Vender é uma arte. Afinal, esse ramo profissional exige conhecimento e jogo de cintura em estratégias de vendas.

Felizmente, hoje em dia existe uma grande amplitude de recursos, ferramentas e plataformas para cuidar disso de forma mais assertiva.

Por outro lado, o ambiente mais democrático da internet faz com que a concorrência entre empresas aumente muito e os clientes se tornem mais exigentes.

Com isso, os gestores precisam ficar atentos ao surgimento de novos empreendimentos e às tendências que nascem e crescem na internet e, para isso, conhecer técnicas de vendas de maneira aprofundada é imprescindível.

Não deixe de conferir este texto para entrar em contato com estratégias sofisticadas e começar a vender mais e melhor.

Dicas para chamar a atenção do público

É impossível falar em vendas feitas pela internet sem falar em estratégias de Marketing Digital.

Esse conjunto de técnicas proporciona ferramentas e plataformas extremamente valiosas para que empresas dos mais variados ramos cresçam junto ao público da web.

As dicas a seguir incluem conceitos relacionados a esse tipo de marketing:

  • Persona;
  • Funil de vendas;
  • Fidelização;
  • Gatilhos mentais.

Continue acompanhando o texto e tenha acesso às principais informações dessas importantes técnicas de vendas.

  1. Estabeleça sua persona

Antes de gastar recursos com campanhas ambiciosas de Instagram Ads, é necessário definir com clareza a parcela do público que você procura alcançar. Para isso, use o conceito de persona para fazer isso da maneira mais aprofundada possível.

Em linhas gerais, a persona é uma evolução da ideia de público-alvo. Em vez de se ater apenas a informações gerais, o conceito também comporta dados mais abstratos.

Tradicionalmente, a identificação da persona de um negócio envolve o estudo dos sonhos, hobbies e interesses das pessoas.

O foco é ter acesso a informações mais aprofundadas do público para poder atendê-los com maior especificidade.

  1. Aposte em gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são estratégias certeiras para fazer com que negociações se transformem em vendas efetivas.

Não basta investir em uma ação como anunciar no Google Ads sem trabalhar em maneiras complementares para engajar visitantes.

Saber gerar valor para o cliente é um gatilho mental clássico. O vendedor tem que demonstrar que o produto ou serviço realmente pode sanar o problema que a pessoa busca solucionar.

Criar senso de urgência é um outro exemplo. Afinal, é necessário passar a mensagem de que determinada oferta vai durar por tempo limitado ou que o estoque está no fim.

Demonstrar autoridade e apostar no valor social da marca também são gatilhos pertinentes.

  1. Faça o acompanhamento do funil de vendas

Uma vez que um novo visitante entra no seu site, é necessário acompanhar o progresso dele pelo funil de vendas.

O funil de vendas é formado por etapas que caracterizam o nível de propensão à compra em que cada consumidor se encontra.

Há os estágios de percepção do problema, a consideração das opções para solucioná-lo e, finalmente, a decisão de compra.

Utilize ferramentas personalizadas como Google Analytics para monitorar métricas fundamentais do funil de vendas, como:

  • Origem de tráfego;
  • Tempo de permanência na página;
  • Quantidade de cliques;
  • Tipos de interações no site.

A realização do monitoramento constante do funil garante mais conversões e um atendimento mais personalizado, entre muitos outros benefícios.

  1. Pense na fidelização

A equipe de vendas da empresa definiu a persona, usou gatilhos mentais para aprimorar como funciona o Facebook Ads e acompanhou o funil de vendas de perto.

Finalmente, veio o resultado tão aguardado: uma conversão efetiva. Mas não pense que o trabalho terminou.

A partir de agora, a marca tem que continuar marcando presença, mas de forma equilibrada, sem parecer invasiva.

As estratégias pós-venda são essenciais para garantir o que no marketing digital se chama fidelização.

Um cliente de primeira viagem tem que continuar sendo lembrado da empresa, para que ele volte a fazer compras com ela.

As técnicas mais eficazes de fidelização são fazer a segmentação de ofertas especiais por e-mail, estabelecer programas de fidelidade, oferecer tratamento personalizado e saber ouvir críticas e sugestões.

Considerações finais

O texto que você acabou de ler traz um breve guia das principais estratégias de vendas que são utilizadas no meio digital.

Os e-commerces e demais sites de marcas têm muito a ganhar ao estudar essas novas possibilidades de vender produtos e serviços.

Desse modo, recorrer ao uso de palavras-chave e demais ações de marketing é a forma de marcar presença nos canais de comunicação frequentados por possíveis clientes sem apostar em ações invasivas.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Shopee