20.1.22

Casa: 10 pequenos consertos que você pode fazer no seu imóvel


Morar sozinho é algo que traz uma série de desafios para o morador, diante tudo que envolve a manutenção da casa. Existe sempre algum tipo de problema a ser resolvido, consertos a serem feitos, ou seja, responsabilidades para manter o lar habitável.

E não é preciso chegar ao tópico de limpeza, por mais que possa existir certa relação entre os esse dois assuntos, já que um cano entupido pode levar a vazamentos, entre outros problemas que podem prejudicar a qualidade do imóvel no qual você vive.


Esses problemas aumentam de acordo com o tamanho da casa, junto também do número de pessoas presentes neste domicílio, ainda mais quando se fala da presença de crianças, que possuem a capacidade quebrar uma janela por acidente enquanto brincam.


Dentro dessas responsabilidades, é possível citar as mais variadas possibilidades, desde a manutenção ar condicionado, a troca de lâmpadas queimadas, uma nova pintura pela casa, junto de diversas opções que surgem frequentemente dentro de uma casa.


As questões que surgem por causa do desgaste de ferramentas e objetos, e dentro de uma moradia, onde se mostra necessária uma relação de harmonia entre esses fatores, um erro torna-se capaz de prejudicar todo o conforto que envolve dividir um espaço com alguém.


Até porque ninguém gostaria de chegar cansado do trabalho, em busca de tomar um belo banho de banheira, e descobrir que a mesma se encontra com uma rachadura, capaz de inundar o apartamento, caso esse problema não seja resolvido.


As pessoas costumam ver a sua casa como um canto de repouso e segurança, atuando inclusive com a instalação de cameras para garantir essa sensação de proteção que cada sente ao adentrar sua casa.


E para que isso seja conquistado de forma completa, é preciso que tudo esteja ocorrendo perfeitamente como o planejado dentro da sua casa, sendo necessário resolver todos os pequenos problemas no seu lar, antes que eles causem dores de cabeça maiores.

A importância de cuidar constantemente do seu lar

Desde pequenos ouvimos sobre a importância de cuidar do seu quarto. Começando por arrumar a cama, até a organização de tudo que está presente nesse seu ambiente próprio. Até porque as responsabilidades só aumentam com o passar do tempo.


Ao tomar conta do seu local próprio, seja um apartamento ou uma casa, se mostra necessário ter o mesmo tipo de cuidado que se tinha ao cuidar do seu pequeno cômodo, no que agora se encontra expandido para outros cantos do seu lar.


Nesse sentido, é importante verificar sempre a situação da sua casa, não apenas com uma faxina frequente, nem que seja de forma semanal ou quinzenal, mas também com uma verificação sobre todos os aparelhos e edificações que são importantes para essa casa.


Procurando por rachaduras, teias de aranha no teto ou até mesmo algum objeto metálico enferrujado, que pode prejudicar outros materiais presentes na casa, como uma escada metálica que se encontre próxima do mesmo.


Por isso, a importância do que popularmente é chamado de “dar uma geral na casa”, tanto para resolver pequenos problemas, como também evitar que eles se tornem empecilhos maiores, causando obstáculos mais graves no que se refere a resolução dessas questões.


Ou seja, é o mesmo tipo de relação que remete aos cuidados da sua saúde do seu corpo, onde se prevenir é sempre a melhor opção, pois ao encontrar uma possível doença em seus primeiros estágios, o tratamento contra a mesma torna-se mais eficaz.


Em sua casa o mesmo acontece, pois encontrar um vazamento em seus primeiros dias pode ser o caminho para uma rápida solução, sem a ocorrência de um problema maior, capaz de pôr em risco a própria estrutura do imóvel a longo prazo.


Portanto, essa é a relevância de identificar rapidamente certas avarias, sendo mais fácil realizar os devidos reparos. Como uma simples, mas eficaz pintura de fachadas, para garantir o visual de um imóvel após um longo período de tempo, no qual a tinta se desgasta.


Um bom trabalho nesse sentido pode ocorrer a partir de uma série de fases como:


  • Definição de metas e etapas;
  • Calendário de aplicação;
  • Compra de materiais;
  • Buscar fazer silêncio para não incomodar seus vizinhos.

Existindo, inclusive, um número variado de possíveis reparos que podem ser feitos por você próprio, sendo preciso apenas levantar as mangas e colocar em ação os seus objetivos de manutenção de seu lar.

Consertos que podem ser feitos de forma manual

Da mesma forma que podem surgir problemas constantes na sua casa, os mesmos podem ser resolvidos com essa mesma frequência, de acordo com a preparação do indivíduo que reside neste imóvel, conhecendo o seu lar e também como resolver suas pendências.


Entres esses simples, mas importantes reparos que pode ser feitos por você mesmo em sua casa, é possível citar alguns.

Trocar a fechadura

Uma chave quebrada, uma tentativa de roubo, um novo design ou até mesmo um término de relacionamento. Diversas são os motivos por trás da necessidade de trocar a fechadura, sendo possível fazer essa troca de forma individual, sem a precisão de um chaveiro.


Sendo preciso apenas seguir as instruções presentes no manual que acompanha a fechadura recém-comprada, instalando as peças e parafusos nas posições corretas, para garantir a segurança deste instrumento.

Serviços de pintura

Mais fácil ainda é o ato de pintura das paredes, podendo ser feito pelos próprios moradores da casa, principalmente quando se trata de um imóvel pequeno, com pouco espaço a ser pintado.

Papel de parede

O mesmo vale para a instalação de um papel de parede. Sendo necessário apenas medir o espaço no qual essa impressão será aplicada, e ter cuidado com as extremidades da casa, para que não fique a sensação de um trabalho mal feito com arestas amassadas.

Vedação de janelas

A vedação de janelas é importante para evitar certos incômodos, como a entrada de insetos ou com uma possível infiltração em dias de chuvas. Problema a ser resolvido com a aplicação de silicone, argamassa ou fita. 


Além de facilitar o ato de procurar por um sensor de movimento comprar, sem que uma rajada de vento indesejada prejudique o trabalho a ser feito por tais sensores de segurança de maior sensibilidade.

Trocar lâmpadas

Quantas pessoas são necessárias para trocar uma lâmpada? Geralmente só uma, você mesmo. O mais importante é sempre contar com uma lâmpada reserva, caso a sua atual resolva queimar durante a noite ou madrugada.

Instalar um lustre

Diretamente associado ao tópico anterior, é relevante citar que um trabalho de iluminação mais complicado, como a instalação de lustre, também pode ser feito de maneira manual.


É preciso contar apenas com uma escada e uma parafusadeira para auxiliar na posição dos parafusos desse objeto. Garantindo um ambiente receptivo ao seu lar, junto dos serviços contratados de uma distribuidora de flores para decorar o local.

Desentupir pias

De fato, problemas no encanamento são problemas acima das capacidades comuns de um morador que não possui especialidade no assunto, mas o passo anterior, como o desentupidor de pias pode ser feito por você mesmo.


Para isso, existem ferramentas próprias para tal trabalho, além de materiais químicos que podem ser comprados até mesmo no supermercado, que fazem o serviço de desentupimento.

Tapar furos e rachaduras pequenas

Pendurar um quadro, instalar um painel ou uma pia quartzo, são ações que exigem furar a parede. O problema se mostra quando é decidido trocar os móveis de lugar, fazendo desses furos e rachaduras superficiais muito mais visíveis.


Empecilhos que podem ser resolvidos com a simples aplicação de argamassa ou gesso nessas superfícies, após passar uma lixa nesses furos. Após isso, só é necessário lixar e passar uma mão de tinta, para garantir o bom visual do seu imóvel.

Pendurar quadros e espelhos

Tais furos, inclusive, não surgem de forma espontânea, estando associado ao instalar de pregos na parede para a disposição de um quadro ou espelho, em um serviço que pode ser feito por você próprio, com a ajuda de um martelo ou furadeira. 

Cuidando do mofo

Limpar o mofo pode ser mais fácil do que parece, simplesmente quando o problema é encontrado de maneira rápida, antes do mesmo se espalhar pela casa.


Após descobrir sua casa, é possível eliminá-la através de um pano limpo e uma solução caseira composta pela mesma quantidade de água e vinagre, existindo também produtos químicos que podem auxiliar nesse tipo de limpeza.


Enquanto todos esses trabalhos podem ser feitos de forma manual, muitas vezes é preciso recorrer à ajuda profissional. 


Principalmente quando se trata de serviços como:


  • Serviços elétricos;
  • Hidráulicos;
  • Manutenção dos sistema de gás;
  • Cuidar do encanamento.

Pois assim como a indústria conta com o auxílio de fábricas especializadas no corte e dobra de aço, recebendo esse material pronto para suas respectivas produções. O serviço de manutenção do lar às vezes precisa contar com um trabalho mais profissional.


Tudo a garantir o funcionamento do seu lar, tornando-o mesmo como um colar confortável e seguro para os seus momentos de repouso.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

GeraLinks - Agregador de links