Encontro Brasileiro de Mulheres Viajantes aborda cenário do turismo, traz histórias de empoderamento e terá homenagem a Glória Maria

Com o constante aumento no número de mulheres viajando, ganham força os debates relacionados aos rumos desse nicho. Pioneiro no país, o “Encontro Brasileiro de Mulheres Viajantes” chega a sua quarta edição trazendo histórias de protagonismo feminino, informações e discussões sobre viagens, além de dicas para quem quer começar a trabalhar na área.

No palco, palestrantes com diferentes motivações contarão suas experiências de como as viagens transformaram suas vidas. Entre os temas, dicas de planejamento e economia para quem quer começar a viajar sozinha, discussões sobre segurança, viagens de voluntariado, sobrevivência na selva, além de debates relevantes como o apagamento da história e cultura negra no turismo.

A jornalista e turismóloga Gilsimara Caresia, idealizadora do evento, atuou por 20 anos no mercado financeiro, mas deixou o cargo de concursada para iniciar um projeto de turismo para mulheres, hoje soma mais de 100 países viajados e prêmios por suas iniciativas. Para ela, o evento tem como objetivo incentivar mulheres a ocuparem o seu espaço: “a mulher é uma força motriz do turismo, seja como viajante ou como profissional. Estudos mostram que no Brasil a maioria dos trabalhadores e estudantes do setor são mulheres, mas a minoria está em cargo de liderança e há déficit salarial em relação aos homens (*)”.

Desde o primeiro encontro em 2019, mais de 70 brasileiras palestraram no Encontro. A grande maioria delas, com exemplos incríveis de vida e coragem, mas que antes não encontravam um palco para expor suas histórias e ideias. O Encontro Brasileiro de Mulheres Viajantes propõe-se a esse papel: dar voz e destaque às viajantes brasileiras, que através de seus exemplos e conhecimento, incentivam outras mulheres.

A edição de 2023 do Encontro Brasileiro de Mulheres Viajantes será realizada em 11 de março, no Teatro Santo Agostinho, localizado no bairro do Paraíso, em São Paulo. O evento fará uma homenagem in memoriam à jornalista Glória Maria, expoente de mulher negra que desbravou o mundo e quebrou paradigmas dando voz e vez a tantas outras que vieram na sua sequência.

(*) - Estudo citado de desigualdade de gênero no turismo: https://rbtur.org.br/rbtur/article/view/2494/1506

Serviço:

Encontro Brasileiro de Mulheres Viajantes 2023 (@encontromulheresviajantes)

Dia 11 de Março, a partir das 9h00

Local: Teatro Santo Agostinho - Rua Apeninos, 118 - Paraíso - São Paulo / SP

Inscrições e Informações: https://www.encontromulheresviajantes.com.br/

Mais fotos de eventos anteriores (em alta): https://photos.app.goo.gl/DSdyHnXR98SyCqee8

Sobre a idealizadora do Encontro:

Gilsimara Caresia (@girlsgo) é Jornalista, Turismóloga, com pós em Economia pela FGV e mestranda em Turismo pela USP. Após quase duas décadas atuando no mercado financeiro, deixou seu posto de concursada para um sabático de volta ao mundo, onde viajou sozinha por dois anos por todos continentes. Atualmente soma mais de mais de 100 países viajados. Empreendedora da área de Turismo, criou uma das primeiras agências de turismo do país exclusivamente voltada a grupo de mulheres e o maior evento no segmento de mulheres e viagens: Encontro Brasileiro de Mulheres Viajantes.

Iniciou o que hoje é a maior comunidade de mulheres viajantes do Brasil no Facebook, comunidade esta que recentemente foi eleita pelo Facebook Global como umas das 100 comunidades mais representativas do mundo, recebendo aceleração e investimento por eles. Palestrante, já esteve duas vezes no palco do TEDX e em razão das suas iniciativas, em 2019, foi finalista do Prêmio Nacional do Turismo, do Ministério do Turismo.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee