Quem tem como pet um cachorro sabe que eles são animais companheiros, fiéis e muito obedientes quando bem educados.

Por conta disso, ganhar a confiança dele desde filhote é um processo que demanda atenção e tempo para conseguir ter resultados positivos.

Sempre que você pensa em adotar um novo pet, é muito comum que se pergunte quais são os passos corretos para ganhar mais confiança do filhote, para brincar e se divertir com seu novo amigo de quatro patas o quanto antes.

Entretanto, alguns animais possuem uma personalidade e um temperamento mais forte, tanto aqueles que são adotados adultos quanto filhotes.

Por isso, é importante saber como se aproximar e ganhar a confiança deles antes de ter mais liberdade com ele, normalmente utilizando acessórios pet atacado para te ajudar nesse processo.

O comportamento dos pets é muito importante para lidar com a proximidade e a atenção que será dada para ele, além de ensinar convivência e deixá-lo mais confortável com outras pessoas e com outros animais.

Dessa forma, você tranquiliza o animal e passa uma sensação de conforto, ideal para você lidar com ele de maneira mais efetiva e garantir uma estrutura de mais qualidade para a rotina dele.

Por conta disso, é muito importante ter atenção a esse contato inicial, aproveitando melhor estes momentos para criar um vínculo mais forte com o pet, usando um guia para cães para oferecer recompensas pelo bom comportamento.

Ganhando a confiança de seu pet

Existem algumas dicas comuns que podem ajudar muito a criar esse laço de confiança entre o pet e seu dono, e é muito importante que isso seja feito com atenção e inteligência para você trabalhar de maneira mais efetiva.

Para que isso ocorra, alguns especialistas criaram uma série de conselhos para que você possa conquistar a confiança de seu cachorro sem ter nenhum tipo de problema, criando uma relação amigável e divertida com ele.

Vale lembrar, entretanto, que cada pet é único, e nem sempre as mesmas dicas funcionam para todos os pets.

É preciso identificar quais destes conselhos se adaptam melhor a sua realidade para que você consiga conquistar um espaço de qualidade na relação.

Na dúvida, você sempre pode recorrer a um especialista para criar uma proximidade maior e adestrá-lo de maneira profissional, caso esteja com dificuldades de criar essa aproximação por conta própria.

Os serviços de um profissional de adestração costumam ser acessíveis, e alguns profissionais são altamente qualificados, trabalhando como uma máquina de alinhamento para te ajudar nesse processo.

É importante, entretanto, que você verifique o histórico e o perfil do profissional para ter mais segurança e tranquilidade.

Procure um adestrador que não utilize violência ou métodos que possam prejudicar o pet. Normalmente, veterinários e pet shops costumam trabalhar com recomendações de profissionais capacitados que terão esse mesmo tipo de cuidado com seus cães.

1.    O contato visual

Este é um dos primeiros passos de relacionamento entre o pet e seu dono. Normalmente, é realizado antes mesmo de você iniciar brincadeiras e carinhos, uma vez que se trata de um contato inicial que deve ser feito de forma adequada.

Especialistas indicam que você deve evitar o contato visual nos primeiros momentos. Ainda que essa recomendação pareça estranha à primeira vista, é preciso pensar que um pet lida com relações de maneiras diferentes de humanos comuns.

A mente do pet deve ser compreendida para que você consiga trabalhar corretamente essa aproximação. Nesse primeiro momento, um olhar direto e intenso pode ser entendido como um desafio para o pet.

É comum que ele queira fazer uma sondagem de solo e terreno, se for a primeira vez dele em um local. Dê o espaço e o tempo necessário.

Isso significa que ele entenderá que precisa ficar alerta, o que o deixa muito menos amigável e algumas vezes até perigoso, podendo causar um acidente. Evite forçar olhares, e trate-o de forma natural para que ele comece a se sentir mais confortável.

2.    Locais pouco movimentados

Neste momento de descoberta, é importante que você tenha atenção e foco do pet para você. Um local muito movimentado, com rodas e rodízios dos carros e barulhos estranhos pode enchê-lo de estímulos, fazendo-o ficar confuso sobre o que deve ter sua atenção.

De forma similar a um relacionamento humano, conhecer alguém em um local tranquilo é muito melhor do que em um ambiente com muito barulho, onde não há uma forma de se comunicar assertivamente.

Esse tipo de lugar pode ser estressante para o pet, deixando-o ansioso e pouco propenso a se aproximar de você, uma vez que terá algo o incomodando constantemente.

Por isso, o ideal quando você recebe um novo pet em casa é ter um espaço muito mais tranquilo, próximo de um transmissor de nível, que te ajude a monitorar esse momento.

3.    Entenda o que seu pet quer dizer

Embora os cães não consigam se comunicar através da fala, eles costumam deixar sinais muito claros de suas vontades e necessidades. Ter atenção a esse tipo de elemento pode ser fundamental para ganhar a confiança do amigo peludo.

Se um cão está encolhido, rosnando ou com o rabo para baixo, ele pode estar muito irritado e pronto para atacar, por isso, pode reagir de forma violenta. O ideal nestes casos é deixar o pet em paz e evitar qualquer tipo de contato.

Se ele se sente encurralado, ou se não consegue enxergar uma oportunidade de fugir, uma interação forçada pode acabar deixando-o nervoso, possibilitando um ataque que pode ser muito prejudicial para o dono, podendo até mesmo fugir através de dutos de exaustão.

Além disso, o pet em si ficará traumatizado com a experiência, uma vez que ele não consegue compreender que as intenções do dono não eram ruins. Esse tipo de contato forçado é terrível para a confiança entre o pet e o tutor.

4.    Trabalhe com reforço positivo

Esta é uma das técnicas mais antigas e funcionais para lidar com cães, principalmente em estágios iniciais de conquista de confiança. Trata-se de uma prática simples que ajuda a maioria dos tutores a ensinar o básico para os animais.

A técnica do reforço positivo consiste em dar algum tipo de agrado ou premiação por comportamento adequado.

Isso significa que quando o animal faz suas necessidades no lugar certo ou responde a algum comando de seu dono, ele deve receber algum tipo de compensação.

Esse tipo de técnica coloca o animal com uma postura mais adequada, uma vez que ele deseja mais desse agrado. Você pode trabalhar com uma série de recursos para conquistar resultados mais expressivos, como:

  • Brinquedos;
  • Petiscos;
  • Carinhos;
  • Passeios.

Independente do tipo de agrado, é importante que ele seja presenteado no momento em que fizer a ação positiva, para garantir que você terá uma ação mais efetiva.

5.    Respeite o tempo do animal

Assim como acontece com humanos, é preciso tempo para criar proximidade e ter uma relação mais amistosa com os pets. Você precisa dar tempo para que o animal o reconheça e queira brincar e se divertir com você.

Alguns cachorros têm um tempo de espera muito menor que outro, mas é importante que você evite ações precipitadas que podem acabar atrapalhando a relação mais do que ajudando, criando uma estrutura de relacionamento mais adequada.

Deixe que o pet se aproxime por conta própria inicialmente, uma vez que isso mostra que ele está aberto a conhecer você.

Desse momento em diante, você pode começar a conduzir a relação para conseguir mais efetividade em suas ações, realizando um tratamento de superfície antes de iniciar um contato mais próximo.

6.    Estímulo constante

Estimular o pet também é muito importante para que você ganhe a confiança deles.

Normalmente, o cão precisa de atividades e brincadeiras para se desestressar, então essas práticas acabam sendo muito importantes para você trabalhar corretamente com seu animal.

Alguns brinquedos e atividades também estimulam a mente do animal, trabalhando com seus instintos e permitindo que ele consiga ter uma estrutura mais qualificada para praticar sua natureza, garantindo assim um conforto maior para seu pet.

7.    Consulta profissional

Apesar de isso já ter sido mencionado no texto, é preciso ressaltar o quão importante é um adestrador profissional para garantir mais qualidade de vida para você e seu pet. Ações mal executadas durante o processo de conhecimento podem ser desastrosas.

Muitas vezes, lidar com os traumas de um cãozinho é muito mais difícil do que trabalhar com um profissional qualificado nessa etapa de conquista de confiança, garantindo uma estrutura mais apropriada para lidar com ele.

Considerações finais

Cuidar de um cãozinho é um trabalho muito divertido e agradável, mas que demanda uma boa dose de responsabilidade. Trata-se de uma vida que precisa de carinho, atenção e cuidados, e você precisa se comprometer com tudo isso antes de pensar em ter um pet.

Portanto, é importante lembrar que ele é um ser vivo, que possui uma personalidade e um jeito de agir. Esse primeiro contato deve ser fundamental para criar uma relação de amizade e companheirismo com seu amigo de quatro patas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee