Fortes e Unidos Somos Melhores!
Seja Hoje Diferente:


Novas tecnologias devem revolucionar o formato de aprendizado dos estudantes

A transformação digital está em pleno vapor pelo mundo. O uso de tecnologias inteligentes está mudando a forma como os nossos filhos vão estudar no futuro. Muitas ferramentas podem otimizar o aprendizado e maximizar a produtividade, tornando o ambiente mais agradável para os alunos. 

Segundo um estudo da consultoria McKinsey & Company, cerca de 14% dos trabalhadores, ou seja, 375 milhões de pessoas, terão de mudar de profissão ou função em suas carreiras com o passar do tempo. 

E as tecnologias do futuro no meio da educação podem ser responsáveis por promover essa mudança. O Brasil ainda enfrenta muitos problemas para qualificar seus profissionais, e novos métodos no meio educacional podem ajudar a solucionar esse problema. 

Confira abaixo as cinco principais tendências da educação do futuro:

Big Data 

Armazenar um grande volume de dados ficou muito mais fácil com um big data. Atualmente, qualquer provedor de e-mail oferece opções robustas de armazenamento na nuvem, por exemplo. 

No meio educacional, o big data deve ser responsável pelo armazenamento e tratamento de dados. Com essa tecnologia, será possível estruturar as informações, fazendo com que a escola tenha respostas mais rápidas para lidar com os processos educacionais, buscando um maior desenvolvimento dos alunos. 

O professor, o diretor, o aluno e até mesmo os pais podem acompanhar o desenvolvimento de uma turma e suas notas. Assim, é possível organizar planos de estudos e reforçar as matérias necessárias para que todos alcancem bons resultados. 

Realidade virtual e realidade aumentada

Outras tecnologias que estarão cada vez mais presentes na sala de aula são a realidade virtual e a realidade aumentada. Ambas focam em mostrar um novo mundo, promovendo uma imersão em outro contexto. 

Esses recursos podem entrar no meio da educação por meio da gamificação. Essas técnicas podem ser usadas para exemplificar algumas matérias importantes. 

Bring your own device

Essa frase em português significa “traga o seu próprio dispositivo”. A intenção é que os estudantes levem à escola seus próprios dispositivos pessoais, aparelhos como smartphones, tablets e notebooks. 

Como a maioria dos alunos possuem seus próprios dispositivos, eles se sentem mais seguros e confortáveis para desenvolver o seu trabalho. Os estudantes já possuem intimidade com seus próprios aparelhos e isso pode facilitar o ensino. Além disso, eles podem utilizar aplicativos focados no desenvolvimento educacional.

Robótica 

A robótica tem a capacidade de mudar a forma de aprendizado. Aulas com essa tecnologia podem transformar os alunos em protagonistas, ajudando-os a resolver os problemas e aprender mais sobre uma matéria. 

Os robôs podem ajudar os estudantes a se desenvolverem mais rápido, estimulando a sua criatividade. A automação é uma maneira de aumentar a produtividade e a desenvolver o aprendizado com mais eficiência. 

Inteligência artificial 

A inteligência artificial é uma tecnologia capaz de conectar pessoas e objetos. Em uma plataforma otimizada pela inteligência artificial, o aluno pode acompanhar a sua evolução, buscando focar em atividades nas quais ele tenha dificuldade para entender. 

O recurso também pode ser usado para aprimorar as habilidades de destaque dos estudantes. Contudo, professores precisam se qualificar para operar essas ferramentas com sucesso. 

Como vimos, a educação é um dos setores que devem sofrer diversas mudanças. Além disso, essa área é fundamental na quarta revolução industrial, uma vez que somente a educação pode gerar trabalhadores qualificados para assumir as profissões do futuro. 

Um dos principais empecilhos para a implementação da indústria 4.0 é justamente a falta de mão de obra qualificada para assumir novas demandas no mercado. O futuro espera uma educação tecnológica e de alta qualidade. 

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee