Confira cursos grátis para aprender sobre finanças pessoais

Muitas pessoas que estão em home office têm tido dificuldade para saber o que fazer nas suas horas de sossego, uma vez que a vida social está comprometida pelo novo coronavírus e ainda não é seguro se aglomerar. Que tal aproveitar o tempo vago para investir em um curso mercado financeiro?

 Trata-se de uma matéria interessante para quem deseja começar a investir, deseja fugir da poupança e apostar em negócios mais vantajosos ou simplesmente para quem quer entender melhor como funciona esse grande mercado, que movimenta e envolve tantas pessoas e companhias.

 Para além disso, vale também acompanhar os conteúdos gratuitos sobre finanças pessoais que alguns influencers e especialistas têm disponibilizado na internet. Ter o controle do próprio dinheiro faz toda a diferença.

 Abaixo, confira uma lista de cursos gratuitos para aprender mais sobre como guardar e manusear o seu dinheiro. 

Cursos para aprender sobre finanças pessoais

Se você tem dificuldade para lidar com as finanças pessoais e fechar as contas no fim do mês, vale participar dos cursos gratuitos oferecidos pelo site oficial do Banco Central do Brasil (sim!).

 Em sua página, o Bacem disponibiliza dois cursos: Gestão de Finanças Pessoais (GFP) e Formação de Multiplicadores da Série "Eu e Meu Dinheiro".

 O GFP é indicado para pessoas que querem adquirir informações e ferramentas para gerir as suas finanças pessoais. Todo o conteúdo é apresentado por meio de vídeos, que abordam de forma simplificada conceitos do mercado financeiro e do cotidiano de todos.

 Segundo o site, o curso conta com os seguintes módulos:

     Nossa relação com o dinheiro;

     Orçamento pessoal ou familiar;

     Crédito e endividamento;

     Consumo planejado e consciente;

     Poupança e investimento;

     Prevenção e proteção;

     Consumindo serviços financeiros.

O segundo curso, Formação de Multiplicadores da Série "Eu e Meu Dinheiro", tem como objetivo capacitar pessoas para conduzir grupos de discussão sobre a série "Eu e meu dinheiro", criada pelo Banco Central.

A série conta com cinco vídeos onde, de forma inteligente e por meio de estórias ficcionais, são discutidos conceitos como:

     Uso de crédito;

     Orçamento familiar;

     A importância de poupar;

     Riscos e imprevistos;

     Consumo consciente;

     Necessidades e desejos.

As pessoas que finalizarem o curso, que tem 10 horas de duração, receberão um certificado de multiplicadores da série.

Outros cursos gratuitos sobre finanças pessoais estão disponíveis abaixo.

Cursos da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

O portal FGV Online, em parceria com a Open Education Global (OEG), disponibiliza uma série de cursos e materiais didáticos gratuitos na internet.

 Entre as opções disponíveis, podemos citar:

     Análise introdutória de crédito e risco de crédito, com 5h de duração;

     Como organizar o orçamento familiar, com 12h de duração;

     Como planejar a aposentadoria, com 10h de duração;

     Conceitos básicos de matemática financeira, com 5h de duração;

     Introdução a finanças: sistema financeiro e geração de valor, com 5h de duração;

     Como Gastar Conscientemente, com 8h de duração;

     Fundamentos de Finanças, com 5h de duração;

     Como fazer investimentos 1, com 12h de duração, e Como fazer investimentos 2, com 8h de duração.

Cursos do Tesouro Direto

O Tesouro Direto é um Programa do Tesouro Nacional que, desenvolvimento em parceria com a B3, disponibiliza a venda de títulos públicos federais para pessoas físicas, em ambiente 100% digital.

O Programa permite aplicações a partir de R$30,00, o que costuma chamar a atenção das pessoas, em especial daquelas que querem investir, mas têm receio de perder dinheiro.

No site oficial do Tesouro Direto, é possível fazer três módulos de um curso específico, voltado para pessoas que conhecem o básico do Programa e para quem ainda não o conhece.

Para baixar todo o conteúdo dos três módulos, basta acessar o site do TD e solicitar o download dos pdfs disponibilizados.

Senai-SP

Além de oferecer cursos presenciais, workshops e programas culturais diversos - muitas vezes por preços muito enxutos ou de forma totalmente gratuita -, o Senai-SP oferece, em seu site oficial, um curso inteligente de finanças pessoais.

Chamado de "Competência transversal - finanças pessoais", o curso tem 14h de duração e pode ser realizado dentro do período de 21 dias a partir da data de inscrição.

Para fazer o curso, o aluno deve ter, no mínimo, 14 anos de idade e ter completado a 6ª série do Nível Fundamental. Para além disso, é preciso dispor de e-mail pessoal e, claro, de conexão estável à internet. 

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Shopee