Blog Diferente Para Ser Diferente
Seja Uma Pessoa Melhor, Diferente Você já é ! - Junte-se ao Grupo de Amigos do Seja Hoje Diferente - Bem Vindo (a).

A pele exige cuidados diários, como banhos com água fria, aplicação de produtos adequados e uma higienização equilibrada

A pele é o maior órgão do corpo humano: ela cobre um espaço com dimensão entre 1,5 e 2 metros, correspondendo a mais de 15% do nosso peso. Entre as suas funções, estão: proteger as estruturas internas do organismo, revesti-lo, regular a temperatura corporal, detectar estímulos agradáveis e ameaçadores.

Desse modo, a pele tem uma importância fundamental para a manutenção de uma boa saúde e pode transparecer sintomas ligados a conflitos emocionais, como manchas, acne e dermatite. Estima-se que cerca de 30% dos problemas de pele tenham origens emotivas.

Os cuidados rotineiros com a pele são fundamentais para esse órgão tão importante do corpo. Um deles é o banho ideal, fundamental para higienizar a pele, removendo toxinas e células mortas de sua superfície. Contudo, é preciso atenção para realizar o banho de modo que ele não agrida a pele. Confira algumas dicas.

Benefícios do banho frio

Tomar um banho gelado provoca inúmeros benefícios à pele, como ajudar a contrair os vasos sanguíneos, o que causa o fechamento temporário dos poros, reduzindo sinais de inchaço e vermelhidão, sintomas comuns, principalmente, entre pessoas com pele sensível.

Embora seja mais confortável, banhar-se com água quente afeta negativamente a barreira cutânea, responsável por proteger a pele de problemas como a proliferação de infecções, bactérias e desidratação. Isso provoca o ressecamento, já que a derme, camada intermediária da pele, entende que necessita produzir mais óleo, o que acaba dilatando os poros.

Se você estiver em uma estação mais fria, como outono ou inverno, é recomendado tomar banhos mornos e não extremamente quentes, já que a água fria pode reduzir ainda mais a temperatura corporal. É importante lembrar que banhos frios não precisam durar muito tempo, uma média de 10 minutos já é suficiente, o que também acaba beneficiando o meio ambiente.

Bem-estar e metabolismo

Outro benefício notável do banho frio é a ativação da circulação sanguínea, o que é especialmente importante para pessoas com problemas como tromboses e varizes.  O banho frio ainda contribui para a melhora do processo digestivo, pois ele aumenta a frequência cardíaca, o que impacta todo o corpo, incluindo o estômago e o intestino.

Além disso, um banho frio é importante para promover a sensação de bem-estar. Um estudo publicado no fórum científico Medical Hypothesis apontou que banhos frios de curta duração, entre dois e três minutos, são suficiente para ajudar a reduzir sintomas depressivos e combater o estresse.

Uso de produtos adequados

É fundamental identificar qual é o seu tipo de pele, a fim de usar produtos adequados para ela, como sabonetes e cremes. Enquanto o sabão retira resíduos poluentes, que se depositaram ao longo do dia, e limpa a oleosidade, o creme é um importante aliado para manter a maciez e livrar a pele de lesões.

É recomendado aplicar cremes logo após o banho, quando a superfície da sua pele ainda está levemente úmida, para proporcionar uma hidratação mais profunda. No que se refere à pele do rosto, é preciso ainda mais cuidado para selecionar produtos, já que ela é mais sensível.

Recomenda-se limpar a pele do rosto duas vezes por dia, ao acordar, para remover substâncias acumuladas durante o sono, e ao chegar em casa, para limpar os resíduos, especialmente, os poluentes, que se acumularam na pele durante o dia.

Limpeza em excesso

Limpar a pele diariamente é fundamental, porém, o excesso de cuidados pode provocar efeitos negativos, como a retirada da proteção da epiderme, camada mais externa da nossa pele.

O excesso de lavagem da pele, especialmente, a do rosto, intensifica os problemas que ocorrem naturalmente: o ressecamento, em peles mais secas, a oleosidade, naquelas mais gordurosas, e acnes, nas do tipo misto. A esfoliação é uma boa prática para renovar o aspecto da pele, mas ela é recomendada, em média, uma vez por semana.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja abaixo mais um artigo do Seja Hoje Diferente!