A decoração tem um grande papel na sociedade, sendo responsável por coisas que vão muito além do estilo de organização a ser adotado em uma casa, mas lidando também com a percepção do público acerca de um local e a sua principal função oferecida.

O que envolve a compreensão visual do público sobre o que se trata de um ambiente mais formal, como um escritório, ou então de um local de maior descontratação, como um salão de festas, um parque de diversões ou até mesmo um museu a céu aberto.


E para que o público tenha essa visão específica sobre um lugar, a ponto de até mesmo adotar uma postura diferente de comportamento sobre tal espaço, é necessário que tal ambiente conte com uma decoração que dê destaque a certos tipos de elementos.


O que pode englobar o trabalho a ser realizado por um serviço de paisagismo de jardim, responsável por oferecer um clima mais simpático e receptivo ao escritório de um terapeuta, quebrando um certo tipo de formalidade que pode até mesmo afastar seus pacientes.


E isso pode se expandir para os mais variados contextos, o que inclui o uso predominante do branco em ambientes hospitalares, a distribuição de mesas em restaurantes, o posicionamento de estantes de exibição em um supermercado, além de outras soluções.


Tudo a fazer com que um indivíduo compreenda o tipo de lugar ao qual está adentrando, uma percepção que pode ser tida rapidamente, com um simples olhar para a organização desse local de forma específica.


O único problema é que a sociedade funciona com certa fluidez, adotando novos comportamentos e com isso encontrando novas visões sobre suas visão de mundo, o que inclui a questão decorativa, modificando, por exemplo, o trabalho de retrofit de fachadas.


Sendo esse o tipo de contexto responsável pela transformação das cidades de tempos em tempos, por meio de novos projetos arquitetônicos que vão sendo desenvolvidos, na medida em que tanto o lado exterior como o interior dos locais passem por mudanças.


Acompanhando também o desenvolvimento de novos signos visuais, questão que interfere diretamente na decoração a ser adotada tanto para a organização de uma loja como do seu imóvel residencial.


Uma forma de se prevenir contra essas mudanças, impedindo com que sua casa seja vista como um local de decoração ultrapassada, é a partir da adoção de um tipo diferenciado de decoração, optando por um estilo que se destaque por sua atemporalidade.

A ideia de uma decoração atemporal

A moda é algo que se encontra em um constante ritmo de mudanças, criando novas tendências, assim como reaproveitando ideias antigas. Um conceito que pode estar associado aos mais variados aspectos, do campo das roupas até dos imóveis.


Inclusive, é por meio dessa reformulação visual que é possível trabalhar com um claro recorte visual entre as épocas, por meio de que ao assistir a um filme antigo é possível compreender o tempo em que a história se passa só pelo estilo da roupa das pessoas.


Por mais que isso seja um conceito que costuma ser mais abordado ao conceito de moda, trata-se de uma ideia que se espalha também para contextos muito mais amplos, chegando até mesmo a escolha e a posição dos itens de decoração a serem usados em sua casa.


Em um aspecto mais amplo, é possível falar também da própria concepção de estrutura dessa residência, com uma elaboração de projeto de terraplenagem, preparando um terreno para uma construção, podendo encontrar por diferentes finalidades ao local.


Tudo a fazer com que em tal local seja construído prédios residenciais verticais, um conjunto de pequenas casas, residências de grandes espaços ou qualquer tipo de projeto arquitetônico que esteja em alta em um momento específico.


A grande questão do momento é que esse processo de mudanças de estilos e decorações vem se tornando cada vez mais frequente, acompanhando os novos métodos de comportamento da sociedade, que lida com um consumo mais veloz de produtos e ideais.


Fazendo assim com que todo o projeto de decoração da sua casa, pensado com cuidado aos mínimos detalhes, em cerca de poucos anos, ou até mesmo meses, toda essa organização acabe sendo visto como algo ultrapassado, ou seja, fora de moda.


Desafio que acaba sendo maior para quem lida com a gerência de um negócio que conte a visita frequente de diferentes públicos. Sendo necessário a um galpão não só contar com um bom serviço de estrutura metálica, mas com características que atraiam o público.


Até porque esse tipo de espaço pode ser usado para a realização de eventos variados, acompanhando esse mesmo processo de mudanças, nesse caso acerca dos temas que chamem a atenção de uma audiência em particular.


É justamente contra todo esse tipo de situações citadas que a decoração atemporal acaba recebendo um maior destaque, tratando-se de um estilo que adota o uso de cores, objetos e combinações que mantêm uma certa atemporalidade ao local.


Ou seja, tornando esse espaço imune aos efeitos do tempo, capaz de transformar um conceito em alta em algo fora de moda em poucos meses.


Estilo decorativo esse que pode ser benéfico para quem busca organizar sua casa, sem a necessidade reformá-la a todo momento. E o mais positivo é que a busca por esse tipo de decoração está longe de ser complicada, pode se manter firme contra os efeitos do tempo.

Como adotar o estilo atemporal ao seu imóvel

Para ter a certeza de que a sua casa conte com um estilo de decoração atemporal, algumas dicas devem ser seguidas. Até mesmo para se certificar de que essa residência tenha algo de atemporal, mas que também não decepcione em termos decorativos.


E para que isso seja garantido à sua casa, existem 5 dicas que devem ser consideradas por quem está na fase de decorar a sua nova residência ou então, está em busca de fazer a reforma definitiva do seu imóvel.

Respeite o seu estilo próprio

Uma decoração atemporal se define como algo que se adequa bem a qualquer espaço de tempo, mas isso não significa que o seu estilo pessoal deve ser ignorado nesse processo de decoração.


Pelo contrário, ninguém gostaria de olhar todos os dias para uma organização de imóveis que foge dos seus gostos pessoais. Baseado nisso, antes de trabalhar com a adoção de qualquer tipo de estilo no seu imóvel, primeiro é preciso definir o que o agrada.


E isso é válido também para a própria finalidade desse espaço, já que um estúdio deve contar com uma base argamassa termo acústica, de forma independente ao estilo específico a ser adotado ao local.

Se apoie em uma base neutra

Muitos dos conceitos de decoração trabalham com itens decorativos chamativos, que atraem a atenção para o seu estilo em particular. O que pode ser um problema para quem busca trabalhar com uma decoração mais atemporal.


Nesse caso, a solução é sempre se apoiar em uma base neutra de decoração, tal como a opções por cores claras para as paredes do imóvel, como o branco, cinza ou bege. Opções que podem ser discutidas com o serviço de pintura de fachadas contratado.

Não fuja dos materiais comuns

Quando se pensa em uma decoração atemporal é importante considerar o uso de materiais que de fato resistam ao teste do tempo. 


O que pode incluir a aplicação de tons amadeirados, assim como uma mobília feita de tal material, mas também a opções com outros elementos, tal como o mármore, item que pode estar presente em sua casa através de um cimento marmorizado a ser usado no piso.

Seja flexível em sua organização

Por mais que sejam importantes para criar uma decoração atemporal, o abuso de materiais neutros pode fugir do estilo pessoal do morador. Nesse caso é possível sim apostar em itens decorativos do momento, só é preciso ter cuidado com isso.


É recomendado, por exemplo, deixar esse lado decorativo mais contemporâneo para objetos que podem ser facilmente trocados, entre eles:


  • Almofadas;

  • Capa de sofá;

  • Pano de mesa;

  • Conjunto de cama.


Opções práticas que podem garantir uma decoração rápida e eficaz para o seu estilo atemporal adotado.

Não exagere

Mesmo quando se trata desses pequenos itens, é importante ter cuidado para não exagerar na decoração de um imóvel, já que um estilo mais minimalista pode perdurar melhor diante das mudanças decorativas, por existir menos pontos de contraste.


Ao adotar essas dicas simples, mas eficazes, é possível garantir que a decoração da sua casa tenha o mesmo tipo de duração que se procura para a realização de obras variadas, tal como as etapas de construção e montagem de tubulações industriais.


E por meio dessas resistências aos efeitos do tempo é possível não só garantir uma maior elegância para a sua casa por um longo período de tempo, como é possível também diminuir os seus gastos com reformas e redecorações constantes a serem adotadas.


Ou seja, a decoração atemporal é algo positivo tanto para o teste do tempo como para o seu bolso, contudo, o seu maior impacto parte do bem-estar de estar em um local bem decorado, que acima de tudo respeita os seus gostos pessoais.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Quem gosta comenta!

O você achou desta publicação? Qual sua opinião a respeito?
Gostaria de acrescentar algo? Use o campo abaixo e registre sua participação nesta publicação.
Sugerimos Usar a Opção Nome + URL = Escreva seu nome e no campo url coloque o link de seu blog, site, rede social ou deixe em branco.
Estamos aguardo sua participação.

Postagem Anterior Próxima Postagem
 *Todos os textos do Seja Hoje Diferente é uma produção independente e todo conteúdo produzido é de total responsabilidade de seus idealizadores e editores, apresentados em "Informações" e ou Links de origem.

*O artigo acima não reflete, necessariamente, a opinião do Seja Hoje Diferente publicado em carater divulgativo. 


GeraLinks - Agregador de links