16.12.21

Pele: 5 sinais para se atentar e se prevenir


Os cuidados com a pele são práticas cada vez mais comuns na sociedade, com a existência de diversos produtos a serem aplicados, por meio de tratamentos de beleza e também voltados à saúde da pele.


Práticas essas que ganharam até mesmo um nome próprio, o chamado skincare. Sendo um conjunto de atividades rotineiras que ajudam nos cuidados à pele, cuidando dos poros, protegendo contra os efeitos do sol, além de maneiras de rejuvenescer o seu rosto.


E não somente o seu rosto, mas outras partes do corpo, permitindo ao paciente desse tratamento uma sensação de pele mais jovem, evitando assim os desgastes comuns que são provenientes da idade.


Pois assim como uma rua depende de uma boa manta asfáltica, para se ter acesso a uma rodovia plana, sem buracos que atrapalham na movimentação dos carros que passam por essa avenida. A nossa pele também precisa de cuidados especiais.


Precauções essas que não se resumem ao tipo de produto que se aplica em seu corpo, mas também da forma com que o indivíduo toma conta da saúde, afinal, é comum que diante de uma enfermidade o seu corpo apresente evidências visuais dessas doenças.


Como manchas e outras características que acabam por deixar sem grande visibilidade os problemas que se passam em seu corpo, que dão os seus primeiros sinais diante a saúde da pele, prejudicando inclusive o seu visual, para uma ocasião específica.


Tal como um hematoma na perna, após uma queda na rua, impedindo essa pessoa de vestir um biquíni na praia, por não se sentir confortável em exibir essa grande mancha em seu corpo, optando esperar por uma recuperação completa.


O mesmo tipo de relação que um vergalhão de aço tem em uma obra. Sendo de grande importância para a estrutura, mas com os seus aliados fazendo de tudo para encobrir a visualização desses objetos, após a conclusão da construção de uma casa.


De certa forma, ao olhar o nosso corpo como uma construção, a pele acaba por ter a mesma função e um acabamento, servindo não só para encobrir a estrutura dessa edificação, mas também por trazer segurança ao todo.

Características da pele

Diversas culturas veneram a questão da pele, por meio de rituais artísticos, que agem a partir da aplicação de tatuagens e outras pinturas que transformam o corpo humano em uma tela limpa para o posicionamento dessas artes corporais.


A pele que é não só um dos órgãos mais importantes do corpo como também um dos maiores em termos de expansão, servindo como proteção dos mais diversos órgãos internos, encobrindo só mesmo a partir de um conjunto de diversas camadas cutâneas.


Sendo também uma das partes dos corpos que mais se renova, trocando de células de minerais constantes e diárias. Sendo possível afirmar que a pele na qual você se encontra hoje não é a mesma de 10 anos atrás, diante dessa renovação frequente.


Enquanto alguns animais atuam com uma troca completa de pele, como insetos em casulos e répteis e lagartos. O ser humano, por outro lado, também faz essa troca de polo, porém de forma mais imperceptível, com pequenas mudanças no dia a dia.


Através de um processo que é invisível aos olhos humanos, assim como funciona um projeto fotovoltaico, diante a recepção dos raios solares e da transformação deles em acúmulo de energia, para ser utilizada em casa ou em atividades industriais.


No entanto, com o passar do tempo é comum que a pele já não consiga se restaurar com a mesma frequência ou qualidade, já que o corpo não se encontra mais na mesma situação de produção de células, necessárias para essa renovação.


O que leva ao desgaste, ressecamento, entre outros problemas de teor visível, que serão melhor explicados mais à frente nesse texto. Mas é possível evitar isso, ou ao menos reduzir tais consequências, cuidando dessa forma da saúde da sua pele.


Sendo importante então cuidar da sua pele, não apenas por questões estéticas, afinal, todo mundo gostaria de aparentar alguns anos mais jovem em uma fotografia ou pessoalmente, mas também pelos benefícios de saúde que podem ser alcançados com esse tratamento.


Mas assim como um Laudo SPDA é um documento feito em cima da análise de uma questão específica para o funcionamento de uma companhia, o corpo também funciona com a exibição de sinais, que podem ser analisados para garantir a saúde dele.

Sinais a serem observados em sua pele

Uma pele saudável costuma estar ligada a um corpo saudável, apresentando então alguns sinais quando ela não se encontra muito bem, sendo necessário tomar algumas atitudes para se cuidar da sua saúde.


Entre esses sinais é preciso ficar atento ao surgimento de alguns específicos, tais como:

Pintas

Pintas são características comuns, sendo possível nascar com elas, servindo em alguns casos como uma marca hereditária, sendo passada de pai para filho. No reino animal, destacam-se até mesmo algumas raças por meio delas, como os dálmatas.


Contudo, o surgimento delas em um ponto avançado da vida pode ser razão de preocupação, podendo surgir por causa da forte exposição a certas iluminações. Não ao um retrofit de iluminação, mas sim à própria luz solar.


Que mesmo sendo algo importante, até para obtenção de nutrientes necessários para  renovação da pele, o contato excessivo com o sol pode prejudicar a pele, podendo causar até mesmo um câncer de pele, por causa dos raios ultravioletas.

Manchas

A mesma situação vale para as manchas, que em termos de formato se assemelham às pintas, porém com tamanhos maiores, além de diferentes tonalidades, podendo indicar dessa forma diversos tipos de enfermidades que podem estar a assolar tal indivíduo.


Servindo como indicação para possíveis doenças genéticas, no caso de manchas de tonalidade marrom claro, além da leucodermia solar, aquelas conhecidas manchas brancas, proveniente do excesso de sol ou da falta de uma alimentação regular.

Verrugas

As verrugas normalmente estão associadas a tumores benignos, ou alterações na pele, podendo ser causadas por doenças sexualmente transmissíveis, como o HPV. Nesse sentido, as verrugas genitais podem representar um risco maior.


A sua retirada pode ser feita por meio de congelamento, com o uso de nitrogênio líquido, cortes cauterizado via bisturi ou com a aplicação de laser, sendo necessário cuidar dessas verrugas, pois no caso de ser causada por um vírus, elas podem ser transmissíveis.


E da mesma forma com que um filtro de tinta consegue separar certas impurezas metálicas, presentes na água, por exemplo. É preciso separar o seu corpo dessas verrugas, como elementos externos ao seu corpo.

Ressecamento

Outra característica comum em relação à pele é o seu ressecamento, porém, diferentemente dos outros pontos citados, as suas causas costumam ser mais simples, e estando ligado à forma com que você está tratando o seu corpo.


Ou seja, a falta de hidratação, tanto de água como de outros nutrientes, podendo se resolver isso com a simples aplicação de um creme para pele e ao beber líquidos com mais frequência no seu cotidiano.


As causas do ressecamento também podem estar ligadas a doenças como diabetes, doenças vasculares e problemas na tireóide.


E esse ressecamento não é exclusivo do contato com o sol, pois passar o dia inteiro em um estúdio musical, protegido por painéis acústicos, dentro de uma rotina cansativa e com pouco consumo de líquidos, existem chances da sua pele passar por esse tipo de processo.

Erupções cutâneas

Outra característica comum de problemas de pele é o surgimento de erupções, como pequenas bolhas e nódulos, que costumam estar associados a algumas doenças, tais como catapora e sarampo, e no caso do público adulto causado por herpes.


Nesse último sendo tratado a partir do uso de antibióticos, sendo necessário apenas uma visita ao médico, de forma a escolher o melhor tratamento para o seu problema de pele.


E para se prevenir diante o surgimento e proliferação de muitos desse sinais citados, é preciso adotar em sua vida uma série de práticas constantes, como:


  • Boa alimentação;
  • Utilização de cremes e hidratantes;
  • Hidratação constante;
  • Visitas frequentes ao médico.

Um conjunto de ações que não só serve para cuidar da saúde da pele, como garantirá ao indivíduo uma melhor proteção em cima de certas doenças, que ao serem diagnosticadas com pouco tempo podem ser tratadas de forma eficaz.


Afinal, a pele humana tem uma função similar a de uma chapa expandida, utilizada em grades e objetos similares. Servindo não apenas como um artifício de proteção, mas também de valor visual, garantindo uma decoração diferente ao lugar.


Por isso é importante cuidar da sua pele. Não apenas por motivos estéticos, mas também pela proteção que esse tipo de cuidado pode trazer para sua vida.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

GeraLinks - Agregador de links