O mercado imobiliário passou por um importante período de mudança nos últimos anos.

Com a questão da pandemia de COVID-19, muito do que se conhece em relação ao mercado, desde um projeto de arquitetura até as negociações mudou consideravelmente, o que fez com que profissionais começassem a repensar suas estratégias.

Por conta disso, muitas pessoas já começaram a se preparar para estas mudanças e entender quais são os melhores caminhos a se tomar para quem deseja se inserir nesse mercado, seja como investidor, comprador ou vendedor.

O primeiro passo é entender como o mercado irá se comportar em 2022. Isso porque dessa maneira você consegue ter ideia do que esperar em questão de mudanças e de eventuais problemas que possam surgir.

A falta de informação é um dos maiores problemas com relação ao mercado, e é responsável por muitas decisões erradas no meio do caminho. Além disso, deixar a emoção tomar conta desse tipo de transação pode ser um grave problema.

O mercado imobiliário lida com valores altos, e por isso não há margem para erros nesse tipo de situação. Você deve entender como o mercado está se comportando para conseguir identificar o melhor momento de investir em painéis elétricos ou de retirar seu capital.

Mesmo para aqueles que desejam comprar um imóvel próprio, entender o mercado ajuda a identificar se é a hora certa de entrar em um financiamento, se os valores estão adequados e como conseguir conquistar o melhor negócio para você.

Diferente de muitos setores na sociedade, o mercado imobiliário não teve danos por conta da pandemia do coronavírus. Pelo contrário, ele acabou recebendo um grande crescimento dentro de seu contexto, em grande parte por conta de uma série de fatores.

Para aquecer o mercado e proteger as pessoas, muitos cidadãos decidiram investir em imóveis para conseguir uma renda extra com higienização de carpetes ou para ter uma casa própria para se proteger. Isso gerou uma movimentação do mercado que contou com:

  • Facilidades para comprar;
  • Linhas de crédito;
  • Diminuição de juros;
  • Opção de pausa de pagamento.

Todos estes elementos acabaram aumentando o mercado consideravelmente, fazendo com que a aquisição de imóveis se tornasse muito mais acessível para uma parcela maior da população e ampliando o impacto que isso gera.

No ano de 2021, houve um recorde dentro da contratação de financiamentos, em grande parte por conta das políticas voltadas à aquisição de imóveis que favoreceram esse mercado e até mesmo o de iluminação profissional

A diminuição de taxas permitiu acesso a um crédito maior, incentivando o consumo.

Apesar de a taxa básica de juros, a Selic, está em crescimento, ela ainda é muito favorável para o ano de 2022 e tem um potencial enorme de ampliar ainda mais suas interações com o mercado.

O aumento da inflação, entretanto, foi um elemento que diminuiu a quantidade de vendas, principalmente em grupos de capacidade de consumo menor. Muitas pessoas foram obrigadas a adiar a compra de imóveis justamente por conta disso.

Tendências do mercado imobiliário para 2022

Agora que você tem uma ideia de como o mercado se comportou recentemente, é possível ter uma base para identificar as principais tendências do ano de 2022, como a impressão digital a laser

É importante identificar estes elementos para trabalhar com mais assertividade nesse segmento.

Vale lembrar que tendências não são certezas, e estes elementos podem mudar ao longo do tempo. Trata-se apenas de uma especulação baseada nas informações e nos rumos que o mercado tem tomado desde o ano de 2021.

Por isso, adaptar essas informações para sua realidade, e acompanhar de perto as mudanças do mercado ainda é a maneira mais efetiva de conseguir uma estrutura de qualidade, possibilitando que você trabalhe com ações dentro do mercado imobiliário.

Questões políticas

O ano de 2022 é um ano de eleição, e depois das crises políticas com as quais o país tem lidado, ainda há um quadro muito instável para lidar com esse tipo de situação. 

A falta de controle sobre a situação afeta diretamente o mercado de uma empresa de jardinagem e paisagismo, por exemplo.

Isso porque, dependendo do candidato vitorioso, as consequências a longo prazo para o mercado podem ser bastante complexas. Por isso, há um investimento menor em todos os setores do mercado, uma forma de grandes investidores se protegerem.

Como um efeito dominó, o mercado vai sentindo o impacto pouco a pouco, recebendo uma retração e por conta disso uma diminuição de negociações. Essa não é, entretanto, uma tendência não planejada.

A verdade é que sempre que há um período de eleição, independente dos candidatos concorrendo, o mercado acaba agindo dessa maneira, como uma forma de se proteger. 

Por conta disso, muitos dos empreendedores de forro acústico já estão enquadrados nesse perfil.

Reflexos da pandemia

A pandemia do covid-19 já está presente na vida das pessoas há um bom tempo, mas ela ainda tem muitos reflexos nas projeções de 2022, sobretudo em relação ao mercado imobiliário.

Por conta das aglomerações que tem acontecido no começo do ano, muitos especialistas esperam uma nova onda de contágio forte no começo do ano, o que gera uma série de impactos diretos no mercado.

Em um primeiro ponto, os colaboradores de empresas que estiverem infectados serão afastados, gerando um déficit nestas empresas. Isso acaba gerando um atraso na produção dessas empresas.

Com companhias de insumos de obras atrasadas, as próprias construções começarão a perder a velocidade, o que por fim acaba por diminuir a velocidade com a qual os processos de compra e venda e de avaliação de bens imóveis são realizados.

Embora nenhuma destas ações impeça diretamente o mercado imobiliário de crescer, é importante levar em conta que se tratam de elementos diretamente ligados ao comércio, e isso pode diminuir o ritmo com o qual esse crescimento é esperado.

Maior espaço nos imóveis

A pandemia fez com que as pessoas passassem muito mais tempo em casa. Por conta disso, o perfil de imóvel buscado no mercado começou a se modificar. As pessoas estão procurando constantemente mais conforto e liberdade para suas ações.

Por conta do avanço no modelo home office, onde as pessoas estão trabalhando de casa, houve um aumento na busca por imóveis com espaços que possam ser adaptados para transformar-se em um escritório.

Isso vai na contramão de muitos dos empreendimentos que estão recém-completos, uma vez que a proposta até pouco tempo atrás era criar imóveis de tamanho reduzido que valorizassem a praticidade.

Embora esse mercado ainda tenha espaço para se desenvolver, é importante ter em mente que a maioria das pessoas está procurando um local que seja mais adequado para passar mais tempo dentro do imóvel, e menos em áreas comuns do prédio.

Ainda que essa tendência tenha surgido por conta da pandemia, existe uma grande chance de ela perdurar por muito mais tempo, uma vez que gera um impacto social muito importante. 

Os modelos como o home office não deixarão de ser implantados, permitindo esse modelo prosperar.

Mercado de alto padrão

O mercado de alto padrão é um caso à parte, uma vez que seu público-alvo possui estabilidade financeira boa o suficiente para manter as negociações lineares. Por conta disso, é um mercado que segue em crescimento firme.

Normalmente, pessoas de alto padrão não sentem o impacto direto de ações como inflação, aumento de juros e outros elementos que têm resultados diretos no mercado tradicional. E isso se deve em grande parte pelo acúmulo de patrimônio.

Quanto mais liberdade financeira e autonomia o consumidor possuir, menos ele sentirá essas mudanças do mercado. Isso porque ele não depende de instituições financeiras para conseguir trabalhar corretamente.

Esse grupo sofreu um aumento nos últimos anos, com pessoas buscando mais liberdade financeira e com o aumento de pessoas de alto poder aquisitivo. A busca por imóveis de alto nível acabou aumentando.

Muitas construtoras já haviam percebido essa movimentação de mercado, o que fez com que imóveis novos sejam projetados para esse público e o investimento em imóveis de alto padrão continue aumentando cada vez mais.

No ano de 2022, este será um dos carros-chefe do mercado imobiliário, gerando muitas oportunidades de negócios.

Considerações finais

A busca por imóveis tem crescido cada vez mais, e por isso é muito importante estar atento a algumas das principais tendências que esse mercado tem a oferecer. Esse tipo de ação ajuda a todos os envolvidos em negociações como essa.

Para os investidores, é um momento de atenção para escolher o local certo para aportar o dinheiro, visando um lucro acima da média para valer esse tipo de ação. Para os negociantes, sejam eles compradores ou vendedores, é preciso avaliar com cuidado.

A aquisição de um imóvel é o sonho de muitas pessoas, e você deve tomar cuidado para não transformar esse momento em um pesadelo. Portanto, avaliar suas possibilidades é fundamental.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Quem gosta comenta!

O você achou desta publicação? Qual sua opinião a respeito?
Gostaria de acrescentar algo? Use o campo abaixo e registre sua participação nesta publicação.
Sugerimos Usar a Opção Nome + URL = Escreva seu nome e no campo url coloque o link de seu blog, site, rede social ou deixe em branco.
Estamos aguardo sua participação.

Postagem Anterior Próxima Postagem
 *Todos os textos do Seja Hoje Diferente é uma produção independente e todo conteúdo produzido é de total responsabilidade de seus idealizadores e editores, apresentados em "Informações" e ou Links de origem.

*O artigo acima não reflete, necessariamente, a opinião do Seja Hoje Diferente publicado em carater divulgativo. 

GeraLinks - Agregador de links Agregalinks - O melhor agregador de links para blogs