Poucos cineastas tiveram um impacto tão grande na forma do cinema do final do século 20 quanto o diretor britânico  Ridley Scott , juntando-se a um panteão exclusivo de artistas como Martin Scorsese, Francis Ford Coppola e Stanley Kubrick. Graças ao seu grande alcance e ambição cinematográfica, ele estabeleceu seu nome no panteão dos melhores diretores que já agraciaram a tela prateada.

Entrando na indústria no final dos anos 1970, o jovem diretor começou a trabalhar com comerciais e curtas-metragens enquanto dirigia o estranho episódio de séries aleatórias, incluindo  Adam Adamant Lives! em 1966 e  The Informer  um ano depois. Embora, assim como muitos de seus colegas, esses projetos fossem meros trampolins, já que o verdadeiro interesse de Scott estava na ficção científica, tendo sido inspirado pela escrita de HG Wells quando criança. 

Enquanto Wells o levaria para a ficção científica, foi o colega cineasta Stanley Kubrick quem o ajudou a reconhecer que seu futuro pertence ao cinema, especificamente devido ao impacto de seu filme de 1968,  2001: Uma Odisséia no Espaço . Falando com  o The Telegraph  em 2017, ele relembrou: “Assim que vi isso, soube o que poderia fazer”, com a influente obra-prima de ficção científica inspirando inúmeros cineastas e fãs ao longo de várias gerações. 

Figura sagaz do cinema, Scott ajudou a manipular o futuro da ficção científica desde os anos 1970, continuando a inovar até hoje. 

Os seis filmes definitivos de Ridley Scott:

 Alien (1979)

A carreira de Scott no cinema começaria em 1977 com o lançamento do drama histórico  The Duellists,  anterior aos filmes de ação de espadas e sandálias do século 21 pelos quais ele se tornaria famoso. O sucesso moderado de crítica e comercial do filme o  levaria a interpretar a ficção científica  Alien  de 1979 com roteiro de Dan O'Bannon , com o lançamento ajudando-o a florescer como um dos nomes mais promissores do cinema. 

"No espaço, ninguém pode ouvir você gritar". Transcendendo o gênero e a forma cinematográfica, este slogan icônico para  Alien de Ridley Scott  ecoa em todo o zeitgeist cultural como um lembrete ameaçador da natureza enigmática do espaço sideral. Enfatizando o horror sobre a fantasia, o filme único, industrial e sexual de Scott permanece totalmente inesquecível.

Blade Runner (1982)

Depois  que Alien  causou uma tempestade cultural, Scott considerou ambiciosamente assumir o influente romance de ficção científica de Frank Herbert,  Duna,  embora rapidamente tenha recusado o conceito por ser um pouco assustador. Em vez disso, ele assumiu outro clássico do gênero na forma de  Androids Dream of Electric Sheep?,  de Philip K. Dick, adaptando o livro em 1982 para seu terceiro longa-metragem,  Blade Runner  , estrelado por Harrison Ford.

Situado em 2019, o filme de Scott se passa em uma versão futurista de Los Angeles repleta de andróides, alienígenas e uma infinidade de carros voadores. A história segue o policial Rick Deckard (Ford), encarregado de perseguir e exterminar quatro replicantes que roubaram uma nave espacial na esperança de descobrir seu criador. Um conto de ficção científica impressionante,  Blade Runner,  é um clássico da ficção científica e uma obra-prima existencial futurista. 

Thelma & Louise (1991)

Com o peso da ficção científica do século 20 em seus ombros após sucessos consecutivos, Scott deu um passo atrás no gênero em meados da década de 1980, abordando a fantasia  Legend  em 1985 antes do drama criminal  Someone to Watch Over Me  em 1987 e o filme de ação  Black Rain  em 1989. Ele seguiu na mesma linha com seu próximo filme, seguindo um trio de lançamentos medíocres com  Thelma & Louise  em 1991.

Onde muitas vezes um protagonista masculino agarrava o volante de um road movie,  Thelma & Louise  se inspira no  Sugarland Express de Spielberg  e reimagina o típico filme masculino com protagonistas femininas, além de um frescor que viria a redefinir o gênero. Um marco do cinema feminista, o filme, escrito por Callie Khouri, é um olhar intransigente sobre a experiência feminina contemporânea, separando as atitudes masculinas chauvinistas.

Gladiador (2000)

Depois de se desviar da ficção científica no final dos anos 1980 e início dos anos 1990, Scott voltou ao gênero de drama histórico com o qual se interessou por  The Duellists , dirigindo  1492: Conquest of Paradise  em 1992. O drama  White Squall  seguiu em 1996, ao lado de  GI Jane  com Demi Moore em 1997, antes de Scott dar um tempo e voltar com o épico blockbuster histórico  Gladiador  em 2000.

Reminiscente dos épicos clássicos da antiguidade, o filme de Scott estrelou Russell Crowe como Maximus, um general romano que é traído e relegado a lutar até a morte como um gladiador, onde ele constrói uma rivalidade com Commodus (interpretado por Joaquin Phoenix). Amado por muitos,  Gladiador  ganhou o Oscar de Melhor Filme em 2001, com Crowe também recebendo o Oscar de Melhor Ator Principal. 

Gângster Americano (2007)

Quando Scott entrou no século 21, sua filmografia deu uma guinada estranha, com o cineasta aparentemente assumindo uma variedade aleatória de filmes. Esses filmes incluíram o drama policial Hannibal com Anthony Hopkins em 2001, o filme de guerra moderno Black Hawk Down no mesmo ano e a comédia A Good Year em 2003, para citar apenas alguns. Esses filmes variam em qualidade, com o lançamento de American Gangster em 2007 pondo fim a essa tendência de mediocridade.

Estrelado por Russell Crowe, que se tornou uma espécie de colaborador regular depois de trabalhar em Gladiator e A Good Year, ao lado de Denzel Washington, Chiwetel Ejiofor e Josh Brolin, o filme segue um policial pária de Nova York (Crowe) que é acusado de roubar drogas no Harlem. senhor Frank Lucas (Washington). Exibindo a proficiência de Scott na direção de uma ampla gama de gêneros, American Gangster é um exemplo da extraordinária versatilidade do cineasta.

O Último Duelo (2021)

Assim como na primeira metade da década, Scott lutou com consistência após o lançamento de  American Gangster,  dirigindo filmes intermediários como  Body of Lies  em 2008,  Robin Hood  em 2010, a   prequela  de Alien Prometheus  em 2012 e o filme sete vezes indicado ao Oscar  O marciano  em 2015. Embora alguns desses filmes impressionassem, outros careciam da inovação de seus esforços anteriores. 

Seu filme mais recente de 2021,  The Last Duel,  é certamente o mais criativo e tecnicamente proficiente de seus últimos lançamentos, com o filme seguindo Knight Jean de Carrouges, que recebe a ordem de resolver uma disputa com seu escudeiro desafiando-o para um duelo. Estrelado por nomes como Matt Damon, Adam Driver, Ben Affleck e Jodie Comer,  The Last Duel leva o público de volta à majestade de clássicos como  The Duellists  e  Gladiator .

Com o lançamento do sucesso de crítica, Scott provou que ainda era capaz de proezas cinematográficas, com seu futuro na indústria apontando para uma inovação ainda mais magistral.

Veja também:

Alien e Predador em Copacabana?

2 Comentários

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

  1. Ridley Scott deve e merece respeito, parabéns por incentivar os iniciantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certesa Erick o Scott tem meu respeito bem se você viu ai no menu do topo do seja hoje diferente na terceira gaveta em "Curto" você vai perceber que o Ridley Scott é um dos principais diretores que adoro e já vi todos os filmes. Abs.

      Excluir

Postar um comentário

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee