Popularmente conhecida como dor de cabeça, a “cefaleia” – ou “celfagia” – (nomes científicos) é muito comum e atinge um percentual da população, por causas variadas. Muitas vezes, está relacionada com estresse, tensões diárias, alimentação ou algum hábito irrelevante.Os tipos de dor de cabeça podem surgirna nuca, testa, têmporas ou face. Ao identificar a área afetada, o tratamento mais adequado é prescrito.

Dor de cabeça

Ao que tudo indica, a dor de cabeça pode afetar a região, em um ou ambos os lados. Além disso, os tipos de dor de cabeça podem ser isolados, espalhados de uma área a outra, serem muito fortes ou latejantes. Ainda assim, o desconforto pode ser considerado grave ao se estender ao pescoço, membros superiores e às costas. O aparecimento é gradativo ou repentino, tendo duração de alguns dias ou menos de uma hora. 

Tipos de dor de cabeça

Tendo inúmeras causas e manifestações, os tipos de dor de cabeça têm a vantagem de serem curadossozinhos ou com auxílio de tratamentos e mudanças de hábitos. É indispensável observar as características e analisar se é necessário a intervenção médica. A cefaleia pode ser ocasionada por alguns estímulos, conheça:

  • Má alimentação – o consumo de certos alimentos (café, molho shoyo, queijos amarelos, chá preto, chocolate, cebola, alho, embutidos, álcool, frutas cítricas, bebidas geladas e sorvete) ou maus hábitos alimentarespodem ser considerados prejudiciais;
  • Estresse – uma rotina estressante pode ocasionar dores costumeiras, sendo necessárias mudanças na rotina ou até mesmo no seio familiar;
  • Sono desregulado – não dormir direito ou a má qualidade do sono prejudicam a produção do hormônio melatonina, responsável  por restabelecer o sono restaurador;
  • Postura – os nervos da coluna são comprimidos, devido à má postura. As dores podem se estender para a cabeça e gerar a dor tensional.
Tratamento da dor de cabeça

Quando o paciente procura assistênciacom intuito de cessar a cefaleia, o profissional realiza a fase diagnóstica, levanta o histórico e as queixaspara determinar de fato, qual é, entre os tipos de dor de cabeçaexistentes.Assim, o profissional define o melhor tratamento.

No caso da enxaqueca (dores severas nas áreas superficiais da face ou couro cabeludo, ou ainda na cavidade nasal,às quais não são controladas com medicações) é indicado a cirurgia de enxaqueca.

Existem alguns tipos de cirurgias: frontal (dores na região dos supercílios), temporal (realizada no couro cabeludo, com objetivo de ressecar o nervoaurículo-temporal, também ocorre um efeito rejuvenescedor da face, uma vez que os tecidos são relativamente tracionados),aurículo-temporal (dores na lateral da cabeça), numular (dores no couro cabeludo), rinogênico (dores atrás dos olhos), occipital (dores atrás da cabeça ou na nuca) e occipital menor (dores na região da nuca).

Sendo assim, é fundamental observar as manifestações e não deixar de realizar o atendimento médico. Entre tantas variedades dos tipos de dor de cabeça, apenas o profissional tem a capacidade apropriada a identificar a causa. Está procurando um atendimento adequado para sanar as dores de cabeça? Entre em contato e resgate a qualidade de vida.

Se você quer saber mais sobre enxaqueca, não deixe de conferir o e-book produzido pelo Dr. Paolo Rubez

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee