A dor de garganta é um problema comum entre diversos brasileiros e muitas pessoas ao redor do mundo. Ela se caracteriza pela inflamação dos canais mais conhecidos como faringite, laringite e as amídalas, que se encontram exatamente na região da garganta.

Quando inflamados, esses canais acabam trazendo muito desconforto para o dia a dia, pois além de dores e coceiras, impede que a pessoa realize até mesmo ações simples, como comer, falar e beber água.

O Brasil, um país tropical, ainda conta com muitos estados onde o clima é bem seco ou muda bruscamente em um curto período de tempo, fatores como esses fazem com que a dor de garganta apareça e ainda pode desenvolver diversos outros problemas, como:

  • Alergias;

  • Rinite;

  • Sinusite;

  • Bronquite;

  • Pneumonia.

Claro que tudo isso depende de um conjunto de fatores que não envolve apenas o clima de onde vive, mas o seu histórico familiar e também os cuidados que você mantém com a sua saúde no dia a dia.

Por isso, é extremamente importante realizar os exames de rotina, principalmente antes de procurar por uma empresa de aluguel de vans para viajar com a família ou amigos, pois assim você garante que não irá transmitir nada para ninguém.

Tendo em vista que a dor de garganta é um problema que incomoda muito as pessoas, é importante entender quais as principais causas desse problema, como tratá-los até mesmo dentro de casa e também como evitar esse tipo de problema.

Pensando nisso, hoje iremos conhecer as principais causas da dor de garganta, assim como alguns tratamentos naturais e caseiros, além de dicas para prevenção dela e a importância do acompanhamento médico em alguns casos.

Principais causas e sintomas da dor de garganta 

Para começo de conversa, é importante que entendamos quais são as principais causas da dor de garganta, pois como qualquer outro problema de saúde, ela possui causas que precisam ser bem entendidas. Confira abaixo algumas delas:

Gripes e resfriados

A gripe e o resfriado pegam qualquer pessoa desprevenida e em um momento delicado, sendo necessário contar com bons medicamentos de qualidade para se sentir melhor, assim como é necessário usar um chuveiro lava olhos se tiver um acidente em laboratório.

E nesse caso não tem para onde fugir, a dor de garganta pode ser um dos principais sintomas desses problemas, servindo até mesmo como um alerta para que você se dê conta de que não está bem e procure um médico caso a situação piore.

Vírus

Os vírus estão por todo o lugar, estamos a mercê dos milhares que existem a todo o momento e nos mais diversos lugares, e muitos deles causam problemas de saúde e sintomas desconfortáveis, como a dor de garganta.

Para descobrir se você contraiu ou não algum tipo de vírus, apenas um exame orientado pelo médico poderá te ajudar. Sendo assim, ao desconfiar de uma possível contração de vírus a partir da sua dor de garganta, procure imediatamente um profissional.

Baixa imunidade

A imunidade é justamente o sistema do corpo que serve para proteger as pessoas de possíveis doenças e problemas de saúde. A alimentação é um fator importantíssimo nesse quesito, por isso contar com uma cozinheira para residência faz toda a diferença.

Muitas vezes a imunidade do organismo pode abaixar devido à falta de cuidado com a saúde e com a alimentação, e a partir disso o corpo fica mais propício a atrair vírus, bactérias e problemas que geram, inclusive, a dor de garganta.

Sensibilidade

Por fim, uma das principais causas da dor de garganta é justamente a sensibilidade em seus canais, que é mais característico em pessoas que sentem a garganta inflamar após consumirem algo muito gelado, por exemplo.

Se esse for o seu caso, o mais indicado é evitar ao máximo alimentos gelados, ou então procurar um especialista para te ajudar a tratar esse problema e poder consumir o que você gosta sem se preocupar com dores no futuro.

Essas são apenas algumas das principais causas da dor de garganta, que pode ser tratada com antibióticos receitados por médicos e refeições coletivas com seus amigos e familiares que promovam um maior cuidado para com a sua saúde.

Tratamentos naturais para a dor de garganta

Partindo para o tratamento deste problema, existem diversas formas de melhorar a dor de garganta usando o que você tem em casa, mas se não tiver, é simples de encontrar e por um preço que cabe em seu bolso. Confira abaixo alguns desses tratamentos:

Hortelã

A hortelã é uma erva rica em propriedades anti-inflamatórias, ideal para quando a garganta está doendo, provavelmente por conta de uma inflamação derivada de uma das causas que mencionamos acima e muitas outras que existem.

Para isso você pode fazer o chá de hortelã, que precisa apenas de algumas folhas da erva em água fervente, basta tomá-lo durante o dia, principalmente antes de dormir, que você se sentirá bem melhor.

Gengibre

O gengibre também é uma ótima opção para quem deseja cuidar da dor de garganta, não é à toa que se tornou uma das melhores opções, indicada até mesmo por quem trabalha com o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde.

Você pode consumir o gengibre tanto como chá, fervendo pequenos pedaços dele em água, ou então pode consumir pequenas balas de gengibre durante o dia, uma opção prática, rápida e ainda mata a vontade de comer aquele doce no meio do dia.

Limão

O limão é uma fruta que também faz toda a diferença quando falamos da melhora da inflamação na garganta, pois age como um anti-inflamatório, ajudando a desinflamar a garganta e aliviar as dores que podem acabar com qualquer pessoa.

Para consumi-lo, o mais recomendado é que você faça um chá, pois a temperatura quente pode ajudar a aliviar a dor e desinflamar os canais da garganta. Sendo assim, ferva água e acrescente algumas gotas de limão e consuma na hora.

Camomila e mel

Por fim, mas não menos importante, o chá de camomila com mel também é ótimo para ajudar no alívio da dor de garganta, ainda mais quando você precisa de energia para procurar por um bom aluguel tendas para eventos SP ou trabalhar pelo resto da semana.

Basta fazer o chá de camomila da forma como preferir e acrescentar uma colher de mel, que além de ser um adoçante bem mais saudável do que o açúcar, ele também irá ajudar na desobstrução dos canais da garganta, trazendo mais alívio para a dor.

Esses são apenas alguns dos diversos tratamentos naturais que podem te ajudar com a dor de garganta, mas é importante frisar que nenhum deles substitui um medicamento para casos mais graves e que só pode ser consumido perante orientação médica.

Recomendações para evitar a dor de garganta

Você provavelmente já deve ter ouvido em algum momento da sua vida que é melhor prevenir do que remediar, não é mesmo? Pois bem, com a dor de garganta não é diferente. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas para te ajudar a evitá-la, confira:

Beba bastante água

Assim como uma etiqueta autoadesiva em rolo é algo prático e otimizado para uma indústria, a água é um dos elementos mais práticos e acessíveis para quem deseja evitar a dor de garganta e ainda cuidar da saúde do corpo.

Não é novidade para ninguém que a água é extremamente importante para a saúde, não é mesmo? Por isso, criar o hábito de beber água durante o dia mantém a sua garganta sempre hidratada, evitando que bactérias ou vírus possam se alojar nela e provocar dores.

Evite fumar e beber

Outra dica muito importante é evitar ao máximo o cigarro e as bebidas alcoólicas, isso porque eles possuem propriedades que agem diretamente nos canais da garganta, gerando até mesmo fissuras que a deixam propícia a infecções e dores.

Entendemos que se livrar de um vício é bem mais difícil do que parece, mas caso precise de ajuda, não deixe de pedir para alguém de sua confiança, é um cuidado com você mesmo e com a sua saúde, o mais importante para ter uma vida de qualidade.

Se alimente bem

Por fim, mas longe de ser menos importante, se alimentar bem é essencial não apenas para evitar as dores de garganta, mas para a saúde como um todo, tanto que é uma das dicas mais dadas em um programa de controle médico de saúde ocupacional.

Sendo assim, se alimente bem durante o dia, além de consumir bastante água, inclua frutas, verduras e legumes em sua dieta, evite exagerar nos doces e nas besteiras durante o fim de semana e cuide de tudo o que você consome.

Com essas dicas você evita não apenas a dor de garganta, mas diversos outros problemas de saúde que podem tirar a paz de qualquer pessoa, por isso siga cada uma delas à risca para evitar maiores problemas lá na frente.

Saiba em quais momentos buscar orientação médica

Para finalizar, não poderíamos deixar de mencionar a importância de procurar pela orientação médica em casos mais graves quando falamos de dores na região da garganta, que podem gerar graves problemas.

Caso a dor seja tão forte ao ponto de te impedir de realizar simples tarefas do dia a dia, como beber água, comer ou falar, procure imediatamente um médico para te ajudar a entender o que está acontecendo e como agir.

Dessa forma você evita problemas maiores e conta com bons profissionais à disposição para te ajudar a tratar essas dores e a se livrar do incômodo na garganta, tendo uma saúde e qualidade de vida cada vez melhor.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Shopee Brasil:
Ofertas incríveis - Melhores preços do Mercado.
Confira as ofertas especiais na Shopee aos visitantes do SHD.
Aproveite agora mesmo! De uma olhada clicando aqui.

Canais de Notícias e Informações do Blog SHD.
Rerceba em primeira mão diariamente os principais destaques do blog.
Inscreva-se nos canais de notícias:
Canal SHD no Whatsapp clique aqui.
Canal SHD no Telegram clique aqui.

Amigos, Parceiros e Visitantes: 
Precisamos de sua ajuda para manter esse blog vivo.
De pouco em pouco chegamos ao muito!
Nos ajude com um café através do pix 11 98363-7919

Postagem Anterior Próxima Postagem


Compartilhe nas redes sociais: Apoie ou retribua.

Todos os nossos artigos são exclusivos. A reprodução total ou parcial é proibida.

Apoie ou retribua.