Blog Diferente Para Ser Diferente

Seja Uma Pessoa Melhor, Diferente Você já é ! - Junte-se ao Grupo de Amigos do Seja Hoje Diferente - Bem Vindo (a).

Na hora de escolher o imóvel, é preciso que você entenda qual é o seu intuito atual e futuramente.

Decidir comprar um imóvel é um passo importante em direção ao futuro. No entanto, a grande maioria das pessoas que pensa em comprar um imóvel considera apenas o presente, esquecendo de considerar o futuro.

Essa ideia é importante porque a vida muda bastante com o passar dos anos e, nem sempre, substituir o imóvel é algo rápido ou fácil de ser feito. Portanto, antes de tomar esse passo tão importante, é preciso analisar o tamanho da família, os planos para o futuro e o perfil de comprador.



Como descobrir?

Hoje em dia, há sites e aplicativos que ajudam a descobrir qual é o seu perfil de comprador. Isso é importante porque dá um direcionamento do tipo de imóvel que é mais indicado para as suas características, tornando a compra mais assertiva.

Uma pessoa solteira, que vem de outro país ou estado, por exemplo, tem uma necessidade diferente de quem está constituindo uma família. Os planos para o futuro e a forma como “usamos” a casa também são determinantes para sabermos qual será a metragem e a localização ideais, por exemplo.

Onde está?

Até o ano passado, a grande maioria das pessoas que tinha a intenção de comprar um imóvel dava preferência por aqueles que fossem próximo ao local de trabalho. Com a chegada do home office, este passou a ser um critério menos explorado, enquanto o tamanho do imóvel tornou-se mais importante e determinante para a transação imobiliária.

Também há muita gente que abre mão de ter um carro próprio e prioriza o transporte coletivo ou alternativo. Nesses casos, pode ser importante morar próximo a estações de trem, metrô ou ciclovias.

Além disso, é essencial entender se a pessoa está buscando um imóvel para uso próprio ou para investir dinheiro. Isso vai ajudar a selecionar o bairro e o tipo de zona (residencial, comercial, mista, etc).

Abaixo, veja mais detalhes sobre os principais perfis de compradores imobiliários.

Investidor

O comprador que está adquirindo o imóvel para investir dinheiro pode ter um objetivo em mente com a compra, sendo preciso entendê-lo. O imóvel pode ser adquirido para uso profissional, montando consultórios ou escritórios próprios.

Nesse caso, é preciso buscar um imóvel comercial, que atenda às demandas de espaço que as profissões necessitam. Pode ser uma sala comercial ou mesmo uma casa.

Outra possibilidade é a locação, gerando renda por meio do aluguel do imóvel adquirido.

Morador a passeio

Outro perfil de comprador é o daquela pessoa que busca um imóvel para descanso. Pode ser um apartamento, uma chácara ou uma casa, geralmente em uma cidade menor, seja no interior ou no litoral. O novo lar pode ser usado para relaxar aos fins de semana e feriados, passar férias ou alugar para temporada.

Recém-casados

A sabedoria popular diz que “quem casa quer casa”. Aí, a ideia é buscar um cantinho para o início da vida a dois. A maioria dos casais nessa situação busca um imóvel ainda na planta para ter tempo de planejar o casamento e a montagem da residência com tranquilidade.

Para essas pessoas, o ideal é pensar em um local com, pelo menos, dois quartos e duas vagas de garagem, considerando o crescimento da família no futuro.

Temporário

Outro perfil de comprador é o temporário: a pessoa que vai passar apenas um tempo determinado no local, como trabalhador ou estudante, mas quer fugir do aluguel. Para esse público, um espaço menor e prático de manter no dia a dia acaba sendo a melhor pedida. A localização e a infraestrutura do bairro também influenciam a decisão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja abaixo mais um artigo do Seja Hoje Diferente!