Falhas na gestão financeira causam a falência das várias empresas brasileiras. De cada cem novos negócios, vinte morrem já no primeiro ano, de acordo com pesquisas do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
“É comum que empreendedores estejam perdendo dinheiro e nem saibam, pois muitos não entendem da parte financeira de seu negócio”, comenta o especialista na APS New Consultoria, Alexandre Pedro Silva.
A experiência financeira de Alexandre aponta que o erro mais comum realizado por um empreendedor é unir finanças empresariais com finanças pessoais. “Esse primeiro ponto já dificulta, muito, a organização do negócio”, explica.
Controle de estoque para o varejo
Se uma gestão financeira bem-feita faz total diferença no lucro e na saúde corporativa, no caso do varejo ela deve contemplar, também, o controle de estoque. Essa área, na visão do consultor da APS New, é uma das mais importantes e muitas vezes é negligenciada.
A partir do controle de estoque, a gestão comercial e administrativa consegue criar um planejamento estratégico assertivo, percebendo o que mais sai, o que precisa ser comprado, o que precisa ser renovado, o que tem dificuldade de ser vendido ou o que não está sendo utilizado na empresa.
É comum reduzir o controle de estoque ao check-list de inventário. “É mais complexo que isso, e também é uma área muito importante para o capital de giro da empresa. Sem controle de estoque, pode ter certeza, sua empresa está perdendo dinheiro”, alerta o especialista em gestão financeira da APS New.
O ponto de equilíbrio ou Break Even Point
Assim como o controle de estoque, avaliar o resultado financeiro de cada setor da empresa é um ponto importante da gestão. O resultado deles é o lucro sobre o ponto de equilíbrio das vendas e operações.
“Alguns gestores não têm na ponta da língua o número que rege o seu ponto de equilíbrio”, observa Alexandre.
Para entender se a sua empresa chegou ao ponto de equilíbrio, conhecido como Break Even Point, considere se tanto o lucro quanto as despesas estão alinhadas. Quando chega-se ao ponto de Break Even Point, é possível custear as atividades. Desta forma, o custo que a empresa possui pode ser considerado igual ao que faturou.
“Portanto, é muito importante para a administração conseguir avaliar e verificar se chegou ou não neste momento de desenvolvimento, refletindo diretamente no controle dos seus resultados. Sendo assim, é de extrema relevância que este ponto seja monitorado pela empresa, pois a partir deste momento começa a perceber os resultados adquiridos”, sinaliza Alexandre.
Não pode faltar
É consenso comum que operar no vermelho traduz um dos piores pesadelos dos empreendedores. Estruturar metas e objetivos em um bom planejamento financeiro, de acordo com o plano de crescimento do negócio, deve ser o foco de toda a corporação que visa trilhar a prosperidade. Logo depois, as estratégias, análises de custo e oportunidades que permitem à empresa ultrapassar positivamente o seu ponto de equilíbrio.
Na análise dos consultores da APS New, as empresas se tornam saudáveis quando profissionalizam a gestão financeira do seu negócio, tendo na mira o seu ponto de equilíbrio e o planejamento da sua margem de lucro e crescimento. Aliadas a gestão, as plataformas que a tecnologia oferece, visam facilitar as operações e os controles, ganhando marketshare os estabelecimentos que conseguem identificar boas oportunidades de mercado para tais fins.