Blog Diferente Para Ser Diferente

Seja Uma Pessoa Melhor, Diferente Você já é ! - Junte-se ao Grupo de Amigos do Seja Hoje Diferente - Bem Vindo (a).

Quando falamos com o nosso público-alvo, é preciso utilizar uma linguagem que nos aproxime da audiência. Afinal de contas, a intenção é gerar um impacto positivo nas pessoas e, por essa razão, é fundamental saber como, além do o que falar.


Não é segredo para ninguém que a comunicação é dinâmica. Ela pode assumir várias formas, de acordo com a intenção da nossa mensagem. 


Mas, além disso, ela é a grande responsável pela expressão, norteando a forma como emitimos uma opinião e compartilhamos um conhecimento.


Por esse motivo, saber como comunicar-se é fundamental para todos, inclusive para as empresas, que lidam com diversos stakeholders, incluindo seus clientes. 


Nesse sentido, a comunicação é a chave para transmitir os valores e ideias das organizações.


Diante de todo esse poder, o artigo de hoje vista justamente trazer algumas dicas para melhorar a comunicação com o público-alvo. Acompanhe a leitura e saiba mais sobre como é possível transmitir uma mensagem com eficiência.



1 - Conheça quem é o seu público

O primeiro passo é conhecer quem é o seu público-alvo. Até porque as pessoas interessadas em uma aula de piano para iniciantes, por exemplo, têm características bem específicas, que as diferem de outros clientes.


Portanto, antes de iniciar a comunicação de fato, vale a pena fazer um levantamento a respeito da audiência, coletando alguns dados, como:


  • Faixa etária;
  • Gênero;
  • Estado civil;
  • Localidade;
  • Nível socioeconômico;
  • Preferências de compra;
  • Comportamentos;
  • Ideais;
  • Entre outros.

Quanto mais dados sobre o seu público você possuir em mãos, mais assertiva a sua comunicação se tornará.


Inclusive, recomenda-se construir uma persona - personagem semi fictício do seu público, para que a linguagem também se torne humanizada.

2 - Escolha a melhor linguagem

Depois de conhecer o seu público-alvo, é o momento de escolher a linguagem ideal para a sua comunicação. Por exemplo, quando se deseja falar sobre uma aula de violão infantil, a linguagem utilizada é bem diferente de quando tratamos de uma aula para adultos.


Isso faz toda a diferença na maneira como o público enxerga o seu negócio e cria uma relação de proximidade com a marca.


Além disso, é importante escolher uma linguagem simples, objetiva e clara, para que não haja ruídos na comunicação que possam prejudicar o entendimento dos receptores.

3 - Identifique os canais onde o público está

Além de saber como falar, é preciso conhecer onde o seu público-alvo está. Ou seja, os canais usados pela sua audiência para obter informações.


Desse modo, ao divulgar um notebook escritório, por exemplo, é possível saber exatamente onde iniciar uma campanha: nas redes sociais, e-mail, mídias tradicionais, panfletos, entre outros.

4 - Tenha empatia

A empatia refere-se à capacidade de se colocar no lugar do outro, sendo algo imprescindível para uma boa comunicação. Afinal de contas, é necessário saber quais são os desejos e interesses do seu público.


Além do mais, mesmo que as críticas possam incomodar, elas são uma maneira de perceber o que há de errado com a sua audiência e como promover ações que possam agradar seus clientes.


Por exemplo, quando alguém reclama das condições para locação de uma sala comercial compartilhada, tente entender o porquê do feedback negativo. Se ele for frequente, talvez seja o momento de pensar em uma nova estratégia.


A empatia também se desenvolve pela capacidade de ouvir o seu público. Por esse motivo, tenha paciência e saiba escutar o que as outras pessoas têm a dizer.

5 - Use informações verídicas

Um dos grandes problemas da comunicação contemporânea reside no boom das notícias falsas (fake news), que além de causar ruídos nas mensagens, também desinformam a audiência, causando enormes problemas às organizações.


Por isso, paute a sua comunicação em informações confiáveis e verídicas. Uma dica é sempre chegar a origem daquele conteúdo, dando preferência para materiais oriundos de canais com reconhecimento e experiência.


Caso tenha alguma dúvida sobre a veracidade de uma determinada informação, busque saber mais sobre o acontecimento, antes de compartilhá-lo com o seu público.

Conclusão

A comunicação é importante para todas as relações sociais. É por meio dela que podemos trocar mensagens, expressar nossos desejos e construir um relacionamento com outras pessoas, organizações e ideais.


Por esse motivo, é importante construir uma comunicação efetiva com o público-alvo, principalmente para as empresas. 


Dessa forma, o seu negócio é capaz de compartilhar os valores do empreendimento, tornando o relacionamento com a audiência muito mais próspero.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja abaixo mais um artigo do Seja Hoje Diferente!

Faça parte do nosso grupo de Amigos no Facebook, junte-se ao Seja Hoje Diferente! Inscreva-se agora mesmo no Veja: Grupo no Facebook clicando aqui!

GeraLinks - Agregador de links