22.11.21

Imunidade: confira 10 dicas para fortalecer o seu organismo


Para ter um organismo forte e saudável, o ponto-chave é cuidar e fortalecer a imunidade. Isso ajuda a evitar doenças que prejudicam nosso organismo.

Neste artigo, você vai ver que hábitos simples podem ser inseridos no seu dia a dia melhorando seu sistema imunológico.

Se você quer saber mais sobre o que é a imunidade e como cuidar e fortalecer a sua, continue lendo. Daremos 10 dicas para manter seu organismo fortalecido.

O que é o sistema imune?

O sistema imune ou sistema imunológico é o conjunto de órgãos, tecidos, proteínas e células que nos defendem de agentes externos, os antígenos. 

Alguns exemplos são:

  • Bactérias;
  • Vírus;
  • Fungos;
  • Protozoários.

Entre os principais órgãos deste sistema, podemos citar a medula óssea, o timo, o baço, nossos linfonodos e os vasos linfáticos.

E como um dos principais agentes temos os anticorpos, proteínas de defesa que sinalizam ao encontrar corpos estranhos no nosso organismo.

Em uma analogia com uma grande empresa holding familiar em que ocorre um projeto de sucessório para proteção do patrimônio, que neste caso, é o seu organismo. 

Uma baixa imunidade deixa a pessoa suscetível a doenças em geral, principalmente gripes e resfriados. Para cuidar deste sistema é importante manter hábitos saudáveis, principalmente ter uma alimentação balanceada.

Manter os exames em dia e monitorar parâmetros de saúde é muito importante, e contar com um bom aparelho de pressão arterial em sua casa, pode ser um ótimo diferencial para cuidar da sua saúde.

Dicas para aumentar a imunidade

Os cuidados básicos com alimentação e seu bem-estar estão diretamente relacionados a manutenção de uma boa imunidade. 

A seguir, trazemos 10 dicas para melhorar sua imunidade, tornando o seu corpo mais protegido e resistente. Confira.

  1. Pratique exercícios físicos regularmente 

Os exercícios físicos ajudam na redução do estresse e ainda aumentam as taxas de anticorpos no seu organismo.

Seja uma caminhada ou até mesmo exercícios realizados dentro de casa, podem auxiliar para uma rotina diária mais saudável e bem definida.

Além disso, você pode usar materiais simples como uma cadeira para se alongar, pular corda ou fazer corridas regulares.

Realizar trabalhos domésticos também ajudam, embora não substituam uma academia. Uma ideia é aproveitar para dançar enquanto faz a faxina, o que amplia os movimentos e auxilia na queima de calorias.

  1. Mantenha uma alimentação saudável

Evite dietas que sejam muito restritivas ou hipocalóricas, e tenha cuidado para não cortar nutrientes essenciais para seu corpo. As reduções calóricas drásticas são grandes inimigas das defesas do organismo, deixando-o mais fragilizado.

Por isso, é fundamental manter uma dieta equilibrada. Para que tem uma empresa, é possível contratar serviços de alimentação saudável para fornecer uma boa refeição para os seus colaboradores.

Buscar a orientação de um nutricionista é uma ótima decisão para adequar suas necessidades e hábitos alimentares em uma rotina de alimentação.

  1. Consuma mais vitaminas naturais

Busque consumir vitaminas através dos alimentos, priorizando o consumo de frutas, verduras, legumes e proteínas magras.

Evite alimentos processados e procure optar por alimentos frescos e, no caso de legumes, frutas e verduras, busque consumir crus e com a mínima adição de açúcar ou sal.

As frutas como o limão, o kiwi e a acerola são ricos em vitamina C, enquanto peixes como o atum e o salmão são grandes fontes de Ômega 3.

A vitamina E encontrada em vegetais verdes, como o espinafre e a chicória, e o zinco presente em cereais integrais e castanhas, são todos nutrientes essenciais para fortalecer o sistema imunológico, principalmente devido à reposição celular.

Dessa forma, adquirir uma boa máquina extratora de suco de laranja pode ser uma estratégia para integrar essa importante e deliciosa fonte de vitamina C em sua dieta.

  1. Confie nas especiarias e remédios naturais

Existem muitos temperos que podem auxiliar no fortalecimento da sua imunidade. Nesta lista, podemos citar a cebola, o alho, o açafrão-da-terra (cúrcuma), o urucum (colorau) e o gengibre.

Todos esses alimentos contam com ação antioxidante, antibacteriana, antifúngica e anti-inflamatória, potencializando a ação de nossos glóbulos brancos e de células importantes da defesa do organismo.

Um dos remédios naturais mais importantes para o nosso organismo é o própolis. Capaz de fortalecer e agir sobre todo o sistema imune, ele é um aliado até mesmo no tratamento de doenças, como as gripes e resfriados.

No entanto, em caso de falta de vitaminas e carências nutricionais, optar por um bom suplemento mineral e vitaminico pode ser uma escolha interessante. Entretanto, é preciso buscar orientação de seu médico ou nutricionista para saber mais.

  1. Aposte no consumo dos chás

Outra importante fonte de nutrientes, antioxidantes e nutrientes que auxiliam na proteção do organismo estão os chás, como o chá-verde, de gengibre, de romã e maçã com canela.

Os chás proporcionam vários benefícios para o nosso corpo, podendo ter atividade estimulante, como o chá-preto, ou calmante, como o chá de camomila.

O café, desde que consumido com moderação, também fornece nutrientes e antioxidantes. Você pode consumir café expresso curitiba com total praticidade em momentos de pausa em seu dia a dia.

Mas mesmo consumindo muito líquidos, nada substitui a água, o que nos leva a nossa próxima dica.  

  1. Mantenha-se hidratado 

Beber água é um hábito essencial para o bom funcionamento do organismo, pois limpa impurezas e auxilia na manutenção das atividades metabólicas das células.

Portanto, lembre-se de beber no mínimo dois litros de água por dia, filtrada ou mineral, para fortalecer sua imunidade. O consumo de outros líquidos também auxiliam, mas não devem entrar nesta conta, pois nada substitui o consumo da água.

Assim como no gerenciamento de resíduos de saúde, é por meio da água que nosso corpo gerencia o que é bom e o que não é para sua manutenção.

  1. Evite álcool e cigarro

Sejam drogas legalizadas ou ilegais, elas afetam o funcionamento do organismo de forma natural, então procure evitar o álcool e o cigarro, assim como outras drogas.

Elas baixam a imunidade deixando seu corpo mais predisposto a infecções, por isso a importância de evitá-las.

Ainda que não consiga cortar esse hábito por completo, busque reduzir para manter o bom funcionamento do seu organismo.

  1. Tomar sol frequentemente

Tomar sol é uma importante fonte de vitamina D, essencial para o bem-estar. O sol, principalmente antes das 10 horas da manhã e após as 16 horas da tarde, faz muito bem para a manutenção dessa vitamina.

Além do fortalecimento do sistema imune, esta vitamina também é importante para o fortalecimento dos ossos.

  1. Cuide do seu sono

Ter uma rotina que permita de 8 a 10 horas de sono diário também se faz essencial, afinal, o corpo e a mente precisam estar sãos e descansados para manter seu funcionamento.

Caso tenha dificuldades como insônia, pânico, depressão ou ansiedade procure bons profissionais como psicólogos ou terapeutas para lhe auxiliarem, seja de forma virtual ou presencial.

  1. Cuidado com o estresse 

Em situações de estresse, perigo ou urgência, nosso corpo libera dois hormônios principais: o cortisol e a adrenalina. Eles são importantes para respostas de medo ou fuga, mas em quantidades altas e constantes, prejudicam fortemente todo o organismo.

Entre seus efeitos estão a aceleração dos batimentos cardíacos, o aumento da pressão arterial e uma descarga de energia para os músculos.

Algumas questões como prazos apertados, fadiga e problemas no trabalho, além de muitas horas de trânsito, são fatores que podem ativar estas respostas no nosso organismo.

O estresse é um fator que diminui a eficiência de nosso sistema imunológico, impedindo o ideal funcionamento de células essenciais. 

Considerações Finais

Neste artigo, você conferiu 10 dicas para fortalecer sua imunidade, aprendendo como cuidar do seu organismo é essencial para manter seu funcionamento adequado.

Além dos alimentos que citamos até aqui, existem uma série de outros produtos que podem trazer benefícios, como:

  • Morango;
  • Batata-doce;
  • Sementes de girassol;
  • Iogurte natural;
  • Frutos secos;
  • Spirulina, uma alga super saudável;
  • Linhaça;
  • Amêndoas.

Alguns sinais de que você pode estar com baixa imunidade são infecções, cansaço excessivo, calafrios, febres, náuseas, diarreias e vômitos.

Fique atento aos sinais do seu corpo, se mantenha alerta para cuidar dele, como você pôde conferir aqui. Tendo bons hábitos e cuidando da alimentação, você garante que seu corpo está bem cuidado.

Um bom sistema de pedidos para restaurante pode te trazer alimentos saudáveis e ricos em nutrientes, basta fazer boas escolhas. Uma última dica é fazer compras regularmente, mantendo frutas, legumes e vegetais sempre frescos em sua despensa.

Caso tenha dificuldades para manter essa rotina, pense na possibilidade de criar uma horta em casa. Além de ser uma ótima iniciativa para hábitos mais saudáveis, auxilia no controle do estresse, aumentando a qualidade de vida.

Não espere mais para iniciar uma rotina de atividades físicas e um sono regular. Atividades como meditação também podem ser excelentes aliados no processo de cuidar do seu corpo e mente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

GeraLinks - Agregador de links