Blog Diferente Para Ser Diferente
Seja Uma Pessoa Melhor, Diferente Você já é ! - Junte-se ao Grupo de Amigos do Seja Hoje Diferente - Bem Vindo (a).

Com a rotina corrida de trabalho, muitas pessoas simplesmente não conseguem arranjar tempo para ir até uma academia ou praticar atividade física. Assim, fazer exercícios em casa são uma ótima saída para começar a fazer atividade
Podendo ser feito em qualquer momento, mesmo em treinos rápidos, os exercícios auxiliam a manter seu corpo em movimento e melhorar a qualidade de vida.

A prática regular de atividades é capaz de melhorar o nosso organismo, fortalecendo o sistema imunológico, além de prevenir a ocorrência de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e colesterol alto.

Fora isso, os exercícios são capazes de reduzir os níveis de ansiedade e estresse, por conta da liberação de hormônios como a endorfina. 

Por isso, as atividades físicas são altamente recomendadas para quem deseja cuidar da saúde mental também.

Ou seja, muito mais do que cuidar do corpo e perder peso, visto que muitas pessoas fazem exercícios em conjunto com produtos naturais para emagrecer rápido, as atividades físicas são fundamentais para a saúde e o bem-estar.

Para quem deseja aproveitar todos os benefícios de fazer exercícios em casa, acompanhe o artigo de hoje e descubra o que você precisa para começar a fazer atividade física.

Primeiro, saiba como está a sua saúde

Antes de começar qualquer tipo de exercício físico, seja uma ginástica funcional, yoga, dança, ou treinos em casa, é importante avaliar como anda a sua saúde.

Esta etapa é fundamental para que os médicos verifiquem se há alguma limitação para a prática de atividades, bem como a intensidade de treinos. 

Além disso, algumas pessoas precisam realizar exercícios com frequência e acompanhamento, principalmente quem já tem histórico de doenças cardiovasculares.

Fazer atividades físicas sem a consulta médica previamente pode causar vários problemas, em especial para as pessoas que exigem demais do próprio corpo. 

Vale ressaltar que em caso de dores e lesões, também é indispensável um atendimento multiprofissional, com a consulta a médicos e fisioterapeutas. Dessa forma, é possível orientar o exercício certo para cada caso.

Já as pessoas que buscam perder peso, podem treinar e ter um acompanhamento de um nutricionista. 

Assim, com uma dieta adequada, a rotina de treinos e os produtos para emagrecer certos, é possível conquistar ótimos resultados.

Escolha um local adequado na sua casa

Depois de verificar a sua saúde, está na hora de começar a treinar. 

Diferentemente de academias, nem sempre temos um lugar destinado à atividades físicas em casa, mas é só arrumar um local apropriado - nem precisa ser muito espaçoso. O ideal é que você escolha um cômodo com as seguintes características:

  • Com poucos móveis para você não machucar;
  • Com um piso antiderrapante;
  • Longe da umidade (evitar banheiro e cozinha);
  • Possa ser ventilado (tenha janelas).

Muitas pessoas conseguem transformar quartos em verdadeiras salas para treinamento, só arrastando um pouco os móveis.

Lembre-se também de usar roupas adequadas, pois alguns tecidos podem limitar a movimentação do corpo, prejudicando a realização da atividade física.

Comece com exercícios leves

Se você nunca praticou nenhuma atividade física ou está há muito tempo parado(a), comece com alguns exercícios mais leves, como alongamento e yoga. 

Dessa forma, é possível minimizar os riscos de uma lesão muscular, além de respeitar suas condições biológicas e condicionamento físico.

Aos poucos, quando se sentir confortável, vá aumentando a intensidade das atividades e introduzindo outros exercícios, como pular corda, agachamentos, abdominais, entre outros.

Faça algumas pausas na semana

Os períodos de descanso são igualmente importantes para a prática de exercícios em casa. 

Afinal de contas, o seu corpo precisa de um tempo para se recuperar, regenerando as células e fortalecendo a musculatura.

Dessa forma, você pode aproveitar todos os benefícios da atividade física sem sair de casa, adequando sua rotina de treinos e de descanso, conforme os melhores dias da semana.

Tenha um planejamento

Para viabilizar tudo isso, é necessário ter um planejamento. Mesmo os exercícios em casa precisam de organização, para que você não se sinta desmotivado(a) e interrompa a prática. 

Além do mais, é importante colocar algumas metas viáveis, pois elas ajudam a ter foco nos treinos.

Conclusão

Os exercícios em casa são uma ótima alternativa para quem precisa praticar alguma atividade física, mas é impedido pela falta de tempo e pela enorme quantidade de afazeres durante o dia. 

Além da possibilidade de fazer em qualquer hora livre, você não precisa sair de casa, basta ter um local adequado e seguro. Com o tempo, será possível perceber todos os ganhos dos treinos. 

Além da perda de calorias e fortalecimento muscular, os exercícios em casa irão impactar toda a sua semana, pois ajudam você a ter mais disposição e energia.

E lembre-se: nunca é tarde para começar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Referências

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja abaixo mais um artigo do Seja Hoje Diferente!