Seja Diferente, Junte-se ao Seja Hoje Diferente.
Conheça tudo o que é essencial antes de começar a investir no mercado financeiro e não perca dinheiro.
Estudar para entender o mercado financeiro é a melhor forma de dar o pontapé inicial na vida de investidor. Há diversas formas de se informar, seja pela internet, com consultores especializados ou através de livros sobre investimento, o importante é sempre se manter atualizado sobre esse conteúdo.
A cada ano cresce no Brasil o número de pessoas interessadas em realizar aplicações financeiras, mas boa parte ainda não sabe o que é necessário para começar a investir. Para mudar essa situação e perder o medo, o único caminho é o conhecimento. Através da informação é possível ganhar confiança e entrar de vez no mercado financeiro!
Por que investir?
O investimento deve ser visto como uma ação próxima à sua realidade, seja ela qual for. Todo ser humano possui vontade de realizar alguma atividade, seja uma viagem, a compra de um imóvel ou a abertura de um empreendimento. Para realizar tudo isso é necessário capital, certo?
Muita gente acredita que a melhor alternativa para alcançar tudo isso seja economizando, entretanto, esse tipo de mentalidade te faz perder bastante dinheiro ao longo dos anos.
Pense bem: R$ 50 guardados há 10 anos não valem a mesma coisa que R$ 10 atualmente. Isso ocorre por conta da inflação, que modifica o poder de compra do dinheiro ao longo do tempo.
Sendo assim, a melhor forma de manter o dinheiro "atualizado" é através de um investimento, visto que o montante aplicado irá render e será modificado de acordo com a inflação. Dependendo do ativo escolhido é possível, inclusive, obter ganhos acima da inflação e aumentar ainda mais a sua renda.
Estabeleça objetivos
Como começar a investir é a principal dúvida de todo mundo que se interessa por esse assunto. O primeiro passo é tornar claro para você mesmo os principais motivos para o seu investimento. Por que você quer fazer o seu dinheiro crescer? Pode ser qualquer razão, desde abrir seu próprio negócio até realizar um intercâmbio, por exemplo.
Esse primeiro passo é essencial para determinar o quanto você quer ter no futuro e o quanto tempo você tem disponível para o rendimento do dinheiro. O ideal é ter, no máximo, cinco objetivos e dividi-los por prazo de realização: curto, médio e longo.
Determine o seu montante inicial
A seguir, você deve determinar quanto vai custar cada um dos seus objetivos. Esse tipo de levantamento é essencial para estabelecer a quantia inicial a ser investida para cada aplicação. Ou seja, essa é a hora de encarar a realidade e ser totalmente honesto nas contas.
Os investimentos podem ser feitos de duas formas: ou de uma vez só ou uma quantia a cada mês. A maneira escolhida não importa, o mais importante é conseguir arcar com o investimento e se certificar de que está dentro do seu orçamento e que irá conseguir manter a meta pré estabelecida.
Saiba definir o melhor tipo de investimento para você
Conhecer as diferenças entre investimentos de renda fixa e renda variável é imprescindível para determinar como agir no mercado financeiro. Investimentos de renda fixa consistem em títulos públicos ou privados que são empréstimos do seu dinheiro direto para uma instituição. São eles:
● Tesouro Direto;
● CDB;
● LCI/LCA;
● CRI/CRA;
● LC;
● Debêntures;
● Fundos de investimentos.
Em troca do seu empréstimo para a instituição, você recebe uma taxa de rendimento mensal, que pode ser pré ou pós fixada. A pré fixada funciona como uma rentabilidade fixa e é independente das condições do mercado. A pós fixada é ligada a um indexador da economia, como o CDI. o IPCA e a taxa Selic, por exemplo.
Já os investimentos de renda variável são relativos aos investimentos da bolsa de valores. Ao optar por esse tipo de investimento, os rendimentos não são fixos e não há como prever a rentabilidade futura. Os investimentos de renda variável que você pode escolher são:
● Ações;
● Commodities;
● Fundos de Investimentos Imobiliários;
● Contratos futuros;
● COE,
● Exchange Traded Funds.
A partir da escolha do melhor tipo de investimento para você, visando seus objetivos pré-estabelecidos, é claro, está na hora de efetivamente investir. Com o conhecimento necessário, os objetivos traçados e planejamento financeiro em dia é possível começar a investir a qualquer momento!
O que é preciso saber para começar a investir
Redação SejaHojeDiferente.Com
0
Comentários
Tags
Economia e Finanças
Redação SejaHojeDiferente.Com
A equipe de jornalismo do Seja Hoje Diferente oferece notícias diárias sobre desenvolvimento pessoal e profissional, com foco em Administração, Negócios e Empreendedorismo. Abordamos temas como Carreira, Liderança, Marketing, Tecnologia, Saúde e Bem-Estar, entre outros.