, a autoridade monetária faz questão de reiterar que o Real Digital, a moeda digital nacional não é como o Bitcoin.

“As CBDCs não se confundem com criptoativos. O BC mantém a opinião de que os criptoativos são ativos especulativos. Eles trazem alto risco para carteiras dos indivíduos”, disse Fábio Araujo, coordenador do projeto do Real Digital, recentemente.

Postagem Anterior Próxima Postagem
GeraLinks - Agregador de links


Atenção: O Seja Hoje Diferente tornou-se uma base de dados valiosa para estudos e uma fonte inspiradora para a criação de novos conteúdos por influenciadores e blogueiros, alimentando um ciclo contínuo de aprendizado e crescimento. Vale lembrar que 99% do nosso conteúdo é exclusivo, e permitimos a cópia total ou parcial desde que a fonte SejaHojeDiferente.com seja devidamente mencionada e indicada, mantendo assim a ética e o profissionalismo. Sua retribuição é importante! Se você se beneficiou com nosso conteúdo, considere compartilhar em suas redes sociais e grupos, e, se possível, apoiar através do nosso PIX de Apoio.


Increase Alexa Rank