Um dos elementos mais interessantes do mercado financeiro nos últimos anos é o cashback. A possibilidade de ganhar parte do pagamento como retorno em transações de crédito tem atraído as pessoas, e agora, até mesmo o Whatsapp utiliza essa função.

O Whatsapp Pagamentos é uma nova funcionalidade do aplicativo de mensagens instantâneas, que permite que você faça pagamentos diretamente na plataforma.

Dessa forma, o usuário fica protegido pela segurança da criptografia de dados e as empresas que realizam serviço de antecipacao de recebiveis, podem receber pagamentos através da plataforma.

O recurso inicialmente foi criado para dividir contas com seus amigos e familiares, como no caso de:

  • Rachar uma pizza;
  • Alugar uma casa de temporada;
  • Viajar;
  • Curtir uma festa;
  • Entre outros.

Entretanto, com o acesso das contas comerciais na plataforma, é muito provável que o Whastapp pay se torne uma nova forma de pagamento de produtos ou serviços, ampliando ainda mais as possibilidades dos clientes.

O pagamento nesta função do aplicativo pode ser feito diretamente no chat, sem que você precise abrir um aplicativo de sua instituição financeira ou mesmo tê-lo no celular, o que facilita muito as transações.

Essa função tem semelhança com um software para emissão de nota fiscal eletrônica, pois assim como ele, garante muito mais segurança e praticidade a longo prazo.

Agora, a plataforma se prepara para apresentar mais uma novidade para seus consumidores. Em breve, o Whatsapp disponibilizará o serviço de cashback nas transações realizadas usando o método de pagamento do aplicativo.

Esta nova função já está em desenvolvimento, e em breve deve chegar para os consumidores comuns, sendo um importante benefício para trabalhar com um mercado que cada vez mais usa a tecnologia ao seu favor.

A novidade foi descoberta através de registros de atualização do Whatsapp Beta, a versão de testes para smartphones que usam o sistema operacional Android. Em captura de tela, usuários notaram a notificação na tela inicial que dizia:

“obtenha cashback no seu próximo pagamento”

Além disso, na propaganda havia uma orientação para que o usuário tocasse no aviso para iniciar este processo. Não há mais detalhes sobre o funcionamento do recurso, que por enquanto se limita aos usuários na Índia, onde os testes devem estar ocorrendo.

Apesar disso, tudo indica que o serviço de mensagens oferecerá uma quantia de reembolso nas operações realizadas por uma assessoria fiscal, provavelmente como um incentivo para estimular usuários a começarem a usar a aplicação.

O que é o cashback?

O cashback é uma ferramenta muito utilizada por instituições financeiras como um programa de fidelidade. Em uma tradução literal, o termo significa “dinheiro de volta”. Trata-se de recuperar uma porcentagem do valor pago por um produto ou serviço.

O processo iniciou com empresas de cartão de crédito, e se popularizou no hemisfério norte muito rapidamente, começando a espalhar-se pelo mundo posteriormente, funcionando como serviços contábeis da era digital.

Esse modelo foi criado em 98, e logo no lançamento da proposta já haviam mais de 40 lojas participantes, com retorno de até 25% do valor para os clientes que consumiram seus produtos ou serviços.

No Brasil, entretanto, o formato só começou a ser aplicado em 2007, e desde então o segmento tem crescido muito, criando opções de engajamento para diversas companhias.

Com o aumento e a popularização da internet, em grande parte por conta do processo conhecido como transformação digital, muitas empresas de controle de acesso que trabalham com recursos online acabaram adotando esse formato para aumentar seus clientes.

Esse tipo de ação não é diferente de outros programas de pontos utilizados por diversas marcas como uma forma de fidelização. Essa operação, na maioria das vezes, utiliza intermediárias para conseguir resultados efetivos.

Existem diversas vantagens na utilização desse recurso, que ficam ainda mais evidentes quando você utiliza em uma plataforma versátil e popular como o Whatsapp, que tem potencial de ampliar consideravelmente  suas vendas.

Vantagens de trabalhar com cashback

Para você entender a importância dessa nova funcionalidade no aplicativo de comunicação, e o quanto sua companhia de consultoria trabalhista empresarial pode se beneficiar deste recurso para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.

Aumento na visibilidade

O Whatsapp é uma excelente maneira de aumentar suas vendas, e hoje muitos recursos ligados diretamente ao processo de conta comercial permitem que você trabalhe de forma mais efetiva com seus clientes.

O cashback é uma estratégia potente de divulgação de sua loja. Através desse método, você consegue atrair mais consumidores para conhecer seus produtos ou serviços, uma vez que estes clientes recebem benefícios para esse tipo de ação.

Esse formato também estimula que os consumidores comuniquem o benefício para seus amigos e familiares, gerando assim uma rede de interesse no formato e aumentando suas chances de fechar mais conversões em vendas de seu sistema para delivery de pizza.

Aumento de clientes

O Whatsapp é um dos aplicativos mais utilizados no mundo, com milhões de usuários conectados o tempo todo. 

Por isso, trabalhar com esta ferramenta para suas vendas pode ser uma importante maneira de se destacar e conseguir resultados mais expressivos no mercado.

Quando você divulga esse tipo de atividade, acaba aumentando sua base de clientes, oferecendo uma forma de se comunicar muito mais rápida e direta, com a opção de que ele ainda consiga recuperar uma porcentagem de seu investimento.

Mais vendas

Quando um cliente fica satisfeito com sua marca, a tendência é que ele comece a consumir mais. Programas de cashback incentivam essa prática, uma vez que se trata de uma técnica que impacta diretamente o grau de satisfação de um consumidor.

Hoje, a velocidade de comunicação é um dos pontos mais importantes para qualquer empreendimento. Trabalhar com recursos que agilizem esse tipo de processo é muito importante para que você consiga uma efetividade maior em suas vendas.

Quanto mais um usuário que utilizar essa tecnologia comprar, maior será o retorno de cashback para ele. 

Dessa forma, você consegue clientes com um interesse muito maior em fazer transações comerciais mais frequentemente, sem precisar cobrar por revisão de impostos.

A satisfação de seus consumidores deve ser um dos principais pontos para qualquer transação comercial. 

Portanto, oferecer o Whatsapp como forma de fazer negócios é uma excelente maneira de se destacar e agilizar ainda mais o processo de vendas.

As tecnologias móveis são muito importantes para que você trabalhe com vendas, e o Whatsapp é um dos carros-chefe desse tipo de operação, uma vez que ele permite uma comunicação rápida e positiva entre as partes envolvidas.

Mais contato com seu público

A comunicação por aplicativos de mensagem instantânea como o Whatsapp permite que você tenha uma relação mais próxima com seus clientes, onde é possível compreender melhor seus desejos e necessidades.

Normalmente, durante uma negociação, o consumidor acaba apresentando uma série de informações relevantes, que são utilizadas para que você consiga trabalhar com mais qualidade nesse tipo de atividade.

O cashback é um excelente argumento para incentivar esse primeiro contato com seus consumidores, ajudando-o a entender seus padrões de consumo e como podem trabalhar no processo de negociação em sua empresa.

Acompanhamento

Para identificar o valor que você está recuperando com o cashback, é possível identificar uma forma de avaliar seu benefício, como um extrato, por exemplo. Dessa forma, é possível avaliar exatamente o quanto está sendo devolvido quando você faz uma operação.

A transparência é um dos principais pilares de qualquer operação financeira, independente do meio utilizado para realizar esse tipo de operação. Por isso, passar todas as informações para o consumidor é um passo fundamental.

Gerar confiança do consumidor para fazer a operação é um passo muito importante, uma vez que lida diretamente com o quanto o cliente pode confiar em sua companhia para consumir seus produtos ou serviços.

Quando você acompanha as necessidades de seus consumidores, acaba garantindo um potencial maior de fidelização, uma vez que eles estão recebendo benefícios de usar o serviço de cashback e principalmente pelo fato de usarem uma ferramenta de fácil acesso como o Whatsapp.

Esse tipo de ação se torna um importante diferencial competitivo, garantindo uma vantagem muito mais ampla para os empresários que adotam essa estratégia ao usar o serviço de mensagens instantâneas em questão, possibilitando um engajamento muito maior com o público.

Considerações finais

O Whatsapp é uma ferramenta que revolucionou a comunicação moderna. A possibilidade de enviar mensagens para o mundo inteiro através de seu celular e receber a resposta instantâneamente é uma das principais razões para o aplicativo ser tão utilizado no mundo todo.

O potencial de negócios que ele gera também é impressionante por si só, ajudando a aproximar consumidores de marcas e possibilitando uma série de interações que ajudam muito no processo de vendas como um todo.

Com isso, o benefício do cashback acaba sendo uma importante ferramenta para ajudar a aumentar ainda mais o potencial de interação das companhias que estão utilizando este tipo de atividade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Shopee