Quibi era a Netflix para o seu telefone. Por US $ 5 com anúncios ou US $ 8 sem anúncios por mês, você tem acesso a uma biblioteca de conteúdo de vídeo feito especificamente para ser assistido em dispositivos móveis - principalmente séries de ficção, mas também programas de notícias e resumos chamados de fundamentos diários , bem como reality shows, etc.

Os dois principais argumentos de venda exclusivos do serviço eram que o conteúdo podia ser assistido tanto no modo paisagem quanto no modo retrato e que os episódios eram curtos o suficiente (de 5 a 15 minutos) para serem assistidos em movimento - por exemplo, quando se deslocam de trem , espera na fila, etc. A premissa do serviço de streaming era que as soluções existentes não eram convenientes para assistir no celular em movimento, o que deixava um buraco no mercado.

O nome Quibi deriva de Quick Bites, o nome que o serviço deu a esses episódios curtos de aproximadamente 10 minutos.

Quibi poderia ter tido sucesso?
Quibi tem estado na mira de jornalistas e analistas de tecnologia e viu muita recepção negativa e até mesmo ridículo, então é fácil seguir o fluxo e assumir que ele estava condenado desde o início.

Ainda assim, alguns dos maiores participantes da indústria do entretenimento estavam certos o suficiente no sucesso final do aplicativo para investir quase US $ 2 bilhões nele.

Com dinheiro suficiente no banco e uma equipe com histórico comprovado (e conexões poderosas) no negócio do entretenimento, o fracasso de Quibi não era tão óbvio em seu início como a maioria dos artigos online faria você acreditar.

Fundador e equipe executiva
O fundador da Quibi, Jeffrey Katzenberg, foi o ex-presidente da Disney (1984 a 1994) durante o renascimento da animação - um período em que a Disney criou alguns de seus maiores sucessos como A Pequena Sereia, O Rei Leão, Aladdin e A Bela e a Fera. Mais tarde, ele se tornou o co-fundador e CEO da Dreamworks, que produziu sucessos como Shrek, Madagascar e How to Train Your Dragon, competindo com sucesso com as animações da Disney na tela grande.

Desnecessário dizer que Katzenberg está familiarizado com a produção de conteúdo de entretenimento de sucesso, então ele parecia o cara perfeito para dirigir um novo serviço de conteúdo sob demanda semelhante ao Netflix.

Além disso, a CEO da Quibi, Meg Whitman, costumava ser a CEO do eBay e da Hewlett Packard e é membro do conselho da Dropbox e da Procter & Gamble.

Financiamento
Um dos maiores benefícios que uma equipe fundadora experiente traz para a mesa são conexões poderosas, e Katzenberg conseguiu alavancar seu nome e rede para levantar o incrível $ 1B em 2018, antes do serviço ser lançado, seguido por um adicional de $ 750M. Seus investidores incluíam Disney, 21st Century Fox, NBCUniversal, Sony Pictures, Time Warner, Lionsgate, MGM, Goldman Sachs, JPMorgan Chase e Alibaba Group : sem dúvida, um dos mais impressionantes grupos de investidores que você já encontrou.

Considerando que a Quibi está concorrendo com a Netflix (apesar de afirmar o contrário), que ela tem o mesmo modelo de negócios e que a Netflix é famosa por gastar bilhões anualmente em conteúdo original, ter capital suficiente era um pré-requisito para a Quibi competir com sucesso. Graças ao seu enorme sucesso na arrecadação de fundos, Quibi conseguiu investir cerca de US $ 1 bilhão em conteúdo original com extrema rapidez para construir sua biblioteca.

No entanto, tudo isso provou não ser suficiente para a nova plataforma de streaming.

O fim do Quibi
Quibi não tinha um caminho viável para o sucesso e teve que fechar. Em uma carta para funcionários, investidores e outras partes interessadas, Katzenberg e Whitman disseram: “Portanto, é com o coração incrivelmente pesado que hoje anunciamos que estamos encerrando o negócio e procurando vender seu conteúdo e ativos de tecnologia”.

A Quibi devolveu todo o financiamento restante aos investidores, deixou cerca de 250 funcionários em busca de novas oportunidades e atualmente está procurando compradores de sua tecnologia e conteúdo.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee