Confira as franquias que mais marcaram a indústria cinematográfica ao longo das décadas e saiba como tiveram sucesso!

Não há nada tão relaxante quanto sentar no sofá de casa e assistir a um bom filme, não é mesmo? E quando há uma sequência repleta deles para maratonar como se fosse uma série? Melhor ainda! Isso é o que chamamos de saga, uma narrativa composta por várias partes.

Ao longo da história do Cinema, é possível perceber que as sequências sempre existiram e, hoje, a tendência maior é de que os filmes contenham continuações. Esse é o caso do universo cinematográfico da Marvel, conhecido como MCU, composto por nada menos que 23 filmes, arrecadando mais de 20 bilhões de dólares pelo mundo. Confira esse e outros exemplos a seguir!

Star Wars

É possível dizer que Star Wars seja, provavelmente, a saga de maior sucesso da história do Cinema. Tendo seu primeiro filme lançado em 1977, o longa-metragem dirigido por George Lucas salvou sua distribuidora, a Lucasfim, da falência. Na época, levou tantas pessoas ao cinema que se tornou a maior bilheteria de todos os tempos e um dos primeiros blockbusters da nova era da sétima arte.

Uma curiosidade é que a saga começou às avessas. Por ter sido foi gravada em trilogias individuais — que seguem a jornada de Luke Skywalker e a transformação de Anakin em Darth Vader —, então Uma Nova Esperança, O império Contra-Ataca e O Retorno do Jedi, foram lançados em sequência, apesar de representarem, respectivamente, o quarto, o quinto e o sexto episódio da saga. Já A Ameaça Fantasma, Ataque dos Clones e A Vingança dos Sith, representam os primeiros três episódios da saga, mesmo tendo sido gravados em somente a partir de 1999.

Indiana Jones

Impossível não recordar da música tema e de Harrison Ford interpretando o arqueólogo com estirpe de herói trajando seu famoso chicote. Foram quatro filmes — Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida, Indiana Jones e o Templo da Perdição, Indiana Jones e a Última Cruzada e Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal — lançados na franquia criada graças à parceria entre George Lucas e Steven Spielberg.

Seus filmes, assim como os de Star Wars, figuram entre os maiores blockbusters da história do cinema e produziram cenas icônicas, que jamais serão esquecidas, como a que o protagonista foge de uma imensa pedra no formato de esfera em um templo, correndo por sua vida.

Senhor dos Anéis

A representante da lista mais vitoriosa no Oscar foi indicada a 30 estatuetas e ganhou incríveis 17. Foi 8 anos gravando seus 3 filmes em locações belíssimas na Nova Zelândia, criando um visual único na fotografia e garantindo uma padronização entre eles. A saga teve incrível sucesso econômico, gerado pela venda de ingressos ao público e, ao mesmo tempo, reconhecimento da crítica, algo raro hoje em dia.

Em 2012, Peter Jackson resolveu adaptar mais um livro de J. R. R. Tolkien, criando outra trilogia, desta vez com O Hobbit, cuja história antecede os acontecimentos de O Senhor dos Anéis. O sucesso não foi o mesmo dos filmes antecessores, mas agradou aos fãs.

James Bond

A frase “Bond, James Bond” é certamente uma das mais famosas do Cinema. Entoada centenas de vezes pelo agente britânico, esteve presente em todos os 24 filmes da saga e, provavelmente, também estará em 007: Sem Tempo Para Morrer, que teve sua estreia adiada pelo COVID-19.

Existente desde 1962 nos cinemas, James Bond já foi vivido por seis diferentes atores: Sean Connery (1962-1967 e 1971), George Lazenby (1969), Roger Moore (1973-1985), Timothy Dalton (1987-1989), Pierce Brosnan (1995-2002) e Daniel Craig (desde 2006), o atual intérprete.

O curioso é que a franquia mudou muito ao longo do tempo, tendo filmes que variam seu estilo drasticamente, desde “pastelões” até os mais sérios, como o 007: Operação Skyfall, produzido em 2012.

Outro ponto que chama a atenção para a saga é a abertura dos longas, sempre caracterizadas por um excelente visual acompanhado de uma música escolhida a dedo para cada filme.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Shopee