De acordo com um relatório da mídia russa TASS, o gigante bancário planeja registrar sua plataforma de blockchain no Banco da Rússia até meados de setembro. Anatoly Popov, vice-presidente do conselho executivo da Sber destacou o mesmo ao comentar:
“Queremos que os trabalhos de registo da plataforma de emissão de ativos financeiros digitais (CFA) sejam concluídos o mais tardar na primeira quinzena de setembro. Até agora, pretendemos apenas emitir e movimentar o próprio CFA do banco, mas já começamos a criar funcionalidade para a emissão de CFA por terceiros e esperamos que os nossos clientes possam aproveitar esta oportunidade ainda este ano. ”
De acordo com o executivo, Sber está cooperando ativamente com o banco central russo em relação às funcionalidades e requisitos de seu próximo produto de ativo digital.
“Com base nos resultados da última verificação da plataforma, recebemos pequenos comentários, que eliminamos, e enviamos uma petição atualizada ao Banco da Rússia”, acrescentou Popov .
A atualização mencionada vem meses depois que o referido banco entrou com um pedido no Banco da Rússia. Em janeiro de 2021, por exemplo, o funcionário do banco afirmou que o objetivo principal é lançar o ativo digital na primavera de 2021.
Dito isso, o executivo não se intimidou com sua postura “ anti-Bitcoin ”. Na verdade, sua posição ecoa sentimentos compartilhados pelo ex-presidente dos EUA, Donald Trump, há alguns dias.
“Não gostamos de Bitcoin. Achamos que é como ganhar dinheiro falso. Alguém está sentado em algum lugar, minerando e minerando como na Idade Média e depois usando-os. ”