As luminárias solares são equipamentos que utilizam a energia solar para gerar luz elétrica, contribuindo diretamente para a redução da conta de luz dos estabelecimentos e residências. Este tipo de dispositivo é muito utilizado em jardins, piscinas, garagens e áreas abertas em sítios e condomínios, conferindo charme e iluminando o ambiente.
 
Com um sistema de funcionamento muito parecido com os sistemas de geração de energia solar, as luminárias solares contam com uma pequena placa solar instalada em seu interior. Este dispositivo é responsável por captar a energia do sol e transformá-la em luz elétrica, sendo que muitos modelos acendem automaticamente com o cair da noite. 

Como funciona uma luminária solar?

O funcionamento das luminárias solares é muito semelhante ao dos sistemas instalados nos telhados, em que as placas solares captam a energia do sol e a transformam em eletricidade que é distribuída pela casa. Porém, a luminária funciona de maneira isolada: cada uma delas tem uma placa independente, que capta e reserva a energia para funcionar a noite. 

Para isso, o dispositivo é formado pelos seguintes componentes:

  • Painel solar fotovoltaico, que capta os raios solares e os converte em eletricidade;
  • Controlador de carga, que controla a tensão e corrente para carregar a bateria da luminária sem causar danos elétricos;
  • Bateria, que armazena a energia gerada;
  • Fotoresistor, que detecta o cair da noite e aciona a lâmpada automaticamente;
  • Lâmpada LED. 

Onde as luminárias podem ser utilizadas?

Este é um dispositivo ideal para jardins, áreas com piscina, garagens, sítios, parques, campos esportivos a céu aberto, áreas industriais, estradas, aldeias rurais e muitos outros locais. Em geral, a indicação de uso é para pontos onde não é necessária tanta luz constante, uma vez que suas lâmpadas são pequenas. 

Locais com chão de terra ou grama são ideais, uma vez que a instalação das luminárias solares não exige que sejam quebrados os pisos e paredes para conectar fios elétricos. O próprio sistema do dispositivo garante seu abastecimento.
 
Vantagens de utilizar luminárias solares

A principal vantagens das luminárias solares é sua facilidade de instalação. A maioria dos modelos é do tipo “espeto”, bastando apenas fincar o dispositivo no local que será iluminado. Caso seja necessário trocar a peça de local, é só tirar do lugar e espetar em uma área nova. 

Outro benefício importante está associado ao fato de as luminárias serem independentes da rede elétrica, e seu funcionamento não representa um gasto a mais na conta de luz. Esta é uma característica que também dispensa o uso de fios ligados a tomadas, o que poderia prejudicar a estética e decoração do local. 

A maioria dos modelos conta com função de acionamento automático, o que também representa facilidade no dia a dia, já que não é preciso lembrar de ligar e desligar o dispositivo. Por fim, é importante destacar também que este é um tipo de energia sustentável, que ilumina o ambiente sem emitir nenhum tipo de poluição ou consumir alguma fonte não renovável. 

Deixe Seu Comentário ou Feedback

Compartilhe suas opiniões sobre este artigo nos comentários! No Seja Hoje Diferente, nos esforçamos para manter o conteúdo sempre atualizado e funcional. Caso encontre algum link quebrado ou enfrente problemas com áudio ou vídeo, informe-nos nos comentários ou pela nossa página de contato para que possamos corrigir rapidamente.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Atenção: Todos os nossos artigos são exclusivos.

A reprodução total ou parcial é permitida, desde que a fonte SejaHojeDiferente.Com seja devidamente citada.


Apoie ou retribua.