O álcool pode servir como um bom acompanhante em momentos festivos e comemorativos, mas sem dúvidas vale repensar seu consumo, principalmente pelo que o excesso dele pode causar em uma pessoa e até nas pessoas ao redor.

Até mesmo comerciais e anúncios como "aprecie com moderação" podem estar desatualizados segundo um dos maiores estudos globais já realizados para medir os efeitos do álcool na saúde humana.

Isso porque, dependendo da quantidade, mesmo que moderada, pode trazer efeitos nocivos à saúde do corpo.

Isso pode ser bem explicado com um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Washington, no qual concluíram que não há limites seguros para o consumo de álcool.

Esse fato foi considerado após a finalização do estudo, que contou com uma análise minuciosa sobre o consumo e seus efeitos em mais de 100.000 pessoas em 195 países entre 1900 e 2016, um dos maiores estudos já realizados no mundo.

Os pesquisadores fizeram outra ressalva: mesmo com os possíveis benefícios, como aquele clássico jargão de que uma taça de vinho faz bem para a saúde do coração, eles não superam os perigos, como o aumento do risco de câncer e outras doenças.

Ou seja, o fato é que essa história de que beber com moderação faz bem foi inventada pela própria indústria do álcool. A opção mais saudável é não beber álcool de maneira alguma, ou no máximo uma bebida ou duas por semana.

Mas beber todos os dias, mesmo que um pouco, deve ser evitado, tanto por causa da sua saúde, como pelo comprometimento no trabalho, pelo menos se você quiser se manter saudável e com um emprego.

Isso se aplica a todas pessoas que trabalham em diversos setores, seja com aluguel de forno industrial ou em escritório de logística, por exemplo, afinal, todas as atividades dos mais diferentes tipos de setores precisam de foco, atenção e lucidez.

Durante a pesquisa, cientistas americanos dividiram o público em duas categorias: bebedores de álcool e abstêmios. E entre os que bebiam, foi percebido e constatado uma uma grande propensão ao desenvolvimento de várias doenças, tais como:

  • Câncer;

  • Ataque cardíaco;

  • Derrame;

  • Cirrose do fígado;

  • Violência doméstica.

As pessoas que tomaram uma dose diária (como um copo de vinho ou uma lata de cerveja) tiveram um aumento de 0,5% no risco de adoecer. De duas doses, o risco subiu para 7% e para 37% em cinco doses.

Embora existam estudos mostrando potenciais benefícios do consumo leve ou moderado, isso não pode ser generalizado, pois os efeitos do álcool dependem do histórico médico e do risco de doenças de cada indivíduo.

Segundo o psiquiatra Arthur Guerra, presidente do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa), para minimizar o risco à população o ideal é não ingerir bebidas alcoólicas. 

Vamos ver agora o quanto o consumo de álcool pode prejudicar a saúde de uma pessoa.

Prejudica o sono

Trabalhar com monitoramento de dispositivo de proteção contra surtos atmosféricos pode dificultar o sono, pois pode ser necessário ficar acordado durante a inspeção. Mas nesse caso, é algo de trabalho.

No entanto, quanto ao álcool, ele prejudica o sono de forma que afeta a saúde como um todo. Ou seja, se você é daquelas pessoas que gosta de relaxar com um copo de vinho antes de dormir, tente abandonar esse hábito o quanto antes.

Pode até parecer eficaz para pegar no sono rápido, no entanto é muito prejudicial para a qualidade do sono, porque ele se torna superficial à medida que o álcool é processado pelo corpo.

Conforme explica a neurocientista Andrea Bacelar, presidente da Sociedade Brasileira do Sono, com álcool no corpo antes de dormir, no dia seguinte a pessoa sempre acorda sentindo que não dormiu o suficiente.

Com base nisso, trabalhadores de uma empresa de conserto de aquecedores de água devem tomar a dose máxima permitida no jantar de três a quatro horas antes de dormir, mas de preferência não tomar em nenhuma hipótese.

O álcool engorda

Sim, o álcool engorda. Conforme explica Marisa Helena César Coral, médica da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabolismo, não adianta fazer dieta ou fazer exercícios se o paciente ingere bebida alcoólica.

Existem 7 calorias por grama de álcool, em comparação, os carboidratos contêm 4 calorias por grama.

Colocando os números na ponta de um lápis, uma lata de 350ml de cerveja tem 150 calorias, e uma garrafa de 300ml de cerveja tem 180 calorias. Sem falar nos acompanhamentos que costumam ser muito gordurosos e pesados.

Efeitos nocivos na pele

Quem trabalha em uma empresa de compensação ambiental e nas mais diversas áreas do mercado, está sempre preocupado com a pele, principalmente as mulheres.

Portanto, esteja ciente de que o álcool tem um efeito tóxico para a saúde da pele como um todo, podendo causar:

  • Ressecamento;

  • Manchas;

  • Envelhecimento precoce;

  • Tumores.

A ingestão frequente pode desencadear um processo inflamatório que pode agravar condições como acne, psoríase e dermatite.

Sem mencionar que anos de consumo de álcool podem aumentar a chance de envelhecimento prematuro, que se manifesta como manchas e rugas.

O consumo moderado de álcool está associado a um aumento de 20% no risco de melanoma, a forma mais agressiva de câncer de pele, de acordo com pesquisadores do Karolinska Institutet, na Suécia, e da Universidade de Monza, na Itália.

Estudiosos se aventuraram em hipóteses para ilustrar esse fato. Uma das hipóteses é que, além de atrapalhar o controle da inflamação no organismo, o álcool aumenta a sensibilidade da pele aos raios do sol, o grande vilão por trás dos tumores.

Nas empresas que realizam processo de bombas submersas, todos estão preocupados com o câncer de pele e outras questões, pois estão a maior parte do tempo expostos ao sol.

Dificulta as atividades esportivas

Seja você um atleta ou alguém apenas se exercitando para sua saúde, saiba que consumo de álcool e atividade física não combinam de forma alguma.

O consumo de álcool pode interferir em diversos fatores, como força, velocidade e equilíbrio, levando a um pior desempenho e mais lesões.

Tomá-lo antes de se exercitar ou jogar pode ser um grande problema porque você pode ter baixo nível de açúcar no sangue quando o nível de açúcar no sangue cai.

Você deveria reconsiderar sobre aquela rodada de cerveja que acaba com o jogo de futebol, porque o álcool é o inimigo número um da hidratação.

Por ter efeito diurético, quanto maior o consumo, maior a perda de líquidos e eletrólitos como potássio e sódio. Idealmente, quando você estiver se exercitando, pare de beber 72 horas antes ou 24 horas após o exercício.

Pode comprometer a fertilidade

É claro que as empresas de bomba dosadora de cloro se preocupam com a saúde de seus funcionários e com a qualidade de seu trabalho.

Mas um ponto importante a ser observado é que há indícios de que o álcool pode interferir na fertilidade. De acordo com um estudo americano, beber apenas 3 copos de vinho por semana reduz a capacidade de uma mulher conceber.

Para os homens, a situação não é muito diferente, pois quanto maior a ingestão de álcool, mais pode afetar a qualidade do esperma, e o consumo a longo prazo pode afetar a forma e a função dessas células, além de reduzir a libido e até causar atrofiamento testicular.

Compromete a produtividade

Em uma empresa de etiquetas para indústria alimentícia, os gerentes de fato procuram funcionários eficientes e bem atenciosos no que fazem. As pessoas que bebem muito terão uma queda na performance e produtividade do trabalho, porque isso as afeta diretamente.

No Brasil, o consumo de álcool tornou-se uma das principais causas de absenteísmo por uso de substâncias psicoativas.

Conforme observado por João Silvestre da Silva Júnior, diretor da Associação Nacional de Medicina do Trabalho, o álcool pode causar efeitos físicos e cognitivos que afetam o desempenho dos trabalhadores, colocando a si e aos outros em risco.

De acordo com o último Inquérito Nacional sobre Álcool e Drogas, 4,9% da população, o equivalente a cerca de 4,6 milhões de cidadãos, admitiu estar desempregado devido ao álcool, enquanto 8% foram afetados pelo consumo de álcool convencional.

Como evitar e reduzir os efeitos do álcool no corpo?

A melhor maneira de evitar os efeitos é não beber álcool. Isso é importante não somente se você for gestante, estiver tentando engravidar ou amamentando, mas também se você quer ter qualidade de vida, pois não há nível seguro estabelecido de consumo de álcool.

Se você optar por beber, escolha um ou no máximo dois dias da semana e beba pequenas quantidades, e em nenhuma hipótese é recomendado beber pesado ou compulsivamente.

Isso porque, quanto mais você bebe, maior o risco de danos causados ​​​​pelo consumo de álcool ao longo da vida.

Portanto, independentemente se você for homem ou mulher, se você trabalha em uma empresa de transdutor de pressão ou em um escritório, ou se faz atividade física ou não, evite a bebida alcoólica, cuide-se e previna-se de todos os maléficos aqui abordados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Postagem Anterior Próxima Postagem


Increase Alexa Rank