28.12.21

Tipos diferentes de endometriose


Dores abdominais, cólicas muito fortes e desconfortos intestinais podem ser indicações de uma das doenças que mais afetam as mulheres, a endometriose. 


Essa doença comum afeta 1 em cada 10 mulheres em todo o mundo, caracterizada pela presença de tecido endometrial fora do útero. Esse tecido é expelido durante o ciclo menstrual e quando está localizado em outras regiões esse efeito não ocorre.


É por isso que existem diversos tipos diferentes de endometriose, localizadas em regiões mais comuns como na pelve, mas também incomuns como na região torácica.

Conheça os locais onde podem estar localizados focos da endometriose na mulher.


Endometriose na Bexiga


A endometriose na região da bexiga apresenta sintomas de grande desconforto, principalmente, ao urinar durante o ciclo menstrual. 


É bem comum confundir a endometriose na bexiga com a infecção urinária, já que a doença apresenta sintomas semelhantes, um deles é também a frequência ao urinar. Por isso, se deve observar quando as infecções urinárias são mais frequentes durante o período menstrual.


A infecção urinária pode ocorrer de uma a duas vezes na durante a menstruação, porém, quando observada com mais frequência é importante procurar ajuda profissional. 


Outros sintomas dos focos de endometriose na bexiga também são observados como o sangue na urina.


Endometriose no nervo ciático


A Endometriose no nervo ciático é uma doença que pode ser confundida com disfunções ortopédicas, como dores na coluna.


É uma dor que ocorre durante os períodos menstruais e acompanhada de outros sintomas como dormência nas pernas, dores nas coxas, cãibras nas pernas, dificuldades motoras e dores relacionadas à endometriose profunda na região pélvica.


Além desses sintomas específicos outros sinais são observados como cólica menstrual, dor durante as relações sexuais, diarreia, dor ao urinar e defecar, dores no umbigo e infertilidade.



Endometriose Umbilical


Outro tipo diferente de endometriose é na região umbilical que apresenta uma protuberância na região, nódulos com cores amarronzadas e dores no local. Esse nódulo umbilical marrom ou roxo pode sangrar e dispensar secreções durante as menstruações.


Saiba que é bem comum nos casos da endometriose umbilical encontrar focos da doença na região pélvica.



Endometriose Intestinal


Um dos principais sinais da endometriose intestinal são os desconfortos intestinais como dores no abdômen, ao evacuar e urinar, diarréia e prisão de ventre que ocorrem, geralmente, nos períodos menstruais.


Vale ressaltar que é comum que ocorra entre as menstruações um desprendimento do intestino, por isso a importância de avaliar cada caso.


No caso da endometriose no intestino fino (delgado), os sintomas como náuseas, vômitos, distensão abdominal, prisão de ventre, sangramento nas fezes e gases acumulados. 


Além disso, dores durante as relações sexuais e cólicas também podem ser observados neste tipo diferente de endometriose.



Endometriose Torácica


No caso da endometriose torácica os focos da doença surgem na região do diafragma, na pleura e no próprio pulmão. 


Por mais que seja uma região incomum para encontrar os focos da doença, seus sintomas são observáveis como: dores no ombro, falta de ar, dores no tórax e localidades próximas.


Esse é um tipo de endometriose profunda que afeta 1,5% do público feminino.


GeraLinks - Agregador de links