Exercícios para fazer em casa durante o isolamento social
A medida preventiva, adotada durante a quarentena para combater o contágio do novo coronavírus, não te impede de continuar praticando exercícios físicos

Com o surto do COVID-19, o isolamento social, como forma de combate ao avanço da doença, se tornou uma realidade no Brasil. De acordo com dados da empresa de software In Loco, 60% dos brasileiros adotaram a medida. Assim, três a cada cinco pessoas passaram a trabalhar de casa, saindo apenas para atividades essenciais.

Se você está fazendo sua parte e aderindo ao distanciamento social, confira essas dicas de exercícios que não irão apenas te ajudar a manter sua saúde física, como também promoverão uma sensação de bem-estar e disposição mental para encarar esse cenário.

Meditação 

A meditação gera mais tranquilidade e concentração no nosso dia a dia. Para meditar, encontre o melhor lugar da sua casa, o mais confortável, arrumado e silencioso. Se puder, acenda incensos e deixe uma planta próxima.

Sente-se na melhor posição e onde se sentir confortável, e comece a respirar pelo diafragma. A técnica de respiração da meditação é facilmente explicada em vídeos e a duração da sessão pode ficar a seu critério. Se você nunca meditou, comece aos poucos, com cinco minutinhos por dia, em pouco tempo você já vai notar a diferença! 

Yoga 

A yoga trabalha bastante com a respiração por isso, gera um sentimento de tranquilidade. Ademais, as posições da yoga deixam a musculação mais forte, melhoram a flexibilidade, postura e imunidade, auxiliam no processo de emagrecimento, previne dores nas articulações e promove a saúde dos ossos.

A yoga pode, sim, ser praticada em casa, por conta própria, e existem aplicativos e videoaulas, feitos por professores da técnica, para te ajudar. Se você não possuir um tapete próprio para o exercício, pode improvisar com um colchão estreito, pedaço de EVA ou até mesmo cobertores.

Dança 

A dança é uma ótima opção para quem gosta de se mexer e precisa de um pouco mais de ação do que a prática de yoga, por exemplo. Você só precisa escolher seu estilo favorito, pesquisar videoaulas na Internet e pronto! O tempo passará mais rápido, você vai manter seu corpo em movimento e, de quebra, se divertir.

Além disso, dançar melhora a autoestima, combate a depressão e pode ser praticada por pessoas de qualquer idade. Se você quer perder peso, danças como Hip Hop, Zumba e Walk Dance são as mais indicadas.

Prancha 

A prancha isométrica é um dos exercícios mais completos e simples de ser praticado. Você pode fazer em qualquer lugar da sua casa e sem nenhum acessório. Dentre os benefícios da prancha estão: fortalecimento do corpo, melhora da postura e, assim como todos os exercícios físicos, a sensação de bem-estar. 

Para fazer a prancha, basta apoiar as pontas dos pés no chão,  com seu tronco e quadril sem tocá-lo, de barriga para baixo, apoiando o peso nos antebraços. Você pode praticar a prancha todos os dias e o tempo que você aguenta ficar na posição vai depender muito da sua disposição, mas a tendência é que ela aumente aos poucos.

Corda

Pular corda é uma atividade barata e simples que fornece uma série de benefícios para sua saúde, como perda de peso, fortalecimento da musculatura dos glúteos e pernas, e aprimoramento do condicionamento físico como um todo. 

Você mesmo pode improvisar uma corda na sua casa com algum material leve. Só não se esqueça, também, de usar uma roupa adequada e tênis, para proteger os joelhos. 

Agachamento

O agachamento fortalece a musculatura das pernas e glúteos e é considerado uma das atividades físicas mais completas que existem. Essa repetição de movimentos melhora a capacidade respiratória e fornece benefícios para a saúde do coração. 

Para fazer o agachamento, basta flexionar os joelhos e quadril, como se fosse se sentar em uma cadeira, e se levantar sem apoio. Não se esqueça de inspirar o ar, ao flexionar os joelhos, e expirá-lo quando for se levantar.

Fique de olho na alimentação

A gente sabe que obedecer ao isolamento social pode causar uma série de consequências na nossa saúde, afinal, nossa rotina mudou quase que totalmente. Por isso, pode acontecer de você ficar ansioso ou deprimido e descontar esses sentimos nos alimentos. 

Não tem problema comer comida industrializada como uma forma de se sentir bem, o perigo é o excesso e quando somente esse tipo de alimento faz parte da sua dieta. Por isso, além de manter todas as refeições que você já costumava ter antes do novo coronavírus, procure  ingerir alimentos saudáveis. 

Comer frutas, legumes e beber bastante água ajuda não apenas a evitar a obesidade, como tem um impacto significativo na melhora da sua imunidade, energia e bem-estar. 

Use a Internet a seu favor 

É comum nos deixarmos levar pela situação atual que estamos vivendo e cair no desânimo e sedentarismo, quando tudo o que fazemos depois de trabalhar é ligar aquele serviço de streaming e mexer no smartphone. Mas a Internet não pode ser uma prisão: use a praticidade dela para te ajudar a passar por esse momento da melhor forma possível.

Hoje em dia, existem canais no Youtube e aplicativos próprios para praticar atividades físicas e meditações guiadas por profissionais. Assim, você tem um incentivo extra e a certeza de que está fazendo tudo do jeito certo. 
Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee