19.1.22

Saiba o que são ações exponenciais e como aproveitá-las


Investir em ações exponenciais é uma ótima opção para quem procura oportunidades de renda variável.

O grande objetivo de quem busca por essa fonte de renda é a obtenção de retornos financeiros que estejam acima da média.

Na bolsa de valores, as ações exponenciais são as maiores oportunidades para investimento, uma vez que contam com a capacidade de elevar o capital investido de forma exponencial.

Neste artigo abordamos definições, exemplos e dicas para identificar as ações exponenciais, assim você pode aprender mais sobre o assunto. Leia até o fim e confira.

O que são ações exponenciais?

Ações exponenciais são aquelas que permitem a maior rentabilidade dos valores investidos devido ao aumento das suas cotações na bolsa de valores.

Em outras palavras, são aquelas ações que contam com os maiores potenciais de multiplicar o capital investido, de forma exponencial, como de empresas de sistema de gestão integrada, que abriram seu capital.

O crescimento na cotação está diretamente ligado a lei da oferta e da demanda, na qual se tem poucos investidores com intenção de vender suas ações, ao passo que se tem muitos a procura de adquiri-las.

Isso cria uma baixa oferta no mercado, o que, por sua vez valoriza estas ações, o que se acumula periodicamente.

Dessa forma ocorre a multiplicação do valor dos papéis acionários por várias vezes, havendo assim um efeito duradouro. Veja:

  • Retorno de 200%, quando se multiplica por 3;
  • Retorno de 400%, quando se multiplica por 5;
  • Retorno de 900%, quando se multiplica por 10;
  • Retorno de 1.900%, quando se multiplica por 20.

São ganhos interessantes, assim como a aquisição de uma cota contemplada em uma boa escolha de consórcio, seja ele contemplado, de investimentos ou imobiliário, opções disponíveis no mercado.

Com essa possibilidade de ganhos, a busca por ações que contenham um potencial exponencial se torna o objetivo de muitos investidores de sucesso.

Neste ponto vale chamar a atenção para o fato de que é preciso estar sempre atento quando se busca este tipo de negócio, pois é muito comum que agentes financeiros vendam promessas de ganhos exponenciais, ainda que não o sejam.

Isso é muito comum na comercialização de ações das Small Caps, empresas pequenas com uma menor capitalização no mercado.

Tenha cuidado com promessas. É importante que o investidor conheça a origem das ações, afinal por trás de cada uma delas existe uma empresa real atuando no mercado e na economia, com dinâmicas próprias, faturamento, lucro, despesas e custos.

Levante estas informações e esteja atento às tendências do mercado, assim como questões tributárias, como assessoria fiscal e de tributos.

Boas ações exponenciais são provenientes de empresas com grande potencial de crescimento.

É o crescimento da empresa e o aumento dos lucros que atraem a atenção dos investidores, valorizando as ações.

É exatamente esse processo que age sobre o valor dos papéis financeiros, levando ao aumento de suas cotações.

Exemplos práticos de ações exponenciais

A melhor maneira de compreender o tema é conhecendo alguns exemplos reais que se destacaram na bolsa de valores brasileira.

Pontuamos a seguir 4 exemplos, considerando a multiplicação dos pontos do Ibovespa (Índice Bovespa). Confira. 

  1. Unipar

A Unipar Carbocloro (UNIP6) é o nosso primeiro exemplo de uma multiplicação exponencial na bolsa de valores.

Trata-se de uma fabricante do setor de químicos, com um enfoque em soda e cloro, que em meados de 2012 passou por um período desafiador, no entanto, passado esse período, nos próximos 9 anos teve suas ações multiplicadas por mais de 5.000%.

Isso significa que cada ação teve uma rentabilidade financeira de aproximadamente 100% ao ano durante esse período. Ou seja, a cada 12 meses, o capital investido dobra.

Uma das ações que podem levar ao crescimento do negócio é uma boa assessoria fiscal, investimento estratégico que fornece orientações seguras sobre o melhor enquadramento tributário e quais as possibilidades legais para a redução de impostos. 

  1. Magazine Luiza

A Magazine Luiza (MGLU3) também se destacou, passando também por um período de crise, entre 2013 e 2015.

Após esse período as ações da empresa de móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos, fundada por Luiza Trajano, multiplicaram-se por mais de 70.000%: em pouco mais de 5 anos houve uma multiplicação de mais de 700 vezes.

Isso significa que R$1.000,00 investido na empresa teve um lucro exponencial, saltando para R$700.000,00.

Ao iniciar um negócio, buscar uma boa assessoria para abertura de empresa SP pode lhe trazer uma série de orientações, dando o melhor direcionamento para que sua empresa agregue cada vez mais valor.

  1. Ferbasa

Desde a criação do Plano Real em 1994, uma das ações que mais se multiplicaram estão as da Ferbasa (FESA4), destacando-se entre as demais companhias.

Também chamada Cia Ferro Ligas da Bahia, essa empresa sediada em Pojuca, Bahia, contou com um retorno de mais de 70.000%, ou seja, também uma multiplicação de mais de 700 vezes sobre o capital investido.

A legalização societária é outro ponto importante na valorização e no crescimento de uma empresa, de forma que todas as exigências burocráticas precisam ser atendidas para isso.

  1. PetroRio

A PetroRio (PRIO3) é outro exemplo que sofreu uma multiplicação exponencial após passar por um processo de turnaround.

Fala-se em turnaround quando ocorre uma mudança no desempenho da organização, de forma a inverter o que está em declínio para o crescimento.

E esse crescimento de 2015 a 2021 levou a uma grande explosão na bolsa de valores brasileira.

Identificando uma ação exponencial

Certamente vendo essas valorizações que citamos nos exemplos e potenciais de crescimento na bolsa de valores como estes, a principal pergunta que deve estar passando por sua cabeça é como identificar uma ação exponencial.

Já demos dicas como a contratação de bons serviços de contabilidade para uma empresa se valorizar, mas do ponto de vista do investidor, como encontrar as melhores escolhas?

A grande verdade aqui é que não existe uma fórmula secreta ou uma resposta pronta para esta pergunta.

O meio mais certeiro é estudar minuciosamente as empresas e o mercado, encontrando assim aquelas que contam com maior potencial de valorização.

Dois dos principais atributos que devem ser analisados criteriosamente é o potencial de crescimento e o valuation. A seguir explicaremos melhor estes conceitos.

Potencial de crescimento

O potencial de crescimento é fundamental para uma análise de quais serão as ações que se tornarão exponenciais na bolsa de valores.

Como explicamos, é o crescimento do negócio que define a multiplicação na cotação de suas ações.

A médio e longo prazo são justamente os resultados apresentados que ditarão qual será a direção dos preços das ações.

É justamente ao analisar esse ponto que leva investidores a buscar opções nas small caps, pois contam um menor valor de mercado (market cap), mas muitas possuem um bom potencial de crescimento.

Nesse sentido existem três importantes vias que devem ser consideradas: o crescimento no setor, o ganho de mercado (market share) e o aumento do PIB (Produto Interno Bruto).

Analisando em conjunto estas vias de crescimento, é possível aferir sobre o potencial de crescimento de uma companhia.

Valuation

O valuation de uma empresa é outro ponto fundamental para se encontrar ações exponenciais.

É esse parâmetro que permite a comparação do valor da empresa com o preço de mercado da mesma.

O valuation é o valor de quanto uma empresa vale, considerando fundamentos e parâmetros próprios para o cálculo.

Quando esse valor é muito superior ao preço da ação no mercado, é um indicativo de uma grande oportunidade para investimento.

Além disso, o valuation também é um dado importante para evitar armadilhas no que tange algumas empresas de alto crescimento.

O que ocorre aqui é que em alguns casos os papéis de ações dessas empresas já estão sendo negociados a preços altos, em que já estão precificados fatores como o crescimento esperado.

Dessa forma se tem uma redução no potencial de ganho do investidor. E é exatamente por isso que se deve estar sempre atento. 

Considerações Finais

Neste artigo você aprendeu mais sobre o que são as ações exponenciais, aquelas que possuem alto potencial de multiplicação do investimento realizado.

Para encontrar boas oportunidades na bolsa de valores é preciso conhecer a empresa por trás dos papéis que se visa adquirir.

Para empresas de capital aberto que buscam se destacar no mercado e serem as responsáveis por ações exponenciais, contar com um boa consultoria tributária é uma forma de valorizar seu negócio.

Os parâmetros mais básicos para serem analisados ao buscar oportunidades é o potencial de crescimento e o valuation de uma organização.

Fazendo escolhas conscientes e bem fundamentadas, certamente você terá um ótimo rendimento na renda variável.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

GeraLinks - Agregador de links