Seja Diferente, Junte-se ao Seja Hoje Diferente.


Conheça tudo o que é essencial antes de começar a investir no mercado financeiro e não perca dinheiro.

Estudar para entender o mercado financeiro é a melhor forma de dar o pontapé inicial na vida de investidor. Há diversas formas de se informar, seja pela internet, com consultores especializados ou através de livros sobre investimento, o importante é sempre se manter atualizado sobre esse conteúdo.

A cada ano cresce no Brasil o número de pessoas interessadas em realizar aplicações financeiras, mas boa parte ainda não sabe o que é necessário para começar a investir. Para mudar essa situação e perder o medo, o único caminho é o conhecimento. Através da informação é possível ganhar confiança e entrar de vez no mercado financeiro!

Por que investir?

O investimento deve ser visto como uma ação próxima à sua realidade, seja ela qual for. Todo ser humano possui vontade de realizar alguma atividade, seja uma viagem, a compra de um imóvel ou a abertura de um empreendimento. Para realizar tudo isso é necessário capital, certo?

Muita gente acredita que a melhor alternativa para alcançar tudo isso seja economizando, entretanto, esse tipo de mentalidade te faz perder bastante dinheiro ao longo dos anos. 

Pense bem: R$ 50 guardados há 10 anos não valem a mesma coisa que R$ 10 atualmente. Isso ocorre por conta da inflação, que modifica o poder de compra do dinheiro ao longo do tempo. 

Sendo assim, a melhor forma de manter o dinheiro "atualizado" é através de um investimento, visto que o montante aplicado irá render e será modificado de acordo com a inflação. Dependendo do ativo escolhido é possível, inclusive, obter ganhos acima da inflação e aumentar ainda mais a sua renda.

Estabeleça objetivos

Como começar a investir é a principal dúvida de todo mundo que se interessa por esse assunto. O primeiro passo é tornar claro para você mesmo os principais motivos para o seu investimento. Por que você quer fazer o seu dinheiro crescer? Pode ser qualquer razão, desde abrir seu próprio negócio até realizar um intercâmbio, por exemplo. 

Esse primeiro passo é essencial para determinar o quanto você quer ter no futuro e o quanto tempo você tem disponível para o rendimento do dinheiro. O ideal é ter, no máximo, cinco objetivos e dividi-los por prazo de realização: curto, médio e longo. 

Determine o seu montante inicial

A seguir, você deve determinar quanto vai custar cada um dos seus objetivos. Esse tipo de levantamento é essencial para estabelecer a quantia inicial a ser investida para cada aplicação. Ou seja, essa é a hora de encarar a realidade e ser totalmente honesto nas contas. 

Os investimentos podem ser feitos de duas formas: ou de uma vez só ou uma quantia a cada mês. A maneira escolhida não importa, o mais importante é conseguir arcar com o investimento e se certificar de que está dentro do seu orçamento e que irá conseguir manter a meta pré estabelecida. 

Saiba definir o melhor tipo de investimento para você

Conhecer as diferenças entre investimentos de renda fixa e renda variável é imprescindível para determinar como agir no mercado financeiro. Investimentos de renda fixa consistem em títulos públicos ou privados que são empréstimos do seu dinheiro direto para uma instituição. São eles:

Tesouro Direto;
CDB;
LCI/LCA;
CRI/CRA;
LC;
Debêntures;
Fundos de investimentos.

Em troca do seu empréstimo para a instituição, você recebe uma taxa de rendimento mensal, que pode ser pré ou pós fixada. A pré fixada funciona como uma rentabilidade fixa e é independente das condições do mercado. A pós fixada é ligada a um indexador da economia, como o CDI. o IPCA e a taxa Selic, por exemplo. 

Já os investimentos de renda variável são relativos aos investimentos da bolsa de valores. Ao optar por esse tipo de investimento, os rendimentos não são fixos e não há como prever a rentabilidade futura. Os investimentos de renda variável que você pode escolher são:

Ações;
Commodities;
Fundos de Investimentos Imobiliários;
Contratos futuros;
COE,
Exchange Traded Funds.

A partir da escolha do melhor tipo de investimento para você, visando seus objetivos pré-estabelecidos, é claro, está na hora de efetivamente investir. Com o conhecimento necessário, os objetivos traçados e planejamento financeiro em dia é possível começar a investir a qualquer momento!  
Postagem Anterior Próxima Postagem

Shopee