Reprodução Divulgação
O cão de serviço é um grande protetor e auxiliar de pessoas com mobilidade reduzida e até mesmo de portadores de deficiências. Pois as conturbadas ruas das grandes cidades podem ser sinônimo de desafio diário para essas pessoas.
A configuração do ambiente urbano, na maioria das vezes, não é adequada para quem utiliza de cadeiras de rodas, por exemplo. Assim, tarefas simples como: andar de metrô, pegar ônibus ou transitar em ruas são um verdadeiro transtorno.
Diante desse cenário, os cães de serviço são essenciais para essas pessoas, pois as auxiliam nas tarefas diárias proporcionando sua independência. Além disso, são amorosos e fiéis aos seus donos.
Modalidades de cães de serviço
Os cães de serviço são divididos em diferentes modalidades e treinados conforme a necessidade de seu dono. Alguns exemplos são:
Cão de serviço para autistas
São treinados para ajudar pessoas com autismo. O autismo é uma síndrome que afeta as relações sociais da pessoa, tais como a comunicação e interação. Locais com muito barulho ou muita gente podem desencadear uma crise de ansiedade em quem possui tal traço de saúde.
Nesse sentido, os cães de serviço podem auxiliar na diminuição da ansiedade. É comum que os cães sejam treinados para deitarem em cima de seus donos, quando estes estiverem se sentido inseguros ou com medo.
Além disso, também são capazes de avisar pessoas próximas quando seu dono estiver precisando de ajuda.
Cão de serviço para diabéticos
Tais cães são treinados para reconhecerem quando há variação do índice glicêmico por meio do olfato, ou seja, os cães sentem um cheiro diferente quando seus donos estiverem necessitando de aplicações de insulina.
Assim como os assistentes da modalidade anterior, tais cães sabem avisar pessoas próximas sobre a saúde do seu dono se este estiver em perigo.
Cão de serviço para cadeirantes
São treinados para ajudar na mobilidade de seus donos, ou seja, os ajudam a transitar pelo ambiente urbano com maior facilidade.
Executam certas tarefas que seus donos teriam maior dificuldade, tais como: trazer objetos, abrir e fechar portas ou chamar o elevador.
Cão de serviço psiquiátrico
Bastante similar ao cão para autistas, pois também auxilia pessoas que estão passando por crises somáticas, ataques de pânico e outros transtornos.
Cão de serviço militar
São pouco conhecidos nessa função. Os cães de serviço militar auxiliam soldados ou ex-militares de guerra a superarem algum tipo de trauma que passaram nos combates militares.
Legislação
Atualmente, a legislação brasileira é escassa sobre os cães de serviço. A lei em vigor é a 11.126/2005, que regulamenta o direito da pessoa com deficiência visual de ingressar e permanecer em ambientes, públicos ou privados, acompanhado de seu cão-guia.
Percebe-se que a legislação atual apenas abrange os cães de pessoas com deficiência visual.
No entanto, já tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 10.286/18 que visa assegurar o direito de todas as pessoas com deficiência de ingressarem e permanecerem em estabelecimentos com seus cães de serviço — tanto locais abertos quanto fechados.
Treinamento
O treinamento de um cachorro para esse tipo de tarefa demanda tempo e muita dedicação. Cada treino leva em consideração as características, temperamento de cada raça, energia, foco e dedicação para aprendizagem.
Além disso, a escolha da raça do cão se baseia no serviço que ele vai prestar, isto é, as raças se ajustam diferentemente aos diversos tipos de treinamentos — que se especificam em diferentes atendimentos.
Principais raças de cães de serviço
Não são todas as raças que possuem aptidão para serem cães de serviço. Certo é que algumas são mais aptas do que outras a realizarem determinadas tarefas, seja por serem mais obedientes, mais fáceis de serem treinadas ou por terem uma maior capacidade de aprender.
O Labrador Retriver, por exemplo, é a raça mais escolhida entre os cachorros. Isso porque são extremamente inteligentes e ágeis. O Pastor-Alemão e o Border Collie também estão entre as raças favoritas para prestar esse tipo de auxílio, pois aprendem com muita rapidez e executam suas tarefas com maestria.
Os cães de serviço são notadamente responsáveis por ajudar na inclusão de pessoas com menor mobilidade física e portadoras de diferentes deficiências.
Atualmente, muitas ONGs e empresas se dedicam a treinar tais cachorros e doá-los para pessoas que necessitam. Assim, certo é que os cães de serviço possuem função essencial para dar uma vida com mais dignidade a pessoas com deficiência.