Dino De Laurentiis , apelido de Agostino De Laurentiis , (nascido em 8 de agosto de 1919, Torre Annunziata , Itália - falecido em 11 de novembro de 2010, Beverly Hills , Califórnia , EUA), produtor de cinema americano nascido na Itália conhecido por sua produção prolífica de filmes que vão do populista ao cerebral .

De Laurentiis - um dos sete filhos - foi criado perto de Nápoles . Depois de deixar a escola aos 15 anos, ele trabalhou brevemente para seu pai, um fabricante de massas, antes de frequentar o Centro Sperimentale di Cinematografia, uma escola de cinema em Roma . Ele atuou e realizou biscates em sets de filmagem antes de produzir seu primeiro filme aos 20 anos. Ele marcou seu primeiro sucesso com Riso amaro (1949;Bitter Rice ), drama sobre arrozeiros italianos dominado pela presença sensual de Silvana Mangano, sua futura esposa.

De Laurentiis formou uma empresa de produção conjunta com o colega produtor Carlo Ponti e produziu filmes como o de Federico FelliniLa strada (1954) e Le notti di Cabiria (1957; As Noites de Cabiria ), ambos premiados com o Oscar de melhor filme estrangeiro. Em 1964 abriu um estúdio, Dinocittà, onde realizou vários épicos; a falta de sucesso, combinada com restrições nacionalistas cada vez mais rígidas à produção de filmes, o forçou a vender o estúdio no início dos anos 1970. Nessa época, já havia estabelecido fortes relações com os estúdios americanos, principalmente a Paramount Pictures , que distribuía Romeu e Julieta (1968) e Bárbara (1968).

De Laurentiis então se mudou para os Estados Unidos , onde produziu filmes populares como o drama policialSerpico (1973) - os direitos adquiridos quando a biografia em que se baseou era apenas um rascunho de 20 páginas -Desejo de Morte (1974), Três Dias do Condor (1975), e King Kong (1976), bem como Ragtime (1981), uma adaptação elogiada pela crítica de EL Doctorow . Em 1984, ele abriu outro estúdio de cinema em Wilmington , Carolina do Norte e, depois de projetar o De Laurentiis Entertainment Group (DEG), uma empresa guarda-chuva, abriu escritórios de produção na Austrália . DEG falhou quatro anos depois, embora tenha conseguido lançar clássicos como o do diretor David Lynch. Veludo Azul (1986) e Excelente aventura de Bill e Ted (1989).

No entanto, a produtora que ele fundou (1983) com sua futura esposa, Martha Schumacher, sobreviveu para produzir clássicos cult como Army of Darkness (1992). De Laurentiis também adquiriu os direitos dos romances de Thomas Harris sobre o serial killer Hannibal Lecter e, embora não estivesse envolvido com a produção de O Silêncio dos Inocentes (1991), ele produziu Manhunter (1986) - mais tarde refeito como Dragão Vermelho (2002)—Hannibal (2001) e Hannibal Rising (2007).

Em 2001, De Laurentiis recebeu o Irving G. Thalberg Memorial Award pelo conjunto de sua obra pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee