Estabelecer prioridades e manter um equilíbrio entre economizar a todo custo e comprar materiais de qualidade são algumas maneiras de garantir o sucesso da obra

Reformas podem se tornar uma dor de cabeça e para evitar isso é importante ter um acompanhamento da obra sob vários aspectos. Buscar por orientação de profissionais pode garantir que o projeto seja finalizado com sucesso sem estourar o orçamento, já que não manter um controle das despesas, por exemplo, pode implicar em inconveniências como atrasos, desperdício de materiais, dinheiro, tempo e entre outros. 

Fazer o controle de custos de uma obra é assunto sério. Pensando nisso, o habitissimo, plataforma especializada em serviços de médias e grandes reformas, pensou em algumas dicas para facilitar a vida de quem pretende reformar. Confira: 

Estabeleça um orçamento e prioridades

Construir ou reformar exige foco em relação às necessidades e orçamento também. Se a prioridade é um piso novo, essa deve ter total atenção. Independente da reforma, é importante ter claro qual o orçamento disponível e, a partir disso, criar uma lista do que será necessário, sem deixar de lado a mão de obra e o material de construção. 

Contratação dos profissionais certos

Algumas pessoas acham que contratar arquiteto ou engenheiro é um desperdício de dinheiro, quando na verdade é um investimento na obra. Algumas reformas só podem ser realizadas mediante laudos e licenças que somente são emitidos com o acompanhamento de um profissional licenciado pelos órgãos competentes. Portanto, não contratar um desses profissionais logo no início da reforma pode significar retrabalho e mais dinheiro. 

Além disso, arquitetos e engenheiros têm conhecimento e experiência para auxiliar nas melhores escolhas, seja sobre materiais, ideias e até mão de obra. Isso pode significar uma economia total da obra, já que é possível evitar desperdícios, retrabalhos e atrasos.  

Comparação de orçamentos

Algumas lojas oferecem descontos maiores ao comprar uma grande quantia de materiais, por isso é essencial comparar os preços. Além disso, as lojas podem ainda ter uma sessão de ofertas diferente, além de outras vantagens e benefícios. 

Economizar a todo custo pode ser uma armadilha

Ao reformar é importante ter em mente o orçamento, porém isso não significa sempre economizar. A verdade é que às vezes um material mais barato não vai trazer a qualidade necessária e isso pode significar um custo maior, já que em um curto período, provavelmente, exigirá reparação ou até troca dos materiais. Além disso, é bom avaliar se aquele material mais sofisticado é realmente necessário, porque um piso pode ser bonito, mas escorregadio dependendo do ambiente. Da mesma forma é bom estar atento na hora de escolher os profissionais, porque nem sempre um preço baixo significa qualidade. 

Algumas dicas podem facilitar o controle de gastos, porém mesmo contratando profissionais excelentes é importante estar atento ao que acontece na obra. Verificar se o que está sendo realizado é o que foi acordado em contrato é outra boa orientação para evitar frustrações futuras, além de ser uma maneira de garantir o sucesso da reforma.

Sobre habitissimo

Criado em 2009, na Espanha, o marketplace habitissimo é uma solução online para conectar quem busca a quem oferece serviços nas áreas da construção civil. Profissionais do setor tornam-se parceiros da plataforma e têm acesso às solicitações de orçamentos de possíveis clientes, além de contar com um ambiente digital com diversas funcionalidades. Em 2021, a operação brasileira do habitissimo foi adquirida pela Juntos Somos Mais, startup de tecnologia voltada à construção civil e fruto de uma joint venture entre Votorantim Cimentos, Gerdau e Tigre. 

Postagem Anterior Próxima Postagem

Compartilhe nas redes sociais e apoie ou retribua

Todos os nossos artigos são exclusivos é proibida a reprodução total ou parcial dos mesmos sem a indicação da fonte SHD: Sejahojediferente.com