Blog Diferente Para Ser Diferente
Somos diferentes, não há um ser humano sequer igual; nosso objetivo é ser diferente unindo os diferentes neste site diferente para quem é diferente, vem com a gente!

Existem comportamentos que podem te ajudar a viajar e conhecer aquele lugar que você tanto sonha. Para isso, é necessário apenas apenas saber planejar, se organizar e mudar alguns hábitos que podem sabotar os objetivos.
As viagens não são luxos, mas, sim, necessárias para aumentar nosso conhecimento e cultura, descansar a mente e abrir possibilidades de conhecer lugares novos. 
E por mais que pareça impossível, com algumas dicas é possível realizar esse sonho.
Pensando nisso, neste artigo vamos falar um pouco sobre a importância do planejamento financeiro, dar dicas de economia e mostrar como isso pode ajudar em outros objetivos pessoais. Acompanhe!

Importância do planejamento financeiro

Economizar dinheiro é algo fundamental para vários objetivos na vida, inclusive para as viagens. É preciso estar preparado para os riscos de imprevistos que podem estragar toda a experiência, principalmente se você estiver em outro país.
Por isso, é necessário se planejar e levar em conta alguns fatores como:
Despesas diárias;
Reserva para impostos e taxas;
Reserva para gastos com medicamentos;
Dinheiro para hospedagem emergencial.
Os gastos diários são óbvios quando se faz uma viagem, isso porque precisamos nos alimentar e também se divertir.
Tudo isso envolve dinheiro, e se a pessoa não tem uma reserva para isso, vai ter que racionar o valor que possui, podendo até ter que deixar de comprar souvenires como uma agenda escolar personalizada do local para levar de lembrança da viagem.
Gastos inesperados com medicamentos, entre outros, também podem surgir, por isso é necessário planejamento para estar preparado. 
Vale lembrar que o seguro viagem vai realizar o reembolso quando você retornar da viagem.
Além disso, voos com escala podem atrasar, um risco assumido de ter que pagar uma hospedagem emergencial em outra moeda. 

Dicas para economizar

Levando em conta todos os pontos citados anteriormente, você pode usar uma agenda personalizada para anotar as dicas a seguir e economizar para a sua próxima viagem.  

1. Reservar um local para guardar o dinheiro

Ter uma conta ou até mesmo um pequeno cofre ajuda a guardar melhor o dinheiro. 
Isso porque fica mais fácil compreender que a quantia guardada naquele local não deve ser mexida até a concretização da viagem.
A poupança é uma boa opção, mas o tesouro direto é ainda melhor, uma vez que os ganhos são maiores.

2. Planilha ou agenda de anotações

É importante se organizar e colocar tudo em uma planilha, agenda e até mesmo um caderno personalizado ajuda muito nesse momento.
Com esses recursos, é possível mapear o dinheiro, saber onde e como ele foi gasto, quanto está sendo economizado, além de identificar maneiras de evitar as dívidas.

3. Mudar alguns hábitos

Para algumas pessoas, o que falta para começar a economizar é mudar alguns hábitos. 
Um exemplo disso é cortar gastos supérfluos, como almoçar ou jantar fora, fazer exercícios em casa ao invés de pagar academia e evitar comprar extras e desnecessárias.
Ao ir ao supermercado, compre apenas o que você precisa, pois muita gente vai com uma lista, compra itens que não precisava e até se esquece daquilo que era importante.
Outra boa dica é optar pelo transporte público ao invés de gastar combustível para ir ao trabalho, ou escolher ir a pé ou de bicicleta, caso você more próximo ao seu emprego.

4. Vender o que não usa mais

Parece que não, mas muitas vezes temos em casa itens que não usamos mais, mas que ainda têm valor e podem ser vendidos, como livros, roupas em bom estado, sapatos, joias, aparelhos eletrônicos etc.
Ao vendê-los, é possível conseguir um dinheiro extra para uma viagem com todo o conforto, como aluguel de ônibus para viagem, hospedagem em bons hotéis, entre outras regalias.

5. Usar milhas

As milhas ajudam a viajar sem gastar praticamente nada com as passagens. Mesmo que não cubram todo o preço da viagem, as milhas com certeza vão abater bem o valor e dar um alívio para o bolso.
Para isso, basta se cadastrar em programas para acumular milhas, inclusive do seu próprio cartão de crédito. 
Quanto mais pontos uma pessoa conseguir juntar, mais vantagens ela terá ao adquirir suas passagens.

Conclusão

Realizar a viagem dos sonhos é possível para todos, desde que haja muita disciplina, foco e determinação quando o assunto são as finanças e o planejamento financeiro.
E isso também é importante para outros objetivos, como uma reforma e compra de imóveis, para trocar de carro, casar-se e até fazer uma boa faculdade. Portanto, economizar é o primeiro passo para tornar os seus sonhos realidade.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Postagem Anterior Próxima Postagem
Seja Um Apoiador do SHD - Nos Ajude a Ajudar
Seja Um Apoiador do Blog SHD Brasil