Ter um carro nos dias atuais é um grande desafio, pois além dos diversos gastos que o automóvel exige, muitos adquirem um sem nem saber tudo o que compõe o produto e o que fazer quando determinados tipos de problemas acontecem. 


Um deles é justamente quando o carro não liga mais, o que pode acontecer com qualquer carro e em diversas situações, e para quem não entende os principais motivos desse problema, é normal que entre em desespero. 


Entretanto, isso só irá piorar a situação, e na hora do medo e do desespero, muitos acabam batendo o martelo e tendo a certeza de que o problema é com a bateria do automóvel, ou então com o seu alternador. Mas você sabe o que é cada um? 


Pois bem, a bateria de um carro é a peça que garante a energia para o seu funcionamento, é como se fosse a bateria de um celular, enquanto ela está cheia, o carro funciona normalmente, mas quando acaba, pode fazer ele parar. 


Em alguns casos, é normal que isso aconteça e que um mecânico, especialista no assunto, indique a troca dela, assim como a troca de embreagem, quando necessário, pois se trata do principal pedal de funcionamento do automóvel. 


Já o alternador é a peça que gera a energia que vai para a bateria e também para o motor do automóvel, e que, se por alguma razão, para de funcionar, também faz com que o carro não funcione mais. 


Pensando nisso e em como a maioria das pessoas ainda possui grandes dúvidas sobre esse assunto, hoje vamos conhecer mais sobre essas principais causas, assim como o que você deve fazer nesses casos e como evitar essas situações desagradáveis. 

Principais motivos para um carro não ligar

Para começo de conversa, vamos conhecer os principais motivos que podem fazer com que o carro não ligue mais, que diferente de um triciclo de carga baú, possui inúmeras razões devido às diversas peças dentro dele. Sendo assim, confira abaixo alguns deles: 

Bateria 

O primeiro deles, como bem mencionamos anteriormente, pode ser a bateria ou o alternador, caso seja a bateria, ela provavelmente já perdeu a sua eficácia devido ao grande tempo de uso e precisa ser trocada, o que é normal após alguns anos de uso. 


Quando é o alternador, provavelmente alguma pequena peça pode ter quebrado, saído do lugar ou simplesmente perdido a eficácia, nesse caso, apenas ela precisa ser trocada. Mas vale a pena ressaltar que apenas um profissional no assunto pode te assegurar disso. 

Falta de combustível 

Outro motivo muito comum e que para algumas pessoas pode até parecer algo bobo, é a falta de combustível, o que parece óbvio, mas pode acontecer na correria do dia a dia, quando a pessoa nem sempre se dá conta de que o tanque está vazio. 


Em casos de carros que contam com uma embreagem automotiva, o carro para com mais suavidade, sem dar o famoso tranco que pode ser perigoso. Caso ele pare, veja o painel do carro e se atente a luz do tanque, será ela que te falará se o carro está sem combustível. 

Combustível de má qualidade 

O combustível é extremamente importante para o funcionamento de um automóvel, portanto, caso o carro receba um combustível de má qualidade, dificilmente irá andar por muito tempo. 


Infelizmente, diversos postos de abastecimento adulteram combustíveis para obterem mais lucro, mas trazem grandes problemas para os automóveis. Por isso, abasteça o seu carro em um posto de segurança e se certifique da qualidade do que está colocado em seu carro. 

Falta de reconhecimento do combustível 

Deu para ver que o combustível é um fato essencial quando falamos da parada de um carro, não é mesmo? Pois bem, em alguns casos, existem automóveis que não reconhecem determinados tipos de combustíveis e, por isso, fazem com que o veículo pare. 


Nesse caso, além de contar com um bom guincho automotivo para te ajudar independentemente de onde estiver, é importante levar o carro para uma avaliação que te mostre qual tipo de combustível o seu carro aceita. 

Superaquecimento

O superaquecimento acontece quando o nível de água que resfria o motor do carro não é o suficiente ou quando existe algum tipo de vazamento no veículo. Nesse caso, o carro começa a esquentar muito e fazer mais fumaça do que o normal durante o funcionamento. 


Sendo assim, é importante estar atento tanto a produção de fumaça do carro quanto ao nível de água do seu motor e se ela está acabando muito rápido, caso esteja, pode ser sinal de vazamento ou problema com o motor, que precisa ser consertado por um profissional. 

Compressão do motor 

A compressão do motor é o que faz o carro funcionar como um todo e as ações realizadas durante o seu uso serem interpretadas por todas as partes do carro, isso significa que, se ela estiver ruim, o carro não irá responder mais as suas ações. 


Por isso, muitas pessoas buscam por um preço transporte aéreo acessível em viagens quando possuem esse tipo de problema, pois sabem que ele pode levar um tempo para ser solucionado, mas que terá um bom resultado nas mãos de bons profissionais. 

Problemas com a chave de ignição

A chave de ignição é a que vem junto a chave do seu automóvel e que, na maioria das vezes, conta com uma reserva em casos de quebra ou perda, principalmente quando elas acabam caindo com muita força no chão e quebram. 


Dentro dessas chaves, existe um pequeno chip que, se quebrado, não responde mais às ações e, sem isso, o carro não funciona. Nesse caso, você pode usar a sua chave reserva ou, então, procurar a concessionária ou pessoa com quem comprou o carro. 

Correia dentada

A correia dentada funciona em conjunto com o motor e comanda as válvulas do veículo, em alguns casos, a correia dentada pode arrebentar e, normalmente, isso acontece quando o carro está em movimento, ao sinal de rompimento, não dê partida no carro.


A tentativa de partida pode gerar ainda mais problemas, nesse caso, você deve entrar em contato com a concessionária e solicitar a troca da correia, e ainda pode aproveitar para garantir um insulfilm automotivo preço acessível para proteger ainda mais o seu carro.

Injeção eletrônica

A injeção eletrônica é um problema comum e que pode acontecer a qualquer momento, normalmente, diz respeito a falta ou má qualidade do óleo no carro, e quando ele faz o veículo parar, uma luz acende no painel. 


Caso isso aconteça, o mais recomendado é procurar um profissional na área para te ajudar nessa questão, não tente resolver isso sozinho, pois além de ser um processo delicado, também pode ser perigoso para quem não entende sobre o assunto. 


Esses são os principais motivos que podem fazer um carro parar de funcionar, ao acontecer algo do tipo com o seu, o importante é manter a calma e entender que para tudo existe uma solução, seja qual for o problema em questão. 

O que fazer quando o carro não liga? 

Agora que você entende sobre os principais motivos que podem fazer um carro parar de funcionar, é normal que se pergunte o que fazer nesses casos, é melhor chamar um serviço de transporte de veículos ou um especialista no assunto? 


A realidade é que ambas as soluções são boas, caso você esteja em um lugar deserto ou de difícil acesso, peça um guincho que leve o seu carro de volta para casa ou para um espaço onde você sabe que existem profissionais dispostos a te ajudar. 


E por falar nisso, contar com bons profissionais é essencial dentro desta questão, não tente mexer em nada do seu carro caso você não entenda sobre o assunto, você só irá colocar a sua segurança em risco e poderá piorar a situação do automóvel. 


Sendo assim, a qualquer sinal de problema ou se o seu carro parar, não pense duas vezes antes de levá-lo a um profissional de sua confiança para fazer a devida avaliação e, a partir disso, te dizer o que realmente aconteceu e o que pode ser feito para consertá-lo. 


É válido lembrar que, caso não tenha um profissional de confiança, é possível achar diversos na internet, assim como uma pessoa consegue achar a melhor compra de sucata de alumínio em poucos segundos. 

Ações para evitar esses problemas

Para finalizar, não poderíamos deixar de dar algumas dicas que te ajudem a evitar esses tipos de problemas, afinal de contas, é sempre melhor prevenir do que remediar, não é mesmo? Sendo Assim, confira abaixo como agir: 


  • Fazer a vistoria do carro de tempos em tempos;

  • Estar atento aos sinais de problemas;

  • Evitar mexer em algo que você não sabe;

  • Realizar a sua manutenção periodicamente; 

  • Entender os sinais do carro para saber quando há problemas;

  • Conhecer bem o modelo e tipo do seu automóvel;

  • Levar e contar sempre com um bom profissional. 


Essas são ações simples, mas que fazem toda a diferença na rotina de quem possui um carro, pois irá te deixar tranquilo para andar com o seu automóvel sem grandes problemas, além de evitar maiores confusões no futuro. 


Dessa forma, você saberá que conta com um veículo de qualidade e segurança para você e quem andar com você, e caso algum problema aconteça, você já sabe a quem recorrer e o que fazer para resolver isso da melhor maneira possível. 


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Shopee Brasil:
Ofertas incríveis - Melhores preços do Mercado.
Confira as ofertas especiais na Shopee aos visitantes do SHD.
Aproveite agora mesmo! De uma olhada clicando aqui.

Canais de Notícias e Informações do Blog SHD.
Rerceba em primeira mão diariamente os principais destaques do blog.
Inscreva-se nos canais de notícias:
Canal SHD no Whatsapp clique aqui.
Canal SHD no Telegram clique aqui.

Amigos, Parceiros e Visitantes: 
Precisamos de sua ajuda para manter esse blog vivo.
De pouco em pouco chegamos ao muito!
Nos ajude com um café através do pix 11 98363-7919

Participe deixe seu comentário

O você achou desta publicação?
Qual sua opinião a respeito?
Gostaria de acrescentar algo?

Postagem Anterior Próxima Postagem
GeraLinks - Agregador de links Trends Tops topics