As luminárias solares são equipamentos que utilizam a energia solar para gerar luz elétrica, contribuindo diretamente para a redução da conta de luz dos estabelecimentos e residências. Este tipo de dispositivo é muito utilizado em jardins, piscinas, garagens e áreas abertas em sítios e condomínios, conferindo charme e iluminando o ambiente.
 
Com um sistema de funcionamento muito parecido com os sistemas de geração de energia solar, as luminárias solares contam com uma pequena placa solar instalada em seu interior. Este dispositivo é responsável por captar a energia do sol e transformá-la em luz elétrica, sendo que muitos modelos acendem automaticamente com o cair da noite. 

Como funciona uma luminária solar?

O funcionamento das luminárias solares é muito semelhante ao dos sistemas instalados nos telhados, em que as placas solares captam a energia do sol e a transformam em eletricidade que é distribuída pela casa. Porém, a luminária funciona de maneira isolada: cada uma delas tem uma placa independente, que capta e reserva a energia para funcionar a noite. 

Para isso, o dispositivo é formado pelos seguintes componentes:

  • Painel solar fotovoltaico, que capta os raios solares e os converte em eletricidade;
  • Controlador de carga, que controla a tensão e corrente para carregar a bateria da luminária sem causar danos elétricos;
  • Bateria, que armazena a energia gerada;
  • Fotoresistor, que detecta o cair da noite e aciona a lâmpada automaticamente;
  • Lâmpada LED. 

Onde as luminárias podem ser utilizadas?

Este é um dispositivo ideal para jardins, áreas com piscina, garagens, sítios, parques, campos esportivos a céu aberto, áreas industriais, estradas, aldeias rurais e muitos outros locais. Em geral, a indicação de uso é para pontos onde não é necessária tanta luz constante, uma vez que suas lâmpadas são pequenas. 

Locais com chão de terra ou grama são ideais, uma vez que a instalação das luminárias solares não exige que sejam quebrados os pisos e paredes para conectar fios elétricos. O próprio sistema do dispositivo garante seu abastecimento.
 
Vantagens de utilizar luminárias solares

A principal vantagens das luminárias solares é sua facilidade de instalação. A maioria dos modelos é do tipo “espeto”, bastando apenas fincar o dispositivo no local que será iluminado. Caso seja necessário trocar a peça de local, é só tirar do lugar e espetar em uma área nova. 

Outro benefício importante está associado ao fato de as luminárias serem independentes da rede elétrica, e seu funcionamento não representa um gasto a mais na conta de luz. Esta é uma característica que também dispensa o uso de fios ligados a tomadas, o que poderia prejudicar a estética e decoração do local. 

A maioria dos modelos conta com função de acionamento automático, o que também representa facilidade no dia a dia, já que não é preciso lembrar de ligar e desligar o dispositivo. Por fim, é importante destacar também que este é um tipo de energia sustentável, que ilumina o ambiente sem emitir nenhum tipo de poluição ou consumir alguma fonte não renovável. 

Participe deixe seu comentário

O você achou desta publicação?
Qual sua opinião a respeito?
Gostaria de acrescentar algo?

Postagem Anterior Próxima Postagem
GeraLinks - Agregador de links Trends Tops topics