Fortes e Unidos Somos Melhores!
Seja Hoje Diferente:


Aplicativo conecta restaurantes e outras empresas a pessoas e organizações que precisam de comida

Em um mundo com tanta disparidade social, muitas pessoas não conseguem ter uma alimentação digna em seu dia a dia. Segundo a ONU, mais de 795 milhões de pessoas passam fome ao redor do globo. Iniciativas como o Comida Invisível surgiram para nos ensinar a como lidar com alimentos e evitar o desperdício. 

Os dados relacionados ao desperdício de comida são alarmantes. A Fundação das Organizações das Nações Unidas para a Alimentação (FAO) estipula que cerca de 13 milhões de brasileiros passam fome no país. 

Enquanto muitas pessoas não possuem sequer uma alimentação básica, um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostrou que o brasileiro desperdiça, em média, 41,6 quilos de comida por ano. Isso coloca o Brasil no TOP 10 dos países que mais desperdiçam alimentos no mundo. 

O que é o Comida Invisível? 

O Comida Invisível é uma iniciativa social que possui o objetivo de conectar pessoas e empresas para promover a doações de alimentos e evitar o desperdício de comida. 

O serviço possui um aplicativo para Android, o qual conecta restaurantes, bares, hotéis, mercados e afins à ONGs, projetos sociais e pessoas físicas que necessitam de comida. A ferramenta possui recurso de geolocalização, assim é possível aproximar doadores de quem realmente precisa. 

A iniciativa foi criada pela advogada Daniela Leite, o jornalista Sergio Ignácio e a publicitária Flávia Vendramin. 

Como funciona o Comida Invisível? 

A utilização do aplicativo é bem simples e intuitiva. Os interessados em fazer doações devem se cadastrar no Comida Invisível. Após o cadastro, é possível informar quais são as comidas que serão doadas, bem como a indicação da validade, data de produção e a forma de entrega. 

Com o cadastro, a doação fica visível para todas as instituições e pessoas físicas participantes da plataforma. Assim, basta aceitar o recebimento e combinar com o doador como será feita a entrega ou a retirada. 

No aplicativo, os participantes assinam um termo de responsabilidade e participam de um treinamento online sobre o armazenamento e a preparação de alimentos, conforme as normas da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). 

Qual é a importância da doação de alimentos? 

O ato de doar alimentos é uma contribuição efetiva para melhorar os parâmetros de igualdade da sociedade. Ajudar as pessoas que mais precisam a suprir necessidades básicas, como se alimentar, é fundamental para a construção de uma sociedade mais igualitária e justa. 

A doação de alimentos deveria ser uma prática comum entre os brasileiros. Em um país com tantos habitantes, o compartilhamento de comida é uma maneira de ajudar outros compatriotas a sobreviverem com dignidade. Além disso, há inúmeros benefícios em participar de iniciativas como o Comida Invisível, por exemplo:

Evitar o desperdício 

Doar comida através do aplicativo ou mesmo diretamente é uma forma de evitar o desperdício de alimentos. A maioria pode ser doado em perfeitas condições para serem consumidos por outras pessoas; então, por que jogar fora? 

É entendível que você não queira comer ou que tenha sobrado comida, mas é preciso mudar o ato de simplesmente jogar alimentos fora. A doação é benéfica para a sociedade como um todo, evitando o desperdício e suprindo necessidades de outras pessoas. 

Melhorar a organização 

Ao doar alimentos, você consegue melhorar a organização de sua cozinha. Principalmente se você possui um restaurante, um bar, um hotel ou uma pousada, por exemplo, onde você lida com muita comida diariamente. 

Então, realizar a doação de alimentos é uma maneira de organizar a sua cozinha. Assim, você consegue ter uma noção real do quanto de comida você utiliza e do quanto sobra, evitando desperdícios e otimizando a sua organização, para manter alimentos dentro da validade e em bom estado para consumo. 

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Shopee