Cuidados simples otimizam o funcionamento dos aparelhos

 Prolongar o tempo de uso dos eletrodomésticos é uma necessidade no mundo atual. Além de economizar dinheiro, estender a vida útil desses aparelhos também pode gerar economia de energia e evitar dores de cabeça.

A preocupação com os eletrodomésticos começa na instalação correta do ar-condicionado e do fogão, manutenção de geladeira e máquina de lavar. Cuidados simples podem ajudar a preservar o funcionamento dos aparelhos esticando o seu tempo de uso.

Para lhe ajudar a entender como aumentar a vida útil dos seus eletrodomésticos, separamos diversas dicas para a preservação dos principais aparelhos do gênero, veja abaixo:


Ar-condicionado

Um ar-condicionado depende de cuidados desde a sua instalação para se manter em perfeito estado por mais tempo. Isso requer a presença de um técnico de confiança para realizar a instalação da maneira correta e a manutenção preventiva do equipamento.

A manutenção do aparelho foca em peças-chave para o seu bom funcionamento como motor, compressor e filtro. A limpeza e lubrificação destes itens são fundamentais para aumentar sua vida útil, diminuir o consumo de energia e aumentar a qualidade do ar gerado por ele.

Geladeira

Poucas pessoas sabem que o calor prejudica o funcionamento da geladeira. Por isso é importante manter esse eletrodoméstico em ambiente protegido do sol e evitar colocar alimentos quentes dentro dele e mantê-lo o mais longe possível do fogão.

Isso evita que a geladeira faça um esforço excessivo para resfriar alimentos e líquidos.

Uma prática comum que deve ser evitada é colocar roupas para secar na parte de trás da geladeira. O condensador, peça que faz o sistema de refrigeração funcionar, fica obstruído e isso prejudica o funcionamento do aparelho.

Na hora de fazer o degelo, evite usar secador de cabelo ou faca para retirar o gelo e acelerar o processo. Ambas as práticas danificam a geladeira. E se você irá se mudar ou trocar a geladeira de lugar em casa, tome bastante cuidado com o transporte!

A dica é fazer o transporte com a geladeira sempre em pé, nunca deitada. Depois de realizado, também é importante esperar, pelo menos, duas horas para colocá-la na tomada novamente.  Isso evita que o óleo lubrificante entre nos dutos de sucção no sistema de refrigeração da geladeira.

Fogão

Os cuidados com o fogão podem ajudar a aumentar a vida útil do equipamento, como também diminuir os riscos de acidentes domésticos. A primeira dica é realizar a instalação do fogão com o auxílio de um profissional experiente. O técnico saberá qual é o melhor lugar para instalar o aparelho.

A limpeza das bocas e do forno do fogão é fundamental para o funcionamento do aparelho. Assim você consegue evitar o acúmulo de gordura, o que pode danificar o eletrodoméstico.

Outra boa dica é deixar a tampa de vidro aberta após usar o fogão, já que o calor do aparelho pode danificar e até quebrar o vidro que o protege. Também é fundamental tirar o fogão da tomada quando ele não estiver em uso e evitar a presença de produtos inflamáveis próximos para eliminar os riscos de acidente.

Máquina de lavar

As máquinas de lavar não podem ficar expostas ao sol ou à chuva, logo não podem ficar em espaços abertos. Por isso, coloque o eletrodoméstico em locais fechados ou em varandas com cobertura.

Outra dica simples é colocar apenas a quantidade de roupas permitida, de acordo com o manual do fabricante. O excesso de itens na máquina sobrecarrega o seu funcionamento e diminui a eficiência da lavagem.

Fazer uma higienização periódica também é necessário. Bimestralmente, higienize a máquina de lavar com água e sabão neutro. Por fim, deixe a máquina fora da tomada quando ela não estiver em uso.

Siga as nossas dicas e, com toda certeza, seus aparelhos terão a vida útil prolongada. Com cuidados simples e a consultoria de técnicos especializados é possível aumentar a vida útil dos eletrodomésticos.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Shopee