Pagamento pelo WhatsApp entrará em teste no Brasil após aprovação do BC

Inicialmente, anunciado em junho, WhatsApp Pagamentos poderá ser usado na fase de teste para valor reduzido

Em fevereiro de 2020, o WhatsApp ultrapassou a marca de 2 bilhões de usuários, o que o torna um dos aplicativos mais populares do planeta desde a sua criação, em 2009. O único que havia conseguido tal número antes foi o Facebook, que, hoje, pertence ao mesmo proprietário do WhatsApp. 

Além de permitir o envio de mensagens escritas e sonoras, o aplicativo possibilita a realização de ligações telefônicas e de videochamadas. Para ser usado, ele precisa estar vinculado a um número de celular e conectado à Internet, o que ajuda a economizar na conta de telefone. A facilidade de uso é outro fator que contribui para a sua popularidade.

Entre as novas tecnologias envolvendo o aplicativo em 2020, está a possibilidade de realizar pagamentos, com base na plataforma Facebook Pay. O anúncio foi realizado em junho, contudo, o Banco Central (BC) brasileiro suspendeu o serviço porque queria avaliar possíveis riscos referentes à privacidade dos usuários e à concorrência.


Como funciona

Quem utilizar o WhatsApp Pagamentos, primeiro, deve se cadastrar na plataforma Facebook Pay. Para fazer isso, usando o WhatsApp, abra uma conversa e toque no clipe de papel, selecionando a opção “Pagamento”. Insira o valor e toque no ícone da seta. 

Em seguida, toque em “Começar”, localizado abaixo de “Adicione sua forma de pagamento”. Toque em “Continuar”, para aceitar os termos de uso do Facebook e do WhatsApp, e crie uma senha numérica de seis dígitos para o Facebook Pay. Adicione seu nome completo e o número do seu CPF, seguidos por informações do cartão que será utilizado nos pagamentos. 
Finalize tocando em “Adicionar cartão”. Por fim, escolha como seu cartão poderá ser verificado — e-mail, app do banco ou código via SMS — digite o código recebido em um desses caminhos e toque em “Ok”.

Após esse cadastramento no Facebook Pay, o usuário deve abrir a conversa com a pessoa que receberá o dinheiro, tocar no ícone de clipe de papel e escolher a opção “Pagamento”. 

Em seguida, o usuário deve inserir o valor da compra e os dados do cartão que será utilizado. Finalize tocando no botão “Pagar”, para confirmar a transação, e insira o seu PIN, advindo do Facebook Pay. 

Quem pode utilizar

Inicialmente, o WhatsApp anunciou ter liberado pagamentos via Cielo entre clientes do Banco do Brasil, Sicredi e Nubank, a partir de cartão de débito ou crédito. O BC suspendeu o lançamento, para verificar o serviço oferecido pelo aplicativo. No final de julho, anunciou que as bandeiras Visa e Mastercard podem realizar testes do WhatsApp Pagamentos no Brasil.

A nova funcionalidade do aplicativo estará disponível tanto no WhatsApp, quanto no WhatsApp Business. A ideia é que, aliado ao cadastramento de serviços e aos produtos no catálogo da sua empresa, isso pode facilitar a venda e a cobrança. 

Além disso, os serviços do WhatsApp Business não exigem ter uma conta em instituições parceiras, nem há limite de valor nas transações. A cada transferência é cobrada uma taxa de 3.99%, e o usuário recebe o dinheiro em até dois dias úteis. É sempre recomendável verificar a taxa cobrada pelas operadoras que realizarem o procedimento.

Fase de testes

O BC brasileiro liberou a funcionalidade de pagamentos via WhatsApp apenas para um grupo limitado de cartões, que devem realizar operações de baixo valor, em vez de processos comerciais.

Segundo notícias publicadas no jornal Folha de S. Paulo, representantes do BC e executivos do Facebook realizarão novas reuniões para discutir as próximas etapas. No final de julho, o BC afirmou que o WhatsApp Pagamentos está em análise e “segue trâmite normal de aprovação”.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Shopee