Alugar um carro é uma opção que traz mais conforto à sua viagem.

Na maioria das vezes, viajar de forma mais confortável vai requerer a presença de um automóvel para que seja possível visitar diferentes locais e pontos turísticos. Nesses casos, alugar um carro para fazer uma viagem com a família toda ou os amigos pode ser uma alternativa bacana.

Tanto para quem não tem um automóvel, quanto para quem é proprietário de um, mas está viajando de avião ou ônibus para determinado lugar, as vantagens do aluguel de veículos vão desde o conforto até a economia, em alguns casos.

Antes de fazer qualquer negócio, porém, vale a pena conhecer um pouco mais sobre o funcionamento do processo para que você possa viajar com mais segurança e tranquilidade.

Pense nas vantagens

Existem diferentes situações em que o aluguel de um automóvel é necessário, quem viaja sabe muito bem disso. Suponhamos que você viaje de avião para uma cidade turística. Como você vai se locomover por lá: com transporte coletivo, táxi ou carro particular?

Se escolher o transporte coletivo, como ônibus e metrô, será preciso conhecer previamente o horário de funcionamento e até o trajeto. Fora isso, há o incômodo de ter que pegar um horário de superlotação ou perigo, caso volte para o hotel de madrugada.

Táxis e carros particulares, como Uber e 99 Táxi, são possibilidades mais caras. Você sabe quanto poderá gastar a mais, dependendo do trajeto que deseja fazer? O transporte pode acabar saindo mais caro que o previsto, inclusive por estar fora do seu local habitual.

Tendo um carro em mãos, esses problemas são sanados, já que você terá mais controle quanto aos horários, ao percurso e até aos gastos. Essa é uma das maiores vantagens de alugar um veículo. Além disso, você pode pegá-lo em uma cidade e entregá-lo em outra, contanto que tenha uma filial da locadora.

Para isso, é preciso ter mais de 21 anos e carteira de habilitação de motorista (CNH) em dia. Algumas locadoras também exigem que o motorista tenha a CNH por, pelo menos, dois anos.

Geralmente, o pagamento é feito com cartão de crédito, sendo preciso apresentar documento de identidade no ato da locação. O valor do aluguel vai depender de alguns fatores, tais como: tipo de quilometragem, carro e seguro, bem como a adição de itens opcionais, a exemplo de ar-condicionado, GPS, Wi-Fi, etc.

Compare preços

Assim como em qualquer tipo de transação financeira, na hora de alugar um automóvel, é preciso comparar preços, já que pode haver variações nos valores e até nos benefícios oferecidos entre uma locadora e outra.

Uma dica é buscar por plataformas que façam esse trabalho para ter uma noção mais exata da diferença de valores. Também compare os benefícios oferecidos por cada uma, de acordo com às suas necessidades.

Alugue com antecedência

Uma dica é alugar o carro com antecedência. Você pode até fazer o contrato de aluguel de última hora, mas não é o ideal. Reservando previamente, você tem mais segurança em tirar o automóvel da loja na hora desejada e, caso ele não esteja disponível, receberá um carro melhor, sem adicionais.

Com isso, você evita possíveis dores de cabeça, principalmente, em situações em que tem mais pressa para viajar.

Escolha o melhor modelo

Para saber qual é o melhor modelo de carro, é preciso considerar uma série de fatores, tais como: quantidade de viajantes e bagagens, tipo de estrada e distância da viagem.

Se você vai para lugares de difícil acesso, que precisem de uma melhor tração nas rodas, optar por um SUV pode ser mais vantajoso, por exemplo. Considere tudo isso antes de escolher o tipo, lembrando que, em geral, você escolhe o carro, mas não o modelo ou a marca.

Vale lembrar que o carro deve ser entregue à locadora nas mesmas condições em que ele foi emprestado a você. Por isso, encha o tanque e verifique se há arranhões ou machucados extras. Quando for buscar o veículo, se atente a tudo isso e, se for preciso, tire fotos, deixando tudo documentado no contrato de aluguel.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee