O utility token RIB, da Ribus, começou a ser listado na exchange FlowBTC em 18 de julho deste ano e teve mais de 45 milhões de unidades vendidas ainda na pré-venda. Utilizando a infraestrutura de blockchain da rede Polygon, uma segunda camada da rede Ethereum.

Após apenas 4 meses sendo ofertado na FlowBTC, o token RIB já se destaca ao registrar um crescimento de 83% do volume de negociações na janela de setembro para outubro. Somente no último mês de outubro, essa evolução - a maior da história do token dentro da corretora - representa cerca de 170 mil Reais, posicionando o token da Ribus com a maior negociação dentro da Flow BTC, ultrapassando o volume do próprio Bitcoin por alguns dias na corretora.

Segundo Daniel Carius, CVO da Ribus, a escolha por ofertar o token ao mercado via FlowBTC se deu também porque a exchange tem o Banco Genial como sócio.

Para ele, o token RIB visa estimular novas oportunidades de negócios para os agentes do mercado imobiliário. “A ideia é que cada vez mais as construtoras possam pagar engenheiro, topógrafo, pedreiro, pintor e outros entes da cadeia com o token RIB. Uma grande dor do mercado imobiliário é a não conectividade da cadeia do prestador de serviço até o consumidor final. Agora é possível fazer a ponte entre todos”, destaca o executivo.

O RIB foi desenvolvido para ter uma oferta total de 300 milhões de unidades e deflacionar até 100 milhões, pois a cada compra vai sendo retirada do mercado uma parte dos tokens que já existem. É uma forma de garantir a escassez e, portanto, evitar a desvalorização do protocolo.

Bruno Faria, COO da Ribus, reforça que a proposta principal da empresa é aproximar fornecedores e consumidores, criando um novo canal de vendas. “Prestadores de serviços como imobiliárias, advogados, engenheiros, arquitetos, hotéis, casa de material para construção, entre outros podem divulgar seus serviços. Já os usuários podem acessá-los por meio de seus tokens através do marketplace. Atualmente nosso marketplace já tem mais de 6 mil usuários”, diz. “Com uma solução de qualidade em termos de inovação, utilidade e benefícios, iniciamos uma nova era de relacionamento entre a tecnologia e o setor imobiliário, tendo como reflexo a valorização do token no mercado, tanto pelas empresas como para as pessoas”, reforça.

Sobre a origem do conceito do token emitido pela Ribus, Daniel Carius faz uma analogia ao modelo de voucher que é muito utilizado nos Estados Unidos e na Alemanha. “O valor das criptomoedas que são utilizadas como voucher está baseado no acesso que ele dá. Esse é o caso da Ethereum. A real usabilidade do Ether é poder acessar o ecossistema da Ethereum e ter acesso à construção de contratos inteligentes dentro desse ecossistema. O Ribus é um utility token da mesma forma que o Ether. A nossa plataforma favorece a interação entre os usuários, prestadores de serviços e vendedores de bens através do token. Toda essa cadeia é do setor imobiliário”, explica.

Um outro lançamento que está sendo planejado pela Ribus é o de Tokens Não Fungíveis (NFTs, na sigla em inglês) imobiliários ligados ao direito de uso de um determinado imóvel. Funcionaria como um aluguel, mas no qual o locatário em vez de fazer um contrato de aluguel compra um NFT com prazo e pode, com isso, permanecer no imóvel por um período predeterminado.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Shopee