Entenda se investir o seu dinheiro na poupança ainda é rentável ou se é melhor procurar por outras opções de aplicações.

A pandemia causada pelo novo coronavírus chegou para deixar a vida de todo mundo de cabeça para baixo e mudar muito a rotina de todos os brasileiros. Muita gente que acreditava ter uma renda estável e um bom emprego, percebeu que a situação não é bem essa. Diante desse cenário instável, houve um aumento no número de pessoas repensando as suas preferências de investimento. 

Com toda a situação causada pela Covid-19, dúvidas como: se investir na poupança ainda é um bom negócio ou se o PBGL vale a pena, começaram a surgir. Não é de hoje que há muitas questões e desconfianças sobre o rendimento da poupança. 

É inegável que a poupança já foi um bom investimento e o preferido dos brasileiros, mas será que atualmente ainda é rentável? Apesar de todos os questionamentos e dúvidas, a poupança, sem sombra de dúvidas, ainda é o investimento favorito dos brasileiros, de maneira geral. 

Alguns aspectos contribuem para tamanha popularidade, tais como: facilidade de investir, ausência de taxa para saque e de cobrança de imposto de renda sobre os rendimentos. Contudo, é necessário repensar essa escolha. Confira as razões para isso.

Como analisar se a poupança é um bom investimento

Apesar de ser um investimento muito confiável e bem popular, para tirar a sua dúvida sobre se vale a pena ou não colocar o seu dinheiro na poupança é necessário analisar alguns aspectos. 

Qualquer investimento tem seus pontos positivos e negativos, por isso cada pessoa deve analisar a sua própria situação e expectativas futuras para decidir se a poupança é uma boa alternativa. Para te ajudar nesse trabalho, separamos alguns parâmetros que você deve ficar atento antes de aplicar o seu dinheiro. Confira:

Rendimento 

Atualmente, um investimento na poupança apresenta um rendimento de 70% da taxa Selic somada a taxa referencial (TR). No momento, a Selic está em 3% e a TR está com valor de 0. 

Para um melhor entendimento, você precisa saber que a Selic é a taxa básica de juros do Brasil e funciona como uma ferramenta para controle da inflação e estimulação da economia utilizada pelo governo.

Dessa forma, podemos concluir que o rendimento da poupança está em 2,1% ao ano. Esse é o valor que você obterá em mãos livre do desconto do imposto de renda. Apesar de ser um valor bem baixo, não podemos esquecer que o país se encontra no meio de uma crise econômica e sanitária causada, principalmente, pelo coronavírus.

Segurança

Apesar da alta popularidade, a poupança não é o investimento mais seguro do país, conforme muita gente ainda acredita. 

É importante lembrar que a segurança de uma aplicação está diretamente relacionada com a saúde financeira do banco e do fundo garantidor de crédito (FGC), que é capaz de assegurar depósitos de até 250 mil reais por CPF por instituição financeira em caso de falência da mesma. 

Assim, é possível citar outros investimentos bastante parecidos com a poupança que apresentam rendimentos maiores e que são mais seguros. Alguns bons exemplos que você deve ter em mente são: tesouro Selic e CDBs. Para começar a investir em qualquer um dos dois basta abrir uma conta em uma corretora de valores.

Desvantagens

Certamente a principal desvantagem de usar a poupança como opção de investimento é a sua baixa taxa de rendimento. Além disso, outro ponto que desestimula qualquer investidor é o fato de que esse rendimento só cairá na sua conta depois de um mês após o dia do depósito. 

Isso significa que, caso você tenha feito o depósito dia 7, somente no dia 7 de todos os meses seguintes você terá acesso ao rendimento do mês anterior. Caso você tenha interesse em resgatar o valor antes dessa data, perderá todo o rendimento referente ao último mês que ainda não foi "completo".

Onde investir seu dinheiro

Ainda que a poupança seja amplamente conhecida e que seja um investimento relativamente fácil de lidar, existem outras opções melhores que estão na mesma categoria. Como primeiro exemplo, podemos citar o tesouro Selic que é mais seguro que a própria poupança e seu rendimento é o mesmo da Taxa Selic, 3% ao ano. 

Embora haja cobrança de IOF nos primeiros 30 dias de depósito e cobrança de imposto de renda sobre o rendimento, a longo prazo, o tesouro Selic rende mais simplesmente porque você não precisa esperar um mês inteiro para recolher seu rendimento. 

Outra boa opção para quem quer investir de maneira segura, são os CDBs. Para se dar bem nesse tipo de investimento é necessário se atentar para o vencimento desse ativo, porque em alguns casos só será possível resgatar o dinheiro apenas na data final estabelecida, podendo ser daqui a 6 meses ou 4 anos. 

Assim, é possível perceber que existem outras boas opções além da velha poupança. Caso esteja procurando maior por um rendimento maior e mais atrativo, mantenha em mente os CDBs de liquidez diária e o Tesouro Selic. Os dois são ótimas opções para curto prazo e não exigem um valor alto para começar a investir.  
Postagem Anterior Próxima Postagem

Shopee