Para montar uma fábrica de licores você precisa primeiramente aprender as receitas. Em seguida você necessita de um espaço amplo para produção, então tenha pelo menos 100 m² para a mini fábrica funcionar.
O investimento inicial fica a partir dos R$ 25 mil Reais para um pequeno negócio.
Seja qual for o seu objetivo, fazer um licor mais simples ou um mais sofisticado, para começar nesse negócio você precisa aprender alguns pontos que eu considero muito importantes.
Então aproveite essas dicas de como montar uma fábrica de licores que eu trouxe para você! A partir do momento que você tiver coragem para dar o primeiro passo e conseguir agir, as coisas podem dar certo.
O que é o licor?
O licor é uma bebida alcoólica doce e composta, ou seja, feita a partir da mistura de ingredientes que lhe dão sabor (como frutas, ervas, sementes e outros) com um líquido alcoólico (seja rum, uísque ou qualquer outro).
Essa bebida tão apreciada em todo o mundo geralmente possui um teor alcoólico alto, mas pode ser produzida com baixa ou nenhuma taxa de álcool, e os sabores são os mais variados.
O licor é utilizado de diferentes maneiras, seja para servir após o jantar para auxiliar na digestão ou mesmo no preparo de coquetéis e sobremesas. Existe licor de todos os jeitos e sabores e os apreciadores gostam ainda mais por conta disso.
Costuma ser doce e por ser uma bebida fraca e relativamente barata, a sua saída é muito positiva e a margem de lucro também.
Como montar uma fábrica de licores: Conheça a produção!
Produzir licor é simples se você se dedicar a essa tarefa. É por isso que, fora dos muros das fábricas de licor, pequenos empreendedores, especialmente agricultores que se dedicam ao cultivo de frutas, têm apostado nesse negócio para ganhar dinheiro.
Uma das vantagens de trabalhar com a produção de licores é que você pode utilizar os frutos e ingredientes típicos de sua região para criar sabores diferentes e únicos.
As receitas caseiras, inclusive, são muito apreciadas e várias pessoas apostam nessa ideia para garantir um rendimento extra.
Por isso, se você ficou interessado em abrir um negócio de licores artesanais, saiba que é mais simples do que você imagina. Confira no próximo tópico algumas dicas sobre como montar uma fábrica de licores e se dar bem nesse ramo tão produtivo.
Como montar uma fábrica de licores: Dicas para começar?
A partir de agora vou falar com você sobre a parte mais estrutural do negócio. Logo aqui embaixo você vai ver uma série de tópicos que vão te levar a decisões cruciais sobre o seu negócio.
Se você realmente quer ganhar dinheiro com uma fábrica de licores você não só precisa prestar atenção, como também deve tomar muito cuidado antes de dar um passo que seja.
Tudo precisa ser planejado e pensado com antecedência: É isso que significa montar um negócio embasado e que tenha capacidade para crescimento.
Então aproveite:
1. Local para instalar a fábrica de licores
Uma das primeiras preocupações de quem quer abrir um negócio próprio é o local onde ele será instalado. Com a fábrica de licores, não é diferente. É por isso que, na hora de decidir onde irá funcionar a sua fábrica, você deve se atentar a alguns pontos importantes.
Em primeiro lugar, encontre um espaço suficientemente grande para comportar todas as etapas de produção. Além disso, recomenda-se que a área de fabricação do licor possua paredes e pisos azulejados ou outros materiais que permitam a lavagem do ambiente após a produção.
Quanto à estrutura da fábrica, é necessário que o local possua basicamente os seguintes espaços:
- Espaço para a recepção das matérias-primas;
- Área de produção;
- Depósitos para armazenamento dos ingredientes e também para guardar as bebidas prontas;
- Escritório para os assuntos administrativos;
- Vestiários;
- Banheiros;
- Refeitório (que devem ser distantes da área de fabricação dos licores).
- Lembre-se sempre de seguir as normas técnicas de vigilância sanitária e verificar junto à Prefeitura do seu município quais são as exigências para se abrir uma empresa.
2. Procure matérias primas para produção
Antes de montar a sua fábrica de licores, você deve conhecer os processos e as matérias-primas utilizadas, a fim de planejar o investimento total nesse negócio. Em relação aos ingredientes e materiais utilizados, fique atento às seguintes dicas.
O álcool, uma das principais matérias-primas utilizadas na fabricação do licor, deve ser escolhido com cuidado, pois irá interferir diretamente na qualidade final da bebida. O recomendado é que você opte pelo álcool de cereais, por ser mais refinado e não possuir nenhum odor.
A água utilizada no preparo de licor deve ser sempre potável e você deve optar pelo açúcar refinado. Outro ingrediente que não pode ser esquecido é o xarope. Este deve possuir até 70% de concentração de açúcar, o que permite que a bebida seja conservada por muito mais tempo.
Quanto aos ingredientes que irão definir o sabor do licor, como frutas e ervas, uma dica valiosa é que eles sejam cultivados por você. Dessa forma, é possível ter certeza da procedência dos produtos.
Caso isso não seja possível, você deve encontrar fornecedores confiáveis e que ofereçam matérias-primas saudáveis, de qualidade e que não sofram qualquer danificação durante o manejo e o transporte.
3. Monte uma equipe de trabalho
A equipe de produção, aliada à qualidade dos materiais e equipamentos utilizados, é quem irá definir o sucesso do seu produto. Por isso, é fundamental que você selecione colaboradores eficientes e comprometidos com a realização do trabalho.
Se possível, contrate pessoas experientes ou forneça cursos e treinamentos para capacitá-los a produzir os licores. Você mesmo deve procurar se especializar na área, para que a sua produção obtenha ainda mais sucesso.
4. Equipamentos para fábrica de licores
Na fábrica de licores, você irá precisar basicamente dos seguintes equipamentos:
- Fogão industrial;
- Engarrafadora manual;
- Balanças;
- Utensílios de cozinha como facas, colheres, peneiras e funis;
- Vasilhames e recipientes;
- Além de equipamentos de proteção para os funcionários, como luvas térmicas, toucas e aventais;
- Entre outros.
5. Embalagens na produção de licores
Trabalhe com embalagens de vidro em todas as etapas de produção e também na fase de distribuição do licor. Isso porque o material permite que a bebida não perca suas propriedades. Além disso, nunca reutilize uma embalagem.
Para a comercialização, você pode usar a criatividade na hora de criar os rótulos dos licores. Só não pode se esquecer de especificar informações importantes, como o valor nutricional, os ingredientes utilizados e o teor de álcool da bebida.
Venda do licor: Um passo importante para o seu negócio
Você pode comercializar os licores para diversos estabelecimentos, especialmente aqueles voltados à venda de produtos artesanais.
Algumas dicas de locais onde os licores podem ser muito bem aceitos pelos clientes são: padarias, restaurantes, bares e mercados. Você também pode vender os licores por atacado.
Uma dica para você que quer saber como montar uma fábrica de licores é abrir uma loja que seja anexa ou próxima à área de produção. Isso irá garantir que sua marca seja conhecida e que todos os seus produtos sejam disponibilizados em um só lugar.
Não se esqueça de divulgar o seu produto, existem diversas maneiras de você fazer isso: redes sociais, site próprio da marca, panfletos, cartões de visita, o famoso boca a boca.
Aqui vai mais uma dica: aposte na venda de seus licores em feiras de produtos artesanais. Nesses locais, diversos produtores se reúnem para expor suas peças e mercadorias, e essa pode ser uma ótima chance de você faturar ainda mais.