Quando falamos com o nosso público-alvo, é preciso utilizar uma linguagem que nos aproxime da audiência. Afinal de contas, a intenção é gerar um impacto positivo nas pessoas e, por essa razão, é fundamental saber como, além do o que falar.


Não é segredo para ninguém que a comunicação é dinâmica. Ela pode assumir várias formas, de acordo com a intenção da nossa mensagem. 


Mas, além disso, ela é a grande responsável pela expressão, norteando a forma como emitimos uma opinião e compartilhamos um conhecimento.


Por esse motivo, saber como comunicar-se é fundamental para todos, inclusive para as empresas, que lidam com diversos stakeholders, incluindo seus clientes. 


Nesse sentido, a comunicação é a chave para transmitir os valores e ideias das organizações.


Diante de todo esse poder, o artigo de hoje vista justamente trazer algumas dicas para melhorar a comunicação com o público-alvo. Acompanhe a leitura e saiba mais sobre como é possível transmitir uma mensagem com eficiência.



1 - Conheça quem é o seu público

O primeiro passo é conhecer quem é o seu público-alvo. Até porque as pessoas interessadas em uma aula de piano para iniciantes, por exemplo, têm características bem específicas, que as diferem de outros clientes.


Portanto, antes de iniciar a comunicação de fato, vale a pena fazer um levantamento a respeito da audiência, coletando alguns dados, como:


  • Faixa etária;
  • Gênero;
  • Estado civil;
  • Localidade;
  • Nível socioeconômico;
  • Preferências de compra;
  • Comportamentos;
  • Ideais;
  • Entre outros.

Quanto mais dados sobre o seu público você possuir em mãos, mais assertiva a sua comunicação se tornará.


Inclusive, recomenda-se construir uma persona - personagem semi fictício do seu público, para que a linguagem também se torne humanizada.

2 - Escolha a melhor linguagem

Depois de conhecer o seu público-alvo, é o momento de escolher a linguagem ideal para a sua comunicação. Por exemplo, quando se deseja falar sobre uma aula de violão infantil, a linguagem utilizada é bem diferente de quando tratamos de uma aula para adultos.


Isso faz toda a diferença na maneira como o público enxerga o seu negócio e cria uma relação de proximidade com a marca.


Além disso, é importante escolher uma linguagem simples, objetiva e clara, para que não haja ruídos na comunicação que possam prejudicar o entendimento dos receptores.

3 - Identifique os canais onde o público está

Além de saber como falar, é preciso conhecer onde o seu público-alvo está. Ou seja, os canais usados pela sua audiência para obter informações.


Desse modo, ao divulgar um notebook escritório, por exemplo, é possível saber exatamente onde iniciar uma campanha: nas redes sociais, e-mail, mídias tradicionais, panfletos, entre outros.

4 - Tenha empatia

A empatia refere-se à capacidade de se colocar no lugar do outro, sendo algo imprescindível para uma boa comunicação. Afinal de contas, é necessário saber quais são os desejos e interesses do seu público.


Além do mais, mesmo que as críticas possam incomodar, elas são uma maneira de perceber o que há de errado com a sua audiência e como promover ações que possam agradar seus clientes.


Por exemplo, quando alguém reclama das condições para locação de uma sala comercial compartilhada, tente entender o porquê do feedback negativo. Se ele for frequente, talvez seja o momento de pensar em uma nova estratégia.


A empatia também se desenvolve pela capacidade de ouvir o seu público. Por esse motivo, tenha paciência e saiba escutar o que as outras pessoas têm a dizer.

5 - Use informações verídicas

Um dos grandes problemas da comunicação contemporânea reside no boom das notícias falsas (fake news), que além de causar ruídos nas mensagens, também desinformam a audiência, causando enormes problemas às organizações.


Por isso, paute a sua comunicação em informações confiáveis e verídicas. Uma dica é sempre chegar a origem daquele conteúdo, dando preferência para materiais oriundos de canais com reconhecimento e experiência.


Caso tenha alguma dúvida sobre a veracidade de uma determinada informação, busque saber mais sobre o acontecimento, antes de compartilhá-lo com o seu público.

Conclusão

A comunicação é importante para todas as relações sociais. É por meio dela que podemos trocar mensagens, expressar nossos desejos e construir um relacionamento com outras pessoas, organizações e ideais.


Por esse motivo, é importante construir uma comunicação efetiva com o público-alvo, principalmente para as empresas. 


Dessa forma, o seu negócio é capaz de compartilhar os valores do empreendimento, tornando o relacionamento com a audiência muito mais próspero.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee