Cuidar de uma criança exige uma série de responsabilidades, com atribuições que passam por diferentes áreas. Não é como lidar com a organização de uma empresa, até porque as responsabilidades são maiores.


Ter uma criança em casa requer uma série de cuidados, desde a alimentação, o vestuário, a educação ao lazer dos pequenos. Tudo isso acompanhado de um importante contato emocional, fortalecendo laços importantes no desenvolvimento humano.


Um conjunto de palavras bonitas não basta para resumir a dificuldade de se criar um filho. Tamanha também é a quantidade de recompensas provenientes desse trabalho, graças ao amor e o carinho recebido por esses pequenos indivíduos.


Porém, criar uma criança exige mais do que um preparo estrutural, como instalar um guarda corpo de alumínio na varanda, para se prevenir contra qualquer acidente. É preciso uma preparação social, pois você está criando um ser social, capaz de opiniões próprias.

Crianças não só cópias dos seus responsáveis

Compreender a identidade única de uma criança é uma das primeiras coisas que um pai ou mãe, principalmente os de primeira viagem, precisam saber. Por mais que os filhos possuam traços parecidos com os pais, eles são indivíduos próprios.


Cientificamente, a criança herda traços genéticos que formam as suas características físicas, o que torna um filho “a cara do pai ou da mãe”. Até mesmo alguns preceitos de personalidade são passados, como um temperamento mais forte, por exemplo.


Já a construção social da criança depende especificamente do ambiente em que ela cresce, de acordo com as referências com as quais ela é apresentada. É o que faz um bebê que nasce no Brasil ser tão diferente de um que nasce na França.


O país de nascença em si não interfere na formação de personalidade - sem contar com as características físicas de um povo - mas o campo emocional, que irá definir os costumes sociais, é o que será afetado pela cultura local.


Em um país de condições climáticas geladas, o uso de luvas é comum em todas as idades. Já em um local de clima quente, o contato com esse objeto só acontece em situações específicas, como alguém que trabalha como mecânico e precisa de luvas de segurança.


Em geral o ambiente tem uma grande importância na formação do indivíduo, mas também não o único responsável nessa ação. É só se lembrar da diferença entre irmãos, que mesmo criados da mesma forma, apresentam características diferentes.


Como irmãos gêmeos, que mesmo tendo semelhanças comportamentais, e uma clara correspondência física, são pessoas de ideias e gostos completamente diferentes. Algo explorado em excesso pela ficção, com o irmão bom e mau nas novelas.


A vida real é muito mais complexa, o que faz com que os filhos cresçam e se tornem pessoas completamente diferentes dos pais, algo positivo em certo sentido, pois é o que permite que a sociedade avance, ao invés de se manter estagnada no tempo.


Mas nem sempre essa transformação é positiva, principalmente quando essas crianças não foram preparadas desde cedo para lidarem com as responsabilidades da vida adulta.


Não é sobre transformar crianças em pequenos adultos, mas sim a necessidade de educá-los desde jovem, para quando eles chegarem na fase adulta estarem preparados para arcar com os seus deveres e obrigações.


Algo não muito diferente de se tirar as rodas e rodízios de uma bicicleta, para que os pequenos possam andar livremente por aí, sem o medo de cair, mas também com a liberdade para chegar ao seu potencial, nem que seja o de velocidade, nesse caso.

Criando os filhos para o mundo

Esse é um ditado comum, que se destaca justamente pelo o seu fundo de realidade. Isso não significa afastar os seus filhos, até porque ninguém quer ver os seus pequenos crescerem e se afastarem.


Pelo contrário, a maioria dos pais querem estar próximos aos filhos, mas se existe uma verdade na vida é que os filhos crescem, e por terem personalidades próprias, eles irão seguir caminhos particulares, que podem esbarrar ou não nos seus objetivos.


Você não pode esperar que o seu filho trabalhe na sua loja de produtos de limpeza, se ele em nenhum momento da vida demonstrou interesse nesse assunto, preferindo atuar com ferramentas de design gráfico.


Óbvio que um trabalho em conjunto pode ser feito, unindo as profissões de ambos os envolvidos em uma parceria comercial, mas é preciso respeitar as particularidades dos seus descendentes.


Mas para garantir que independente da área ou do ramo profissional, os seus filhos estejam preparados para desbravar a vida de adulto, é preciso transmitir a eles certas orientações e ensinamentos.


E ensinar uma criança a ser responsável é tão difícil como convencê-la a comer legumes. Às vezes um prato de verduras desce mais fácil do que uma lista de mandamentos.

Como estimular suas crianças a serem responsáveis

Para garantir que os seus pequenos cresçam aptos para lidarem com as responsabilidades de um adulto, é preciso prepará-los desde pequenos, fazendo com que a sua educação atue como os dissipadores de uma máquina, distribuindo a sua energia.


É o mesmo conceito de colocar os filhos para praticarem esportes ou atividades recreativas depois da aula, para que elas possam gastar a energia da infância. Essas tarefas também podem servir para apresentar aos pequenos conceitos como responsabilidade e disciplina.


Para quem ainda parece perdido com essas responsabilidades, não é preciso se preocupar, veja a seguir 5 dicas que podem te ajudar na educação das crianças, os ensinando desde cedo a se tornarem adultos responsáveis.

  1. Tenha um diálogo aberto em casa

Para que uma criança tenha noções de responsabilidade, primeiro ela precisa ser tratada como um ser responsável. Para isso, os pais precisam adotar um diálogo aberto e constante com os filhos, ao invés de os ignorarem só por serem pequenos.


Óbvio que não estamos falando de uma situação na qual se discute como uma criança sobre a necessidade de se fazer uma sondagem de solo para construir uma nova casa para família, mas dependendo do assunto, ela pode ser incluída na conversa.


Decidir o que pedir para o jantar, qual tinta combina melhor com a casa para a reforma que será feita, são questões que podem e devem contar com a opinião dos pequenos, os ensinando sobre o seu poder de decisão e as responsabilidades que partem disso.


E o mesmo vale para os exemplos, pois é difícil ensinar sobre ética e a importância de se contar sempre a verdade, se os pais mentem com frequência para os filhos. Até mesmo aquelas mentirinhas de leve, como os bebês chegarem por uma cegonha.


Só é preciso encontrar o momento certo, ensinando-os inclusive a entender que existem assuntos que são exclusivamente dos adultos, mas com essas exceções, a voz dos pequenos devem ser ouvidas sempre.

  1. Ensinar de forma lúdica

Por mais que seja importante ensinar as crianças sobre as suas responsabilidades, é importante lembrar que elas são crianças, cuja maior preocupação é sobre qual será a próxima brincadeira.


E assim deve ser, afinal não é saudável sobrecarregar um jovem com assuntos e tarefas que pertencem a um adulto. É importante saber como passar seus ensinamentos de formas criativas, com brincadeiras lúdicas e contação de histórias.


Apresentando exemplos que se adequem a realidade e compreensão dos pequenos. Assim como os livros de matemática, que ensinam operações de soma e subtração por meio de exemplos, como uma criança que divide seus doces com seus amigos.

  1. Encarregue-os de pequenas tarefas

Todo mundo gostaria de estar em estado de lazer o tempo todo, principalmente as crianças, mas é preciso alertá-las sobre suas responsabilidades, e isso começa em casa. 


Por isso, é importante passar frequentemente algumas tarefas domésticas, tais como:


  • Arrumar o quarto;
  • Lavar o louça;
  • Varrer a casa;
  • Organizar o guarda-roupas;
  • Guardar os brinquedos.

Um conjunto de tarefas que estarão preparando-os para lidar com as atividades da vida adulta, pois uma vassoura não vai se mexer sozinha. Isso fica para os desenhos de fantasia.


Mas não basta apenas mandar, é preciso elogiar quando elas são cumpridas, de forma a incentivar a predisposição dos pequenos em realizar suas tarefas.

  1. Causas e consequências

O cumprimento dessas tarefas também passa para os jovens ensinamentos sobre os seus deveres e responsabilidades.


Por exemplo, se uma criança deixa de fazer seus deveres de casa, ela precisa arcar com as consequências disso, ficando um final de semana com o acesso reduzido ao celular.


É o primeiro passo para que no futuro, um profissional da indústria química saiba sobre a necessidade de usar um lavador de gases em uma fábrica de refinamento de petróleo. Parece um salto distante, mas tudo começa de algum lugar.

  1. Eduque socialmente

Além da educação formal, a criança precisa ser apresentada a uma educação social, colocando-a para conviver com pessoas de diferentes raças e culturas, ensinando-a sobre a pluralidade do mundo, e como é importante saber respeitar as diferenças.


O mundo está sempre se expandindo, e é preciso desde pequeno saber como aproveitar dessa variedade de culturas e estilos, crescendo como uma pessoa de mente aberta.


Por meio dessas dicas as crianças começam a ser preparadas para a vida adulta, tornando não só adultos responsáveis, mas crianças conscientes, sabendo como brincar sem machucar os colegas, ou fazendo seus deveres antes de jogar no computador.


Criar uma criança não é como em uma fábrica, onde um transmissor de nível informa a situação das máquinas e caldeiras industriais.


Portanto, o equilíbrio entre lazer e responsabilidade tem que ser ensinado de forma manual, para que no futuro a mesma saiba como lidar com os seus deveres e obrigações, para depois desfrutarem dos lucros de seus trabalhos.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee