Cada dia que passa vemos os avanços surgindo na área de saúde, o que inclui novos equipamentos, técnicas, aparelhos e medicamentos. Contudo, segue a valer a eficácia encontrada em substâncias naturais, sendo o caso de algumas plantas, como o boldo.
Ele que junto de muitas outras plantas e especiarias são usadas há anos por tribos indígenas, além de muitos povos nativos que foram passando o seu conhecimento sobre o uso de tais elementos para a realização de chás, entre outras formas de remédio.
Um conhecimento que inclusive vem sendo mais valorizado por quem atua no meio profissional de saúde, reconhecendo a chamada naturopatia, um método de medicina alternativa popular pela utilização de produtos naturais em tratamentos de saúde.
Ação essa que não substitui a medicina moderna, mas que deve ser considerada junto às técnicas e medicamentos modernos, já que os cuidados recentes nessa área agem justamente como uma continuidade das práticas desenvolvidas por povos antigos.
Cenário esse que destaca a importância de se realizar uma análise da qualidade da água para consumo humano em relação às fontes naturais que serão usadas, algo que as tribos nativas conseguiam analisar muitas vezes apenas através do olhar.
Esse sendo apenas um exemplo de como os povos antigos possuíam uma maior relação com a natureza, adquirindo assim um maior conhecimento sobre todos os benefícios que podem estar escondidos à sua frente, muitas vezes em uma planta comum na natureza.
E daí surgem chás muitas vezes vistos como milagrosos, quando na verdade funcionam apenas por causa da presença de nutrientes entre outras características que podem ser úteis para o tratamento dos mais diversos tipos de doenças ou enfermidades leves.
Muitas vezes se tratam de elementos que podem ser úteis tanto para a saúde como para a culinária, como o gengibre, que pode aumentar sua imunidade e ao mesmo tempo dar um gosto especial para o seu drink, sopa ou para um pacote de macarrão talharim.
Por outro lado existem aquelas plantas que acabam sendo vistos somente como remédio por causa do seu gosto peculiar, sendo esse o caso do boldo, um vegetal que vale ser visto com atenção diante dos seus benefícios para a saúde.
Quais são as características do boldo?
O boldo é uma planta que pode ser encontrada em território nacional, mas cuja origem parte do continente africano, ao mesmo tempo que também pode ser encontrado na região dos Andes no Chile, com cada região trazendo características diferentes ao boldo.
Apesar dessas mudanças, os efeitos positivos dessa planta para o corpo continuam sendo os mesmos, agindo especificamente na região do estômago, sendo um bom remédio para casos de azia, dores estomacais, além de outras enfermidades próximas.
O chá de boldo é bastante popular quando tratamos de casos de excesso de consumo, o que vale tanto para aqueles dias que você exagerou nos pratos feitos pela sua nova cozinheira residencial, como também para quem excedeu na sua quantidade de bebidas.
Uma planta conhecida pelo seu gosto amargo, cujos resultados podem valer a pena ignorar o gosto ruim, frente a possibilidade de lidar com aquela ressaca inconveniente que pode estar te impedindo de se dedicar ao trabalho logo após um longo feriado.
E quando se fala sobre os benefícios do consumo do boldo é possível fazer uma lista com uma série de vantagens, cada uma podendo estar associada a um tipo específico desse tipo de planta, sendo importante conhecer a fundo sobre essas particularidades.
Os principais tipos de Boldo
O boldo pode ser encontrado em diversas formas na natureza, sendo possível destacar quatro espécies em particular, sendo eles:
Boldo-baiano;
Boldo-da-terra;
Boldo-do-Chile;
Boldo-chinês.
Cada um desses tipos pode ser identificado por causa de algumas características físicas, facilitando assim o início de um tratamento específico, levando em conta que cada tipo de boldo pode trazer resultados diferentes, baseado em suas características específicas.
Mas como o meio ambiente não trabalha com um fabricante de etiquetas adesivas, o que facilitaria a diferenciar os tipos de plantas através das etiquetas a serem posicionadas, a solução para distinguir as versões de boldo está em características da planta e suas folhas.
Boldo-baiano
Pode ser identificado por suas folhas sem pelo, com um estilo pontiagudo e com traços serrilhados em sua borda. O boldo-baiano é ideal para quem está passando por algum desconforto estomacal, atuando, por exemplo, na redução de gases.
Boldo-da-terra
O boldo-da-terra compartilha de algumas características com a versão baiana, o que inclui suas folhas pontiagudas e serrilhadas na borda. A maior diferença está no fato dele conter pelos, diferente do tipo anterior.
Ele também atua contra a indigestão e os casos de azia, em conjunto, o chá feito dessa planta acaba se destacando também por uma ação analgésica mais direta.
Boldo-do-Chile
Contando com um modelo mais distinto, o Boldo-do-Chile possui folhas ovais, que também se destacam por nascer para dentro, tal como a folha do eucalipto. Ele possui um cheiro próximo ao hortelã, o que pode levar alguém a confundir tais plantas.
É preciso então ter cuidado para não se atrapalhar e acabar usando do boldo para fazer um drink, ao invés do hortelã, guardando assim em seu balcão refrigerado em aço inox uma bebida nada saborosa, mantendo na verdade o gosto amargo do boldo.
Apesar do gosto ruim, essa bebida pode ser bastante útil para quem busca lidar com uma forte ressaca. O mesmo vale para problemas renais, assim enfermidades no fígado. Essa folha em particular pode ser benéfica também para quem busca abrir melhor o apetite.
Boldo-chinês
O boldo-chinês é que o possui uma folha mais diferenciada, sendo elas pequenas e arredondadas, o que faz com que ele seja popularmente conhecido como "boldinho". Sua utilidade também está associada ao fígado e a problemas digestivos.
Com tantas espécies e benefícios, é fácil entender o porquê do boldo ser uma planta tão importante para quem busca cuidar da sua saúde, existindo então momentos adequados para se consumir o chá feito do boldo, seja qual for o seu tipo.
Quando devo recorrer ao boldo?
Muitos dos benefícios do boldo já foram citados, mas existem muitas outras situações onde o consumo do chá dessa planta pode se mostrar como algo de bastante valor, o que inclui:
Enjoos;
Arrotos;
Sensação de estômago cheio;
Dores estomacais;
Ressaca;
Azia;
Cólica menstrual;
Digestão lenta.
Todos esses são motivos para sempre deixar em casa um estoque de folhas de boldo, de forma a fazer um chá que pode ser levado até mesmo para o trabalho, junto de uma recém-adquirida garrafa squeeze atacado, facilitando o seu consumo.
Apesar dos seus benefícios citados, é importante ter cuidado para não exagerar no consumo desse chá, por causa dos seus efeitos fortes, sendo recomendável recorrer ao médico em caso de problemas não solucionados em relação aos que foram citados.
Existe alguma contra-indicação?
Mesmo tendo uma ação medicinal, o boldo em si não é um medicamento, no entanto, essa planta ainda conta com certas restrições, principalmente para quem sofre de casos de hepatite aguda. Esse chá também não é indicado para crianças, idosos e gestantes.
Conforme foi alertado anteriormente, o consumo por longos períodos do boldo pode também não ser muito positivo para o seu fígado, logo, nada de estocar esse chá em uma caixa de papelão para bebidas, deixando isso somente para outros sucos naturais.
Como devo consumir o boldo?
Falando de bebidas e chás, existe outra questão que normalmente costuma ser feita em relação ao boldo, que é a forma em que ele deve ser consumido e a resposta está justamente em sua versão líquida, de forma a retirar qualquer impureza das folhas.
Sendo assim é importante lavar as folhas de boldo antes do preparo do chá, sendo preciso apenas de água quente para retirar as substâncias positivas das plantas. Fora que na versão líquida torna-se mais fácil de ignorar o seu gosto incrivelmente amargo.
Para quem possui um estômago e paladar mais sensível, não conseguindo consumir esse chá justamente por causa do seu gosto forte, é indicado ferver a folha de boldo junto de capim-limão ou hortelã, com cuidado para não exagerar e encobrir os benefícios da planta.
Baseado em tudo isso é possível dizer então que o boldo, seja qual for o seu tipo, pode ser de grande utilidade no seu cotidiano, impedindo com que uma dor de estômago impeça alguém de ir ao banco e pedir antecipação cartão de crédito para o seu negócio.
O mesmo valendo para muitas atividades que seriam atrapalhadas por um certo desconforto estomacal ou até mesmo por um excesso nos copos tomados na noite anterior, tudo podendo ser resolvido através do chá do boldo.
Um gosto amargo, mas que pode levar a resultados bem doces.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.