Animais de estimação e um quintal florido podem viver em harmonia. Saiba como com nossas dicas.

Quem tem pets sabe que eles podem ser a alegria da casa. O relacionamento com um animalzinho, que pode ser fiel, carinhoso e, às vezes, até arisco, transforma completamente a energia de um lar. Da mesma forma, ter plantas ao nosso redor muda todo o ambiente e pode ser uma ótima maneira de trazer um pouco de natureza para nossas rotinas, especialmente, para quem mora em grande centros urbanos.

No entanto, jardins e animais exigem cuidados individuais, além de muita atenção: desde a poda, no caso das plantas, até a garantia de que os bichinhos estão sem pulgas ou carrapatos. Também é essencial ter cautela com a relação entre o pet e o jardim, uma vez que ela pode ser perigosa ou harmoniosa, dependendo de suas decisões.

Prevenção contra buracos

Pets, em especial, os cachorros, adoram cavar buracos na terra. Quem tem canteiros e animais, provavelmente, sabe disso — e descobriu da pior maneira. Vale dizer que nossos amigos peludos cavam buracos por diversos motivos: um deles é o calor.

Em geral, locais destinados às plantas são menos quentes que o cimento ou a pedra do quintal. Assim, se o seu cão estiver incomodado demais com o calor, é possível que ele procure um pedaço de chão um pouco mais fresquinho.

Outro motivo para que isso aconteça é que terras de jardim, compradas em lojas especializadas, costumam vir com farelos de ossos e cascas de ovos, o que chama a atenção dos animais pelo cheiro.

Existem muitas formas de evitar que isso aconteça. Uma das mais comuns é enterrar o cocô do próprio cachorro na hora de tapar o buraco cavado. O cão reconhecerá o cheiro, e seu instinto indicará que ali não é um local adequado para cavar novamente.

Outra razão para que os animais destruam as plantas é o tédio. Infelizmente, muitos donos não dão a devida atenção para os pets, e eles procuram se entreter sozinhos. A dica é oferecer atividades diárias, de acordo com raça, espécie e tamanho, para que ele não veja as plantas como entretenimento.

Plantas venenosas

Algumas espécies de plantas são venenosas para os animais. Nesses casos, uma brincadeira no jardim pode até ser fatal. O ideal é que pessoas que tenham bichos evitem os tipos que são venenosos para eles. Caso isso não seja possível, construa uma barreira física, que evite o contato entre o pet e o jardim, com cerca ou tela resistente.

Entre as espécies mais populares que são prejudiciais a cães e gatos, vale citar a babosa e o copo-de-leite. A barreira física também vale para aquelas plantas com espinhos, como os cactos e as roseiras.

Jardim a favor do bicho

Assim como existem plantas que devem ser mantidas fora do alcance dos seus animais, há aquelas que podem ser aliadas na construção e no desenvolvimento de uma relação saudável entre os bichos e o jardim — com certeza, elas são um bom investimento.

Quem tem espaço no quintal, por exemplo, pode apostar em uma área gramada. Gatos e cachorros adoram lugares verdes e planos, ou seja, será diversão garantida para eles. Da mesma forma, isso criará um ambiente mais fresco para os seus animais, como um refúgio nos dias de verão, o que também pode evitar que eles cavem buracos em busca de frescor.

Sabendo que eles gostam de comer plantas, vale investir naquelas que são comestíveis e até benéficas. Um bom exemplo é a erva de gato. Além de belas e cheirosas, a valeriana, como a planta também é conhecida, é um poderoso calmante. Quando consumida pelos bichos, ela tem um efeito positivo.

Também existem aquelas plantas que os animais não gostam de comer, mas que são benéficas de outra maneira. A citronela é uma delas. Dificilmente, gatos e cachorros vão tentar ingeri-la, mas por ser um repelente natural, ela contribui com a redução de pulgas, carrapatos e mosquitos, o que ajuda tanto o animal, quanto toda a sua família.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Shopee